quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Economia Doméstica agora também no Para Mim

Hoje aproveito para vos falar da minha recente colaboração com o site Para Mim, onde poderão encontrar mais dicas e sugestões sobre economia e gestão do lar, um pouco à semelhança do que já acontece aqui - e que continuará a acontecer!
Estão desde já convidados a partilharem também aí as vossas opiniões, sugestões e a colocarem todas as perguntas que vos parecerem pertinentes. Ao registarem-se no site, podem também ter acesso a conteúdos exclusivos, bem como a vales de descontos gratuitos em todos os vossos produtos favoritos (o que só por si me parece uma excelente mais valia. Eu já tenho os meus...)  Apareçam que serão muito bem vindos!


Já agora só uma ultima coisas: hoje, no programa Mais Mulher, da Sic Mulher às 17h30, mais uma rubrica "Feito em Casa" desta vez dedicada ao tema das compotas.

quinta-feira, 22 de Setembro de 2011

Coisas a Fazer... (Ou de como me organizo!)

Depois de ter mostrado aqui o meu caderno de "Coisas a Fazer..." , e de ter explicado que é nestes cadernos que anoto as receitas que faço e as receitas que quero fazer, as ideias para o blogue, as minhas listas, as ementas semanais, as tarefas, as despesas diárias, etc, foram vários os emails que recebi de pessoas que queriam saber mais acerca desta minha forma de me organizar.
Vou então tentar explicar da melhor maneira possível, para que, quem assim pretender, possa fazer o mesmo.
Quanto a material basta um simples cadeno, caneta e uns pequenos post-its.
Os post-its vão ter a função de pequenos separadores e vão necessitar de tantos quantos os itens diferentes que quiserem separar: despesas, tarefas, trabalho, ementas semanais, inventário do congelador, números ou contactos importantes, wishlist, coisas pessoais, filhos..... É uma questão de adaptar às nossas necessidades reais.
Depois de criarem os vossos separadores, basta colar nas folhas do caderno. E aqui podem fazer as coisas de duas maneiras: ou dividem o caderno com várias folhas para cada post-it(o mais simples) ou fazem como eu  e colam um post-it em cada folha e, quando toda a folha que estão a utilizar estiver escrita. riscam com uma cruz com uma caneta vermelha e passam o post-it para uma folha nova do caderno. A vantagem de fazerem assim, em vez de separarem um montinho de folhas para cada item diferente, é que optimizam muito melhor todo o caderno, utilizando-o todo até ao fim, em vez de ficarem folhas por utilizar em alguns itens.
Há quem prefira fazer o mesmou usando um dossier A5 com separadores e folhas soltas, como podem ver aqui, mas acho que ocupa mais espaço na carteira (pois o objectivo é andar sempre connosco) e é também mais caro do que um simples caderno.
Para me organizar, juntamente com este caderno tenho apenas uma agenda normal - eu prefiro uma agenda separada do caderno das tarefas - e uso também uma folha de excel para controlar as despesas, o orçamento doméstico já explicado aqui, pois o caderno só serve para anota os gastos.
Claro que esta maneira de me organizar pode não funcionar com toda as pessoas. O ideal é cada um de nós ter um método que seja eficaz consigo e de acordo com as suas necessidades.
Como disse, acho que ter tudo num só sítio simplifica muito a nossa vida e torna-nos mais eficientes e organizadas. Espero ter ajudado.

