sexta-feira, 27 de maio de 2011

Elaboração das Ementas Semanais

Várias pessoas me têm contactado com dúvidas acerca das ementas semanais. Como não as conseguem colocar em prática, como vão saber o que querem comer em determinado dia, como escolhem as receitas... Vou tentar esclarecer-vos o melhor que conseguir.
Como já disse aqui várias vezes, faço sempre a minha ementa semanal, normalmente à terça-feira. O dia em que fazem a ementa é indiferente, convém é ser sempre mais ao menos no mesmo dia - para criarem uma rotina - e no dia ou um dia antes de irem às compras, de modo a planearem também a lista de compras sem se esquecerem de comprar o que necessitam para a ementa semanal. Mas vamos por partes!
Sentem-se e peguem num papel, ou no computador, ou numa agenda. O que vos der mais jeito. Escrevam os dias da semana e as refeições que fazem em casa - almoço e jantar, só jantar, ... Depois dêem uma volta no frigorífico, na despensa e na arca congeladora: e comecem sempre por programar as refeições com o que já têm em casa. Por exemplo, com 1 frango e umas postas de bacalhau já têm duas refeição programadas.
Se a dificuldade é escolher o que fazer com o frango e o bacalhau, façam umas pesquisa em blogues, livros e revistas de culinária e marquem as receitas que vos parecem indicadas. Ou peçam ajuda à família para escolher refeições que lhes agradem. Escrevam depois na vossa ementa - frango com cogumelos e coloquem uma cópia da receita à mão para quando o forem cozinhar. Não precisam de ter sempre receitas para fazer. Podem preparar coisas mais simples para o dia-a-dia como carne grelhada, peixe cozido, frango assado, .... No entanto escrevam sempre todas as refeições na vossa ementa semanal, e coloquem-na num sítio que seja visível. Na véspera não se esqueçam de retirar do congelador o que vão cozinhar e colocar no frigorífico. Quando chegarem a casa é só colocar "mãos à obra".
Sejam diversificados nas ementas que elaboram. Se num dia é carne, no outro é peixe. Se na terça foi frango, na quarta é carne de porco. Se ontem comeram batatas, hoje façam massa ou arroz. Aproveitem o que sobra de uma refeição para preparar um jantar mais ligeiro de sábado ou domingo, podendo até substituir uma refeição que estava planeada para a semana fazendo-a passar automaticamente para a semana seguinte.
É claro que nunca podem ter a certeza se vos vai apetecer comer lombinhos de pescada na quinta -feira, e bifes com cogumelos na segunda, mas é uma questão de hábito e organização. Se está programado, se até já deixei a descongelar, então é isso que se prepara!
Se têm por habito comprar revistas ou livros de culinária, ou se costuma pesquisar receitas nos blogues e na internet, mantenham as receitas a testar marcadas, e vão ver que na hora de fazer a ementa semanal vão encontrar muitas receitas simples para experimentar.
Depois de elaborarem a ementa da semana, e de verem o que têm em casa e o que precisam de comprar, façam a lista de compras.
Vão ver que também torna tudo muito mais simples se conseguirem organizar as vossas coisas e passar a ir às compras apenas 1 vez por semana. Não se esqueçam que para além da carne, do peixe, dos ovos, do pão, dos legumes, da fruta e do leite, há que comprar os condimentos necessários para fazerem os mais diversos pratos e receitas. E que além das refeições principais devem incluir os alimentos necessários para o pequeno almoço e pequenos lanches, como cereais, iogurtes, queijo e fiambre para sandes...(A lista de básico é para mim essencial para me manter organizada e sem nada em falta na despensa!) E vão ver como podem evitar comprar coisas que são de todo desnecessárias como alimentos processados, bolos e bolachas, refrigerantes, batatas fritas de pacote....
Espero que tenham ficado esclarecidos!

20 comentários:

  1. faço o mesmo! adoro saber o que vou comer e começo sempre por ver o que já tenho! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Ao ler o teu post lembrei-me também de outra coisa que ajuda as nossas compras a durarem muito mais tempo (e não ter necessidade de estar sempre a ir às compras) que é pensar em refeições com 3 ou 4 ingredientes principais. Há uns tempos apercebia-me que precisava de ir muitas vezes às compras e ao analisar os meus cozinhados, apercebi-me que numa carne estufada eu punha imensos ingredientes (ervilhas, cogumelos, cenouras, etc.). Ao simplificar as minhas receitas, simplifiquei também as compras que precisava de fazer todas as semanas.

    Espero que esta dica ajude!

    Continuação de óptimo trabalho,
    Marina.

    ResponderEliminar
  3. Já tentei fazer uma ementa semanal mas ainda não consegui. Tenho de voltar a tentar. Só vou às compras uma vez por semana e vou começar a elaborar a lista de básicos, julgo que me irá ajudar muito. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  4. Olá desde já quero lhe dar os parabéns sobre o seu livro é fantástico. Adoro e se soubesse a vontade que dá de ir cozinhar e ter tudo organizado nem imagina, quando escrever mais algum não se esqueça de nos avisar.:)
    Eu também faço a ementa semanal mas é engraçado que houve uma pessoa que foi á minha casa e não achou piada, então acha que sou de outro mundo por fazer ementa e saber o que tenho na despensa e congelador, mas enfim o que é que se há-de fazer.
    Bjokas e Bom fim de semana há e continue a dár-nos as suas dicas e receitinhas maravilhosas. Este fim de semana vou fazer o bolo de bolacha é a sobremesa do fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Boas sugestões e boas ideias...

