sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #4

Aqui fica outra ementa para vos inspirar...

Segunda-feira, dia 29 de Agosto:
Jantar: Frango com Espirais com Molho de Tomate Alecrim e Azeitonas
Terça-feira, dia 30 de Agosto:
Jantar: Peixe com Cogumelos e Alho Francês com arroz basmati
Quarta-feira, dia 31 de Agosto:
Jantar: Bifanas Balsâmicas com Batatinhas assadas e salada
Quinta-feira, dia 1 de Setembro:
Jantar: Papelotes Aromáticos de Salmão com legumes salteados
Sexta-feira, dia 2 de Setembro:
Jantar: Risotto no forno com salsichas frescas e tomate cherry
Bolo para o fim de semana: Brownie de Chocolate
Sábado, dia 3 de Setembro:
Almoço: Empadão de Atum e Espinafres
Jantar: Empada de Frango com salada
Domingo, dia 4 de Setembro:
Almoço: Bifinhos de Peru com Bacon e Vinho Branco com salada e arroz
               Fruta e Gelatina com Iogurte
Jantar: Creme de Legumes com Hortelã (Sopa para a Semana)
             Salada de Pêssego e Presunto

E fruta sempre!

terça-feira, 23 de Agosto de 2011

Cozinhar com Inteligência

Cheguei a casa carregada com mais de 7 quilos de tomate,  provenientes da horta dos meus avós. Dos muitos e muitos tomates grandes, maduros e muito saborosos, aproveitei alguns para congelar. Em vez de fazer como nos anos anteriores, passei a usar um método muito mais simples e igualmente eficiente: basta lavar os tomates  e colocá-los inteiros em saquinhos de congelação.Quando quisermos tomate para um qualquer cozinhado, basta retirar do congelador, passar por água fria que a pele começa a sair de imediato, e dar-lhe a utilização pretendida.
Aproveitei também para fazer bolonhesa em grande quantidade. Comprei carne que pedi para picar e aproveitei os muitos tomates maduros para fazer uma enorme dose de bolonhesa que depois congelei em tacinhas individuais. Assim, em dias de maior aperto, numa emergência ou quando não apetecer cozinhar, basta tirar uma taça e cozer esparguete para um esparguete à bolonhesa, ou rechear canelones ou fazer uma lasanha, um empadão, rechear legumes, fazer pasteis de massa folhada, empadas....
Aproveitei e ainda fiz doce de tomate para barrar nas torradas, servir com queijo ou para colocar nos cabazes de Natal.
E ainda me sobraram alguns tomates, uns para saladas e outras receitas em cru,  outros para  fazer umas doses de molho de tomate simples para pizzas e massas que também aproveito para congelar.

sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #3

Uma sugestão para vos inspirar nas refeições para toda a família!

Segunda-feira, dia 22 de Agosto:
Jantar: Salada de Peixe e Massa com Vegetais
Terça-feira, dia 23 de Agosto:
Jantar: Bifinhos de Cebolada com Puré e salada
Quarta-feira, dia 24 de Agosto:
Jantar: Bife de Atum Assado com Vegetais e Batatinhas
Quinta-feira, dia 25 de Agosto:
Jantar: Bifinhos de Peru com Laranja e Limão, arroz e salada
Sexta-feira, dia 26 de Agosto:
Jantar: Salada de Espinafres com Salmão e Feijão Branco
Bolo para o fim de semana: Pão de Banana Hummingbird
Sábado, dia 27 de Agosto:
Almoço: Tomates Recheados com Atum
Jantar: Costeletas Havaianas com Arroz, batata pala-pala e salada
Domingo, dia 28 de Agosto:
Almoço: Frango Assado com Garam Masala e Legumes de Verão
               Mousse de Chocolate com Iogurte e Mirtilos
Jantar: Sopa de Feijão Verde com Tomate (Sopa para a Semana)
             Salada de Camarão, Tomate e Feta 

E não se esqueçam da fruta. Bom Apetite!

terça-feira, 16 de Agosto de 2011

10 Ideias para Tratar bem a Sua Roupa


Quando passei a ter a minha casa, tratar da roupa foi talvez a tarefa que achei mais complicada. Pelo caminho houve camisolas que encolheram no secador da roupa, peças que ficaram tingidas, e nódoas que não conseguia eliminar. Mas com a prática e os ensinamentos da minha mãe  tudo se resolveu.
Deixo então aqui algumas sugestões e conselhos para quem possa ter algumas dificuldades e precise de um "guia".

