quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Das coisas simples da vida...

O meu afilhado T. fez 2 anos. E mais uma vez, a forma com a cara do rato mickey que o F. e a A. me trouxeram há alguns anos da Disneyland Paris, voltou a sair do armário. E fiz um bolo de iogurte decorado com chocolate e pintarolas para o pequeno T. levar para a escolinha e comer com os colegas. Bolo mais simples era impossível, mas foi preparado com carinho e amor e adorei ver a cara dele assim que viu o bolo: muito entusiasmado a apontar e a cantar a musica do "Parabéns a vocês" enquanto dizia que o bolo era para o T. Como ele ficou feliz com uma coisa tão simples...
Ainda nesse dia, e porque estava muito calor, resolvi fazer uma limonada. Água fresca, limões caseiros que a Tia L. me deu há uns tempos, um pouco de açúcar amarelo e umas folhinhas de hortelã do meu vasinho da varanda. Sentei-me lá fora com o copo de limonada à frente enquanto folheava uma revista de culinária, e que bem me soube essa bebida tão refrescante e simples.
E é assim ... como as coisas simples da vida (e sem grandes custos) também pode ser tão boas!

Para a limonada:

3 limões
1 litro de água fresca
1 raminho de hortelã
75g de açúcar amarelo

Espremer bem o sumo de dois limões para uma jarra e juntar com o açúcar amarelo misturando bem. ate dissolver o açúcar. Juntar a água fresca, o outro limão cortado em rodelas e o raminho de hortelã. Servir de imediato ou gardar no frigorífico até servir.

quinta-feira, 21 de Julho de 2011

Soluções Práticas para Simplificar a sua Vida



Aqui fica o video da semana passada da rubrica "Feito em Casa" no programa Mais Mulher, na SIC Mulher. Durante Agosto o programa estará de férias, mas em Setembro a rubrica regressará.
Espero que gostem!

terça-feira, 19 de Julho de 2011

Renegociar com as Operadoras

Actualmente compensa bastante ter o serviço de internet, televisão por cabo e telefone no mesmo operador. Há pacotes e preços bastante satisfatórios de acordo com as necessidades de cada um.
A semana que passou tinha, como habitualmente,  publicidade para adesão de novos clientes da minha operadora. Normalmente coloco esses papeis directamente na reciclagem, mas desta vez dei por mim a analisar os tarifários. E ainda bem que o fiz. Os pacotes publicitados tinham melhores preços do que aqueles que eu estava actualmente a pagar. (O meu contrato tinha mais de 5 anos e nunca tinha sido actualizado!)
Peguei no telefone e após expor o meu "problema" o meu tarifário foi actualizado para os valores referidos, e a minha factura mensal  foi reduzida em cerca de 10 euros. Demorei pouco mais de 5 minutos e passo a "poupar" cerca de 120€/ano.
Aqui fica a sugestão para quem, como eu, necessite de renegociar os seus contratos com as operadoras.

sábado, 16 de Julho de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #2

A pedido de algumas pessoas, continuam as sugestões para as ementas da semana :

Segunda-feira, dia 18 de Julho:
Jantar: Tortelini com Bacon, Nozes e Rucula
Terça-feira, dia 19 de Julho:
Jantar: Salada Niçoise 
Quarta-feira, dia 20 de Julho:
Jantar: Entrecosto Agridoce com batata doce assada e salada
Quinta-feira, dia 21 de Julho:
Jantar: Lombinhos de Pescada com Leite de coco e Arroz Jasmim
Sexta-feira, dia 22 de Julho:
Jantar: Frango à Paquistanesa com salada
Bolo para o fim de semana: Bolo Mármore de Iogurte com Chocolate e Cardamomo
Sábado, dia 23 de Julho:
Almoço: Lulas de Fricassé com Arroz branco e salada
Jantar: Pizza Quatro Estações
Domingo, dia 24 de Julho:
Almoço: Lascas de Bacalhau com Crocante de Broa com Salada verde
               Frogurt de Manga 
Jantar: Sopa de Courgette com Pesto (Sopa para a Semana)
             Pataniscas de Courgette e Mozarella

quarta-feira, 13 de Julho de 2011

Medidas para (Tentar ajudar ) a combater a Crise #6 - Ideias para as Férias

Certamente que todos anseiam (e gostam) do período de férias a que têm direito depois de um ao de trabalho. Claro que o tipo de férias que se faz varia muito de carteira para carteira e de família para família. Há quem goste de acampar, e outros de alugar uma casa ou de ir para um hotel. Há quem seja adepto de praia e outros que prefiram o campo. E depois aqueles para quem férias é sair do país em busca de uma cidade cosmopolita ou de um resort turistico. Enfim... cada um tem as férias que pode com o orçamento disponível. Mas há também quem fique em casa ou passe uma parte das férias em casa.
Para quem tem de passar as férias em casa, ou quer opções económicas para as suas férias, aqui ficam umas sugestões. O objectivo das férias é sair da rotina, relaxar e desfrutar da família e dos amigos. Aproveite!

- Faça um circuito turístico na sua cidade - Certamente que nunca visitou todos os museus, parques e monumentos da sua cidade. Informe-se no posto de turismo - tal como um turista normal - e aventure-se na terra onde vive. Leve a máquina fotográfica para mais tarde recordar.

- Vá a um espectáculo - Consulte a agenda cultural da sua cidade  - normalmente organizada pelas Câmaras Municipais - e veja a oferta. Durante o verão é normal existirem espectáculos (musica, teatro de rua, animação diversa) ao ar livre e gratuito. Aproveite!