    Bom FDS

    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro este blog, o livro que volta e meia leio na fnac e ainda não comprei e vejo sempre a rubrica no programa mais mulher. Sou fã! Identifico-me plenamente com as rotinas que indica, as sugestoes para organizar a casa e o conceito de poupar...Adoro(!) e ao ler certos posts deixo de me sentir um pequeno extra-terreste(pois a maioria dos que me rodeiam não são assim) e passo a achar que estou no bom caminho. Espero que este Domingo consiga comprar o livro com direito a autografo na Feira do Livro do Porto...queria taaaanto!
    Parabén pelo trabalho que está a desenvolver.
    Beijinhos
    Patricia Coelho

    ResponderEliminar
  7. As ementas semanais são uma grande ajuda.
    Comecei a fazê-las mais por causa da minha filha (que come muito pouco), para poder organizar melhor a quantidade de carne, peixe e legumes que lhe dou.
    Torna-se muito mais fácil organizar as compras, a rotina da cozinha e controlar o tipo de alimentação.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. olá,

    Parabéns pelos blogs! tenho sdo uma visita regular.
    Passei para deixer uma dica:
    A juntar aos "menus" pode ajudar ter uma lista de compras sempre feita, em excel por exemplo e com os produtos que consumimos, depois é só imprimir e antes de ir às compras verificar quais necessita para a semana/mês.

    ResponderEliminar
  9. Eu costumava ir às compras uma vez por semana, mas actualmente organizei-me de forma a ir apenas uma vez por mês. Elaboro o menu mensal e depois faço a lista de compras. Claro que semanalmente vou comprar apenas as coisas perecíveis como fiambre, queijo, etc. Acreditem que se poupa imenso tempo!!!

    ResponderEliminar
  10. Eu costumava ir às compras uma vez por semana, mas actualmente organizei-me de forma a ir apenas uma vez por mês. Elaboro o menu mensal e depois faço a lista de compras. Semanalmente vou comprar apenas as coisas perecíveis como fiambre, queijo, etc. Acreditem que se poupa imenso tempo!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu costumava ir às compras uma vez por semana, mas actualmente organizei-me de forma a ir apenas uma vez por mês. Elaboro o menu mensal e depois faço a lista de compras. Claro que semanalmente vou comprar apenas as coisas perecíveis como fiambre, queijo, etc. Acreditem que se poupa imenso tempo!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana!
    Eu acho mesmo muito útil saber o que se tem em casa, no frigorifico e no congelador e organizar o que se vai fazer, poupa-se imenso.
    Eu tenho uma GRANDE ajuda: trago o jantar todos os dias da minha sogra, que tem um café que fornece refeições.
    É quase sempre suficiente para nós os quatro e ainda dá para o meu almoço no dia seguinte.
    Só cozinho almoço e jantar aos fins de semana e feriados ou quando é algo que os miúdos não gostam mesmo.
    Ainda consigo fazer aproveitamentos, em especial quando é carne, que guardo para empadões, quiches ou para fazer croquetes.
    Mesmo assim, sigo estas dicas e deixei de fazer aquelas compras mensais enormes: organizo-me por básicos de cozinha,basicos de casa de banho e limpeza, frutas e legumes, frescos (leite, manteiga, queijo fiambre).
    Obrigado pelas tuas excelentes dicas!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por responder ao meu pedido de ajuda q enviei pelo email :)
    Qd leio-a parece fácil, mas qd meto mãos á obra fico logo confusa... acho q isto tb e vai ganhando com a prática... ainda só consegui fazer uma ementa semanal uma semana e mal a consegui cumprir

    mas n posso desistir :)

    obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Joana!
    O seu blog é fantástico e as suas dicas são leis na minha casa!
    Ao fim de tantos anos, consegui finalmente organizar-me graças à sua ajuda e você nem fazia ideia!
    Há 3 semanas que descobri o seu blog e não quero outra coisa.Ainda por cima você fala na minha linguagem, entedemo-nos na perfeiçao.
    Só não percebi porque é que eu não cheguei lá sózinha:/, sou totalmente adepta da organização!!

    ResponderEliminar
  15. Parabens pelo seu livro! Adoro! Pelos seus blogs! Muitas receitas levaram-me à minha infância e isso é delicioso!

    ResponderEliminar
  16. boa tarde:
    antes de mais gostaria de elogiar o seu blog e a sua organização caseira.
    gostaria tb de lhe fazer uma sugestão, k tal publicar algumas das suas ementas semanais so pra ficarmos com uma ideia.

    obrigada

    ResponderEliminar
  17. Ainda este post?

    Já há uma semana que não muda. Anda muito ocupada!

    ResponderEliminar
  18. O BLOG MORREU!
    PAZ à SUA ALMA.

    ResponderEliminar