terça-feira, 20 de Setembro de 2011

De um Caderno Banal a um Caderno Único

Como sabem tenho uma enorme paixão por cadernos e caderninhos onde registo tudo e mais alguma coisa. Acho que as anotações que faço nos cadernos, são mais importantes do que a maioria das coisas que registo na minha agenda... Nos cadernos é onde anoto as receitas que faço e as receitas que quero fazer, ideias para o blogue, as minhas listas, as ementas semanais, as tarefas, as despesas diárias...Acho que ter tudo num só sítio simplifica muito a nossa vida e torna-nos mais eficientes e organizadas.
Como o meu anterior caderno ficou sem espaço para as minhas anotações, resolvi comprar um caderno novo. O que acontece é que os cadernos ou têm bonecada vária que não é muito o meu estilo, ou são demasiado caros para a função que vão ter, ou são simples e banais cadernos de capa preta.
Acabei por comprar um simples caderno A5 preto pautado (que não chegou a custar 0,5€) pois já sabia bem como o havia de transformar num caderno único e personalizado.
Peguei no caderno preto e forrei-o com papel prateado com motivos geométricos e, por cima deste papel forrei-o com papel autocolante transparente - e ainda podia ter tido menos trabalho se tivesse forrado o caderno com papel autocolante com motivos do meu agrado.
Depois foi só fazer uma etiqueta no computador, imprimir em papel autocolate , recortar e colar na capa do meu novo caderno totalmente personalizado.
Assim tornei um caderno banalíssimo num caderno único e mais a meu gosto, simplesmente usando restos de papel de embrulho e de papel autocolante.
Uma boa sugestão para criar cadernos personalizados, não vos parece?

sábado, 17 de Setembro de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #7

Segunda-feira, dia 19 de Setembro:
Jantar: Lulas com Molho Verde, Batatinhas e legumes
Terça-feira, dia 20 de Setembro:
Jantar: Arroz Bomba com Camarão e Salsicha  com salada verde
Quarta-feira, dia 21 de Setembro:
Jantar: Frango com Salada de Grão de Bico à Marroquina
Quinta-feira, dia 22 de Setembro:
Jantar: Filetes com Corn Flakes, arroz de ervilhas e salada
Sexta-feira, dia 23 de Setembro:
Jantar: Penne com Pimento e Chouriço
Bolo para o fim de semana: Biscoitinhos de Cacau
Sábado, dia 24 de Setembro:
Almoço: Gratinado de Espinafres com Fiambre e Ovo
Jantar: Risoto de Courgette e Espinafres com Queijo da Serra
Domingo, dia 25 de Setembro:
Almoço: Porco Assado com Puré de Maçã e Pera e Molho de Coentros
              Sobremesa de Iogurte, Bolacha e Frutos Vermelhos
Jantar: Sopa de Agrião (Sopa para a Semana)
             Pizza Portuguesa

terça-feira, 13 de Setembro de 2011

Preparando o Natal...