1 - Etiquetas: Leia sempre as instruções de limpeza das suas roupas - Tenha em atenção as etiquetas da roupa – separe o que não pode ser lavado na máquina e tem de ser lavado à mão ou na lavandaria. Na roupa que vai lavar na máquina, tenha em atenção a temperatura da água (a maioria da roupa pode ser lavada a 30º e além disso poupa na electricidade)

2 - Separar:  Não lave a roupa branca juntamente com a roupa escura ou de cor - Separe a roupa de cor e a roupa escura da roupa branca e coloque-as a lavar em separado. Evita assim que a roupa mais escura e colorida manche a roupa branca.

3 - Pré-trate: Saiba como tornar o seu detergente mais eficaz na remoção de nódoas - Se a roupa tem nódoas, pré-trate com um pouco de detergente antes de a colocar na máquina. Proceda depois como habitualmente.

4 - Dosear Correctamente: Utilize o copo doseador e siga as instruções - Não coloque demasiado detergente para lavar a roupa. Tenha em atenção a dosagem referida na embalagem e a dureza da água. Não pense que por usar mais detergente a roupa fica mais limpa. Pelo contrário, durante a lavagem será mais difícil remover o detergente em excesso e é possível que a roupa fique manchada.

5 -  Na Máquina: Não encha a máquina na totalidade – Deixe sempre uma folga, cerca de um palmo de altura. Isto permitirá que a roupa fique menos apertada, o que facilita a lavagem e a consequente remoção de nódoas, e ainda que fique com menos vincos o que irá facilitar a tarefa de a passar a ferro.

6 - Centrifugação: Atenção com as rotações - Não centrifugue a roupa a uma grande rotação. Apesar de poder secar mais depressa, pois terá menos água, fica sempre com mais vincos e é mais difícil de passar a ferro.

7 - Ao retirar a roupa da máquina: Trate da sua roupa assim que acaba de lavar - Assim que a máquina acabar de lavar retire a roupa de imediato, sacudindo-a e esticando-a. Nunca deixe a roupa na máquina depois de esta ter lavado – para além de começar a cheirar a mofo passado algum tempo, a roupa dentro da máquina ficará com vincos difíceis de remover quando a passar a ferro. E não estenda a roupa sem a ter sacudido ou se esta apresentar ainda vestígios de nódoas.

8 - Nódoas: O que fazer quando não são removidas numa primeira lavagem -  Se mesmo depois da lavagem a roupa ainda apresentar algumas nódoas (e desde que possa utilizar lixívia nessa peça) prepare uma solução de água e lixívia delicada e coloque a peça de molho. Depois da nódoa removida enxagúe e coloque a secar.

9 - Estender Roupa: Tenha alguns cuidados ao estender a sua roupa -  Ao colocar a roupa a secar (e depois de a sacudir bem!) tenha cuidado com os sítios onde coloca as molas. Aproveite as costuras da roupa para as colocar, de modo a que a roupa não fique marcada ao secar. No caso de roupas mais escuras, para que não fiquem manchadas ou desbotadas coloque-as a secar viradas do avesso.

10 - Ao apanhar…Não deixe a roupa demasiado seca -  Não deixe que a roupa fique a secar demasiado tempo para que não fique tesa. Apanhe-a assim que não a sentir húmida. Se usar o secador de roupa (e atenção que nem toda a roupa pode ir para o secador) tenha também atenção em não secar a roupa demasiado tempo (para não ser difícil de passar), nem com a máquina muito cheia. (Além disso determinadas peças de roupa, se tiverem sido bem sacudidas e estiverem bem esticadas ao secar, mal precisam de ser passadas a ferro. É o caso de pijamas, toalhas de banho, lençois...)

quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

Molho para Grelhados Pronto a Usar

Se há coisa que nunca falta no meu frigorífico, é um frasquinho com um molho pronto para os grelhados de carne cá de casa. Em vez de comprar temperos já prontos, ou de fazer o molho de cada vez que decido fazer uns grelhados, tenho uma quantidade maior sempre à mão, que dura imenso tempo e que guardo bem fechado num frasquinho no frigorífico. Quando é necessário usar, basta abrir o frasco, pegar num pincel e besuntar a carne. A ideia tem muitos e muitos anos e foi aprendida com a mãe.
O tempero é simples e sempre feito a olho, e resulta bem com todos os tipos de carne, desde entrecosto grelhado, frango, bifes e febras.
Basta juntar uma dose generosa de azeite, sumo de limão e umas gotas de vinagre, sal e pimenta, piri-piri, alho picado, louro, um pouco de molho inglês. Ou qualquer outra coisa de que gostem - o que interessa é estar pronto sempre que necessitarem. Misturam tudo e colocam num frasco fechado, no frigorífico, onde estará sempre pronto a usar.
Ah, e também faço o mesmo com o molho para temperar saladas: azeite, sal e vinagre num frasquinho misturados e sempre prontos no frigorífico!