- Faça um piquenique no parque da cidade (ou num pinhal, jardim... conforme o sítio onde vive) - Prepare uma cesta bem recheada, não se esquecendo da fruta, água e sumos e vá fazer um almoço diferente com a família.

- Vá ao cinema (a uma segunda-feira que até é mais barato!) - Se não vai ao cinema há muito tempo, aproveite as férias e uma tarde quente de verão para se enfiar numa sala de cinema com ar condicionado a ver um filme a seu gosto.

- Leia um livro - Aproveite para ler aqueles livro de 600 páginas que tem na mesa de cabeceira e que nunca mais lhe consegue pegar (ou então peça o livro emprestado a um amigo ou familiar)

-Dedique-se ao seu hobby - Se gosta de pintar, costurar, cerâmica ou trabalhar em madeira e não tem tempo para fazer isso durante o ano, aproveite as férias para se dedicar ao seu hobby favorito. Idealize um projecto que possa concluir durante as férias!

- Vá à praia ou ao rio - Se mora perto da praia ou de uma praia fluvial, porque não ir até lá? Pegue nas toalhas, protectores solares e leve o almoço. Meta-se no carro ( ou no comboio ou na camioneta) e vá passar o dia "a banhos".

- Vá até ao campo - Vá até casa dos seus avós ou pais ou tios (ou outras pessoas que morem fora da cidades) e "faça-se" convidado para passar lá uns dias. Aproveite para caminhadas pelo pinhal, passeios de bicicleta, apanhar amoras silvestres, piqueniques... Se mora "no campo" vá passear até à cidade fazendo circuitos turísticos, indo a museus....

- Organize um jantar temático - Junte-se com os seus amigos e organize um jantar temático ou um churrasco. Escolham o tema entre todos assim como a ementa e quem vai cozinhar o quê, a música e a animação. Dividam as tarefas e as despesas por todos e tenham um fim de tarde e noite divertida.

- Cultive o ócio - Aproveite as férias para dormir até mais tarde, ver as suas séries preferidas, esquecer-se de limpar o pó, aspirar, ou lavar a roupa. Não discuta com o marido, nem ralhe com as crianças porque têm os brinquedos espalhados. Volte à rotina apenas quando as férias acabarem e aproveite esses dias para fugir aos hábitos do resto do ano.

sexta-feira, 8 de Julho de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana

Como sei que algumas pessoas têm dificuldade em elaborar e organizar a ementa semanal, vou colocar, como exemplo, uma sugestão de uma ementa para a próxima semana. Espero que vos elucide e permita perceberem melhor como o devem fazer.

Segunda-feira, dia 11 de Julho:
Jantar: Lombinhos de Pescada com Molho de Tomate, Alecrim e Azeitonas  com brocolos
Terça-feira, dia 12 de Julho:
Jantar: Penne com Pimento e Chouriço e Salada
Quarta-feira, dia 13 de Julho:
Jantar: Papelotes Aromáticos de Salmão com batatinhas cozidas e feijão verde
Quinta-feira, dia 14 de Julho:
Jantar: Peru Assado com Mistura de Especiarias com Arroz de Cenoura e Salada
Sexta-feira, dia 15 de Julho:
Jantar: Pimentos Recheados com Couscous e Courgete
Bolo para o fim de semana: Tarte Rústica de Ameixa
Sábado, dia 16 de Julho:
Almoço: Caldeirada de Peixe
Jantar: Escalopes de Porco com Presunto com Arroz e Salada
Domingo, dia 17 de Julho:
Almoço: Frango Assado com Ervas Frescas com batata assada e Salada
             Pêras em Vinho Madeira 
Jantar: Sopa de Agrião (Sopa para a Semana)
            Bruschetas de Mozarella com Presunto e Rucula

Nesta ementa há ainda que não esquecer a fruta e a sopa. Para quem leva almoço para o trabalho deverá aproveitar as sobras das refeições do dia anterior - ou fazer um pouco a mais - e acondicioná-las para o dia seguinte.
A partir desta ementa, basta elaborar alista de compras para a semana e acrescentar as restantes coisas necessárias para o funcionamento da casa e para os lanches e pequenos almoços.

terça-feira, 5 de Julho de 2011

Dos Saldos e outras Promoções

Já devem ter reparado que poucas são as lojas que não anunciam promoções e descontos nesta altura do ano. Algumas até com promoções que vão até aos 70%.
Como sou prevenida (e o meu orçamento doméstico contempla sempre um determinado valor para prendas de aniversário, natal e outros durante o período de saldos) já comecei a fazer algumas compras. Cá em em casa já moram prendas de aniversário para oferecer até ao final do ano (as listas de aniversário são óptimas nesta gestão!), os primeiros cestos para os cabazes de natal deste ano e também alguns mimos para oferecer no natal. E se questionam os talões de troca, basta avisar ao pagar quando é para oferecer que alteram as datas. Fizeram-me isso em todas as prendas de aniversário.
Ainda não está tudo comprado. Faltam-me ainda algumas prendas, principalmente para crianças, mas espero encontrar o que pretendo enquanto ainda há alguma escolha.
Pessoalmente acho uma óptima maneira de gerir orçamentos e de comprar coisas melhores (ou as mesmas coisas mais baratas) com o saldo disponível.
Se ainda não fazem o mesmo, porque não experimentar?