Faltam pouco mais de 3 meses para o Natal, e aos poucos e poucos algumas coisas começam a ganhar forma cá em casa. Há compotas diversas - feitas com produtos caseiros da quintinha dos meus avós e colocadas em frascos reutilizados e guardados ao longo do ano, há também licor de cereja uma receita da avó que aproveitei para aprender e assim gastar as muitas cerejas que me trouxeram. Com a abundância das ameixas fiz chutney e tenho ali uns frasquinhos para presentear algumas pessoas.
Tenho também uma abóbora enorme à espera para ser preparada e transformada em doce ou bolochas ou bolos. E os marmelos que ainda vão chegar para acabarem em marmelada e geleia vermelhinha.
Tudo coisas simples, preparadas ao sabor do que cá chega a casa.
E são estas as minhas "prendas" de natal, os mimos que gosto de dar a quem é importante para mim. Desde há muito tempo e não apenas em tempos difíceis. Porque o Natal é, para mim, muito mais do que consumismo, prendas compradas à pressa, brinquedos para as crianças que na maioria das vezes não lhes ligam mais do que 5 minutos, "concursos" acerca de quem dá a melhor prenda e quem recebe os melhores e mais caros presentes. Não, o meu Natal não é nada disso.
Por isso aqui  faz-se o que sempre se fez. Fazem-se presentes pessoais com o que se tem e não se quer deixar estragar. Reaproveitam-se e reciclam-se caixas, papeis, fitas, frascos e latas. Em Dezembro, enquanto meio mundo se vai meter em centros comerciais e em lojas a venderem Natal, cá em casa acende-se a lareira e ouvem-se músicas de Natal enquanto se pintam caixas, decoram frascos e se fazem bolachinhas. Enquanto famílias inteiras rasgam aceleradamente os embrulhos e acabam a dormir em frente à teevisão antes da meia-noite, no meu Natal canta-se ao Menino Jesus, convive-se à volta da mesa, vai-se à missa do Galo e distribuem-se sorrisos e lembranças caseiras feitas com amor, carinho e dedicação.
É por isto que não compreendo quando algumas pessoas dizem que este ano não há Natal para ninguém.
É por isso que este ano, numa altura em que tudo e todos falam do que se não pode gastar, dos cortes, dos aumentos, de orçamentos, de gastos e de poupança eu espero que muitas pessoas se apercebam que o Natal não são prendas caras e embrulhos luxuosos.
Se apercebam que apesar das dificuldades podemos na mesma fazer Natal e oferecer, partilhar e celebrar tanto neste como em todos os Natais.  Mas pode ser que finalmente tenha chegado a altura de perceber que os "presentes" não precisam de ser nem caros, nem comprados em nenhuma loja. Um desenho, uma foto especial, um telefonema a alguém com quem não se fala há muito tempo, uma compota caseira, um cd gravado em casa com uma selecção especial, um pedido de desculpas, um cachecol tricotado à mão, um vasinho com uma planta do nosso jardim que cuidadosamente replantamos, uma amizade retomada, uma cestinha de ovos caseiros, uma saquinho feito à mão, oregãos apanhados num passeio pelo campo, um objecto pessoal com significado especial para alguém, um saquinho de alfazema do jardim para perfumar a roupa... E que com pequenas coisas façam um verdadeiro Natal.
E escusam de vir com ideias e teorias acerca do Natal ser das crianças ou dos ricos. O Natal é de todos os que querem fazer Natal.
E como ainda faltam 3 meses para o Natal, que tal começarem a preparar-se?

domingo, 11 de Setembro de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #6

E aqui fica mais uma!

Segunda-feira, dia 12 de Setembro:
Jantar: Frango com Esparguete e Salada
Terça-feira, dia 13 de Setembro:
Jantar: Arroz deTomate e Pimento com Pescada
Quarta-feira, dia 14 de Setembro:
Jantar: Costeletas com Molho de Cerveja, arroz e salada
Quinta-feira, dia 15 de Setembro:
Jantar: Noodles e Salmão em Papelotes
Sexta-feira, dia 16 de Setembro:
Jantar: Pimentos Recheados com Couscous e courgette 
Bolo para o fim de semana: Queques de Limão e Mirtilos
Sábado, dia 17 de Setembro:
Almoço: Lacinhos com Atum e Broculos
Jantar: Perna de Peru com Limão e alho, batatinha assada e salada ou legumes
Domingo, dia 18 de Setembro:
Almoço: Bacalhau Rápido e salada
               Mousse de Iogurte Grego e Curd de Limão e Gengibre
Jantar: Sopa de Courgette com Pesto (Sopa para a Semana)
             Bruchetas de Mozarella com Presunto e Rucula

E fruta!

terça-feira, 6 de Setembro de 2011

Medidas para (Tentar ajudar) a Combater a Crise #7 - Regresso à Escola

Como todos sabemos, o início do período escolar acarreta sempre gastos extras muito elevados. Para além dos imprescindíveis livros, é preciso comprar cadernos, mochilas, lápis, canetas, borrachas, estojos... um sem número de material escolar. Apesar de haver muitas opções parece que os miúdos acabam por ter sempre tendência para o mais caro. Apesar de o mais caro nem sempre se justificar.
Esta é uma excelente altura para começar a explicar aos mais pequenos o que é um orçamento (até onde se pode gastar em tudo o que têm de comprar), a fazer compromissos ("Podes levar a mochila mais cara, mas tudo o resto é de marca branca") e a ponderarem opções ("tens mesmo necessidade de um estojo novo?").
Deixo aqui algumas ideias para não saírem do orçamento, ou mesmo soluções para poderem poupar alguns euros.

