terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Organização do Armário Despenseiro

Tenho sorte em ter uma casa com imensa arrumação. Há armários nos quartos, no hall de entrada e ainda na cozinha, já para não falar na despensa.
Há uns tempos recebi um e-mail a perguntar como arrumava a minha despensa. Apesar de tudo estar devidamente arrumado, não é daquelas despensas - neste caso armário despenseiro - onde há recipientes todos iguais e milimetricamente organizados!
Tenho demasiadas coisas para essa solução se tornar viável. No entanto, tenho algumas dicas que podem ser úteis no momento de arrumar as mercearias.
Reutilizo frascos de vidro grandes para colocar as farinhas, arroz, açúcar, massas e todos os artigos cujas embalagens já tenham sido abertas. Depois é só colar uma etiqueta que identifique o conteudo. Se os produtos ainda não tiverem sido abertos, guardo a embalagem intacta no armário, passando-a apenas para os frascos quando a abrir. As bolachas depois de abertas são guardadas em latas para se manterem crocantes. Guardo também outras pequenas coisas nas latas como sal aromatizado, algumas especiarias como as malaguetas secas, e também pacotinhos de açúcar.
Tenho as prateleiras divididas: Numa estão os produtos para pastelaria/padaria como as farinhas, açúcar, frutos secos, cacau, chocolate, gelatinas... e alguns enlatados.
Noutra prateleira estão as massas, arroz, leguminosas secas, couscous - os produtos que complementam as refeições. Existe ainda uma prateleira com chás, cafés, óleo, azeite, tostas, sumos, água das pedras e latas com produtos diversos.
Tenho tambem prateleiras reservadas para as diversas máquinas como a do pão, o grelhador electrico, a batedeira fixa, a iogurteira. E outras para tabuleiros, rechaud, frascos vazios para reutilizar, panelas grandes para as compotas, panela de pressão.
O armário tem ainda gavetas que utilizo para guardas individuais e guardanapos, pegas, toalhas e panos de cozinha. Os restantes artigos como as batatas e cebolas, guardo na despensa (que é ao lado da cozinha), assim como os guardanapos de papel e o rolo de cozinha e o leite.

A reutilização dos frascos é uma optima maneira de guardar os produto mantendo as suas propriedades, e a mesmo tempo permite que tudo se mantenha limpo e arrumado mais facilmente. Alem de ser uma solução bastante prática é também económica e ecológica.

terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Etiquetas para Compotas (e outras coisas!)


Finalmente dediquei-me a fazer as minhas proprias etiquetas no Microsoft Publisher. E fiquei viciada. É super simples de trabalhar, (optimo para quem não é uma grande entendida nestas coisas) e mesmo para a primeira vez a mexer com o programa consegui fazer umas etiquetas bem engraçadas.Só é preciso colocar a imaginação a trabalhar!
Esperimentem e façam também as vossas etiquetas personalizadas!

sábado, 18 de Setembro de 2010

Mimos para oferecer!

Das muitas compotas que repousam na minha despensa, algumas já foram oferecidas!
Como este frasquinho de compota de tomate que levei à minha prima A, como mimo de aniversário, ou como outro que o M. levou para o nosso amigo NF.
Gestos simples, mas com um pouco de nós.

quarta-feira, 15 de Setembro de 2010

Mais aproveitamentos.. Molho de Tomate Caseiro

O tomate continua a chegar aqui. Muito e bem maduro.
Depois das compotas, do tomate congelado, da polpa de tomate, desta vez foi altura de preparar molho de tomate caseiro, que depois foi congelado em caixinhas devidamente identificadas.
Assim está pronto a usar para pizzas, bolonhesas ou molhos diversos!

segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

Mais reutilizações para latas de conservas

Como já aqui disse muitas vezes, cá em casa tudo é reciclado ou reaproveitado para outros usos. As latas são, tal como os frascos de vidro os mais reutilizados para outros usos.
Para além de gostei de guardar as latas para depois fazer embalagens para bolachas e biscoitos, como já explicado aqui, elas são também excelentes recipientes para guardar as mais variadas coisas.
Na cozinha, são ideais para ter perto do fogão e sempre à mão os mais variados utensilios de cozinha, ou as ervas aromáticas frescas que usamos para cozinhar, ou ainda com pequenas coisas que gostamos de ter à mão como molas para fechar sacos de congelação ou fósforos.
No escritório são excelentes para guardar lápis, canetas, clips, agrafos, tesouras, e outros materiais.
Decoradas com papel ou tecidos para um visual mais cuidado, ou assim ao natural para um visual mais "industrial" (que resulta bem nas cozinhas) têm inúmeras utilizações, são uma optima maneira de reutilizar desperdícios e são recipientes quase gartuitos.
Tenham atenção para os bordos das latas não serem cortantes, problema  resolvido se  usarem um abre latas electrico ou se usarem latas de abertura fácil!

sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

Saldos de Verão 2010 e as compras uteis!

Os saldos já estão quase a acabar e cá em casa  fizeram-se algumas compras!
Aproveitei para comprar mais uns cestos para os cabazes de natal na Zara Home - mas não comprei muitos pois já tinha comprado nos saldos de inverno e este ano tenho outra ideia, para não ser sempre a mesma coisa!
Comprei também algumas peças de roupa, coisas de verão e também peças que dão para usar todo o ano como camisas e calças de ganga. Este ano até o M. conseguiu comprar imensas coisas nos saldos!
Aproveitei ainda para comprar algumas prendas de natal (e outras de aniversário), principalmente roupa para dar aos miúdos da nossa lista. Devo dizer que depois de dizer na loja (Throttleman) que eram para oferecer o natal, tiveram o cuidado de escrever isso no talão de troca. Portanto comprei mais barato e com hipótese de troca quando chegar a altura.
Como ainda faltam uns dias para acabar os saldos, pode ser que ainda consigam comprar algumas coisas!

sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

Compotar (Que é como quem diz fazer compotas!)

Estamos no verão. Há imensa variedade de frutas, de todas as cores, de todos os sabores, para todos os gostos. É a altura de maior variedade, de maior abundancia, quando podemos fazer todas as combinações que nos lembramos.
Quem como eu tem a sorte de receber imensa fruta caseira (mesmo que alguma venha bichada dos passarinhos e das minhocas!), é a altura ideal para começar a fazer como a formiga e começar a armazenar. Por aqui armazena-se para os cabazes de natal. E este ano, os sabores das compotas são originais combinações: como o tomate com maçã, o figo com pêra e baunilha, o pêssego com hortelã ou ainda a ameixa com maçã e cravinho!
Portanto aproveitem a abudância da época, e começem a "compotar" pois o Natal está quase à porta, e estas são umas excelentes e económicas lembranças para ofertar aos amigos e à família!

quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Para Congelar: Tomate Pelado

Tenho recebido imenso tomate cá em casa. Dos grandes coração de boi, chucha, e imensos tomates cerejas. Dos meus avós. dos sogros da C., da minha mãe que recebeu imensos de uma pessoa amiga.
Já congelei polpa, fiz compota de tomate, compota de tomate e maçã (armazenadas para os cabazes de natal!) e molho de tomate para congelar. Temos comido ao natural em saladas e outras preparações, e mesmo assim ainda tenho uma das gavetas do frigorífico cheia.
Dos maiores - coração de boi vermelhos e maduros - preparei-os para congelar. Coloquei-os numa taça cheia de água fervente e deixar ficar 1 minuto. Depois retirei-os e assim foi muito mais fácil de tirar a pele. Parti-os ao meio e retirei cuidadosamente as sementes, colocando-os depois em sacos de congelação. Coloquei uma etiqueta e ficaram prontos a congelar.
Assim, quando o inverno vier, há tomate com sabor a verão pronto a utilizar em estufados, refogados, cataplanas e afins.
No aproveitar é que está o ganho.