terça-feira, 9 de Agosto de 2011

12 Sugestões de Receitas para as Férias na Praia

Para a maioria das famílias que podem ir de férias, ter um orçamento para gastos limitado é algo de normal. Uma das melhores maneiras de nos mantermos no orçamento é cozinhar em casa em vez de ir jantar ou almoçar fora, uma vez que são as refeições a categoria que mais pesa nos orçamentos das férias.
Deixo então algumas sugestões para refeições ideais nas férias da praia:

Para os que almoçam na praia: 
- Sandes de Queijo de Cabra com Rucula e Tomate
- FAT Sandwich
- Sandwich de Frango, Pesto e Mozarella
- Rectangulos de Abacate de Delícias do Mar

Para almoços ligeiros em casa:
- Salada de Massa e Atum com Molho de Iogurte
- Salada Tropical de Camarão
-Salada de Bacalhau com Broa de Milho 
- Salada de Arroz Amarelo

Para um Jantar mais composto:
- Costeleta na Brasa com  Ananás e Molho Especial
- Caldeirada de Peixe na Cataplana
- Frango de Churrasco Homemade
- Carapau Grelhado com Molho Verde

terça-feira, 2 de Agosto de 2011

Bolsa de Viagem sempre pronta a levar!

Pertenço ao grupo de portugueses que, assim que chega a um quarto de hotel, a primeira coisa que faz é arrebatar as miniaturas de champoo, gel de duche e demais mimos deixados para o conforto do hóspede. Adoro trazer como "recordação" as embalagens pequeninas e os sabonetinhos. Claro que depois ficam a encher o armário da casa de banho ou são depois levados na minha bolsinha de viagem quando vou um ou dois dias para casa de algum amigo ou familiar. Muitas vezes acabam também a servir de mimo a alguém que venha passar uns dias connosco. Manias...
Tudo isto porque a minha bolsinha de viagem, está sempre muito bem apetrechada e sempre pronta a sair de casa. Basta pegar nela e colocar na mala e assim evito preocupações de ultima hora com desodorizantes, champoo, gel de duche, escova de dentes e até do líquido das lentes de contacto.
Dentro da minha bolsa há sempre uma escova de dentes, uma pasta pequena e um elixir (daquelas amostra que nos costumam dar no dentista!). Há também um pequeno frasco com o meu champoo habitual (que o meu cabelo é pouco amigo da maioria dos champoos) e outro com gel de duche. Estes frasquinhos que utilizo foram reutilizados de outras coisas e têm cerca de 125ml de capacidade. No entanto podem-se comprar fasquinhos vazios de viagem próprios para encher com os nossos produtos. Também tenho alguns desses frascos onde coloco o creme de mãos e a acetona, por exemplo.
Dentro da minha bolsinha há também um desodorizante, uma lima, um pequeno corta-unhas, uma pinça e uma embalagem com toalhitas (optimas para desmaquilhar e refrescar). Há um creme hidratante corporal também em versão pequena, uma oferta de uma qualquer revista. Ainda há espaço para uma esponja, e para as amostra que peço sempre na perfumaria de hidratante, gel de limpeza e tónico de rosto da minha marca de sempre.
E não me posso esqueçer (eu que sou pitosga) de um estoja de lentes de contacto e de uma embalagem de líquido de limpeza em versão viagem. (Para além da minha bolsa de viagem, o M. também tem a dele em versão masculina, onde não podem faltar os produtos para a barba e a esponja para limpar os sapatos...)
Todos estes produtos estão sempre dentro da minha bolsa de viagem e nunca saem de lá, a não ser quando acabam, altura em que são prontamente substituídos por outros para eu nunca lhes sentir a falta. Na altura de fazer a mala, basta colocar a bolsa onde já sei estar tudo o que me vai fazer falta. Apenas acrescento o meu perfume (isto de não tiver nenhumas amostras que possa usar) e a bolsinha da maquilhagem.
E tenho assim a minha bolsinha sempre pronta a seguir viagem!