1 - Mochila - Haverá necessidade de comprar uma mochila nova todos os anos? Se a mochila do ano anterior ainda se encontra em bom estado, e se não há nenhum problema com ela, este é um gasto que evitar ter. (Além disso depois destas campanhas de regresso às aulas dos supermercados, as mochilas e outros produtos escolares costumam entrar em promoção. Poderá aproveitar sempre essa altura para comprar alguns artigos. Outra opção é oferecer ou pedir que ofereçam a "mochila de sonho" num aniversário ou natal.

2 - Cadernos - Os cadernos são aqueles artigos que não podemos aproveitar de ano para ano. Mas a variedade é imensa, tanto em decorações e tipos, como em preços. Uma opção é optar por um caderno mais barato, de capa lisa sem bonecos ou fotos dos ídolos e, em casa, personalizá-los com recortes de revistas, ou imagens impressas da net. E assim terão um caderno completamente original.

3 - Canetas, lápis, borrachas, réguas... - Reaproveite tudo dos anos anteriores e compre apenas o que já não tiver, ou não estiver em boas condições.  Dê uma volta lá por casa e certamente encontrará imensas coisas em condições que os seus filhos poderão levar para a escola. Se tiver de comprar, muitas vezes as lojas discount  ou até as lojas chinesas têm este tipo de artigos mais baratos que os supermercados.

4 - Material Escolar (canetas de cor, compasso, lápis de cor, papeis variados) - Mais uma vez tente reaproveitar tudo o que tiver de anos anteriores ou que tenha lá por casa. As crianças não precisam de um conjunto novo de lápis ou de canetas apenas porque o ano vai começar. Uma boa ideia é juntarem-se com outros pais e falarem com a escola ou o director de turma sobre a possibilidade de fazerem uma cooperativa de material, onde cada turma teria o seu próprio material comprado com a contribuição de todos e a ser usado por todos.

5 - Livros Escolares - É difícil poupar com os livros escolares, mas existem livrarias com descontos na compra dos livros, o que, por mais pequeno que seja é sempre uma ajuda. Outra opção é pedir os livros emprestados a algum amigo, familiar ou conhecido cujos filhos tenham usado os mesmos livros nos anos anteriores.

6 - Equipamento de Desporto - Tal como noutros artigos, não há necessidade de comprar o melhor fato treino nem as melhores sapatilhas do mercado. Além disso, os saldos são sempre óptimas alturas para comprar este tipo de artigos. Aproveite Também para "reciclar" calças que já estejam curtas e faça calções ou corsários, e aproveite as t-shirts mais antigas para levar para as aulas de educação física.

7- Explicações e Tempos Livres - Aproveite algum amigo ou familiar que tenha os conhecimentos necessários para dar algumas explicações ao seu filho numa área em que ela se sinta menos à vontade. Peça também a alguém que tenha disponibilidade, vontade e vocação,  para  tomar conta dos seus filhos depois da escola e ajudá-los nos trabalhos de casa, enquanto não chega a casa. Numa altura em que todos falam da necessidade de um rendimento extra, esta é uma boa forma de ajudar alguém que conhece e de ao mesmo tempo poder gastar menos do que num local especializado.

8 - Lancheira - Incentive os seus filhos a levarem diariamente o lanche de casa para a escola e assim evitarem ir ao bar. Coloque uma peça de fruta, um sumo ou leite, uma garrafinha de água, e um pão. Aproveite o fim de semana para com eles fazer um bolo ou bolachinhas que depois possam levar na lancheira durante a semana.

9- Boleias - Juntamente com outros pais que morem perto façam um esquema de boleias, para não irem todos, todos os dias fazer a mesma viagem de levar e buscar à escola. Se os seus filhos forem crescidos e a distância assim o permitir, pondere o caminho para a escola a pé, juntamente com outros colegas ou vizinhos, ou de transportes públicos.

10 - Actividades Extras - Algumas autarquias, colectividades, paróquias e grupos recreativos oferecem actividades extra muito em conta e, em alguns casos até gratuitas. Se quer mesmo inscrever o seu filho em alguma actividade extra e está a ponderar os custos (como é normal!), faça uma pesquisa na sua área da residência e pode ser que encontre alguma actividade interessante.

sexta-feira, 2 de Setembro de 2011

Sugestão de Ementa Semanal para a Próxima Semana #5

Parece que as sugestões de ementas aqui colocadas têm servido de inspiração para muitas pessoas. Portanto, hoje há mais uma.

Segunda-feira, dia 5 de Setembro:

Jantar: Mimos de Pescada Estufados com Pimento e Ervilhas com batata cozida
Terça-feira, dia 6 de Setembro:
Jantar: Peito de Frango com Mostarda com Esparguete e salada
Quarta-feira, dia 7 de Setembro:
Jantar: "Douradinhos" de Salmão com arroz de Bróculos e salada
Quinta-feira, dia 8 de Setembro:
Jantar: Quiche de Queijo Fiambre e Cogumelos com legumes ou salada
Sexta-feira, dia 9 de Setembro:
Jantar: Lulas de Fricassé com Puré de batata e legumes
Bolo para o fim de semana: Bolo de Limão com cobertura Glacê de Limão
Sábado, dia 10 de Setembro:
Almoço: Coelho no Tacho com arroz e salada
Jantar: Lasanha de Bacalhau e caril com camarão e espinafres com salada
Domingo, dia 11 de Setembro:
Almoço: Rolo de Carne Folhado com batata assada e salada
              Geladinhos Coloridos de Laranja e Morango
Jantar: Creme de Abóbora com Espinafres (Sopa para a Semana)
              Asinhas de Frango com Especiarias

E fruta sempre!

quinta-feira, 1 de Setembro de 2011

10 Coisas para fazer em casa antes de ir de Férias

Eu sei que a maioria das pessoas já foi de férias, mas as minhas estão prestes a começar, portanto é altura de deixar as coisas devidamente organizadas cá em casa.
E tenho algumas coisas que gosto sempre deixar prontas e organizadas, e que facilitam imenso no regresso a casa:

1 - Deixar a casa limpa e arrumada. (Ou se tiverem alguém que vos ajude nesta tarefa, aproveitarem o facto de estarem de férias para vos darem uma limpeza mais a fundo na casa)
2 - Não deixar roupa suja por lavar, nem roupa lavada por passar. Não há nada pior do que vir de férias com roupa para lavar e passar e estar o cesto cheio de roupa suja.
3 - Deixar a cama feita de lavado.
4 - Colocar toalhas limpas nas casas de banho
5 - Deixar sopa ou outra comida pronta no congelador. Assim, no regresso a casa não é preciso estar a cozinhar, basta descongelar e está pronto a comer.
6 - Não esquecer de levar o lixo e os itens para a reciclagem
7 - Deixar o frigorífico limpo e livre de qualquer tipo de alimento que se possa estragar durante a nossa ausência. (E aproveitar os dias antes das férias para ir comendo o que temos em casa de modo a não estragar ou desperdiçar nada)
8 - Deixar uma lista de compras pré-preparada para quando viermos de férias, assim como umas ementas semanais.
9 - Deixar as contas pagas ( Isto no caso de não terem débitos directos - de modo a não terem surpresas desagradáveis com pedidos de cortes)
10 - Deixar a chave de casa com algum familar ou amigo que nos possa ir regar as plantas e levantar o correio