sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011

Algumas receitas para o Final de Ano e um Bom Ano para Todos!

E 2011 está quase a chegar ao fim. Parece impossível como o ano passou a correr. O ano em que saiu o livro "Feito em Casa". O ano em que me vi regularmente na tv e na rubrica do Mais Mulher. O ano em que fui convidada para uma parceria com o site Para Mim. O ano em que conheci muitas pessoas que me acompanham todos os dias através dos blogues. Não posso negar que foi um ano bom, com muitas coisas conquistadas e muitas metas que nunca julguei alcançadas. E foi um ano de bastante trabalho e dedicação que faço com muito gosto!
É agora altura de estabelecer novos objectivos e metas para 2012. De ter planos e de os tentar cumprir. De enfrentar o novo ano independentemente das coisas menos boas que parece nos vai trazer. De ter esperança, de acreditar e de darmos o nosso melhor. É isto que desejo para todos neste final de 2011 e início de 2012! Bom Ano!

Para o ultimo dia de 2011 ou para o primeiro de 2012:

Entradas:
Folhadinhos de Camembert e Compota de Maçã
Ovinhos de Codorniz com Maionese Caseira
Salada de Rucula com Figos Secos e Presunto
Camarões no Forno

Prato principal:
Crepes de Bacalhau
Arroz de Gambas e Chouriço
Porco Assado com Puré de Maçã e Pêra e Molho de Coentros
Peito de Frango com Mostarda

Sobremesas:
Pavlova com queijo creme e Morangos
Sopa de Morangos, Vinho do Porto e Hortelã com Gelado de Baunilha
Brownie de Chocolate com Cobertura
Pêras em Vinho Madeira

quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011

Kit Fim de Ano

Para quem não comemora o fim de ano em casa, e gosta de sair para fazer a festa na rua e assistir aos espectáculos que muitas autarquias fazem nessa data, nada melhor do que preparar um kit de Fim de Ano.
Basta colocarem em saquinhos individuais um copo (ou uma flute) descartável, as doze passas já contadas e embrulhadas num pouco de papel de alumínio e uma corneta ou apito para fazer barulho e "afugentar os maus espíritos" na entrada do novo ano. Façam tantos saquinhos destes quantas as pessoas com que vão estar e, não se esqueçam da garrafa de espumante para brindar ao soarem as doze badaladas.
Um kit de fim de ano simples e fácil de preparar para nada faltar!

quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011

Os cabazes de Natal 2011

Os cabazes foram entregues e bem recebidos por todos (apesar de ainda morarem dois debaixo da minha árvore...). Foram várias noites e dias a preparar tudo e, este ano, foi mesmo até à ultima! Mas eu acho que ficaram bem amorosos.
Reciclei caixas que forrei com papel de embrulho para os cabazes dos tios. Aproveitei as cestinhas compradas nos saldos para os cabazes de alguns amigos, enquanto outros receberem os seus cabazes em latinhas que vão puder usar para qualquer outra coisa. Fiz bolsinhas para as primas, babetes para os bebés e até fiquei com ideias sobre o que fazer no próximo ano.
Mas o mais engraçado de tudo é também receber de volta presentes caseiros e feitos em casa ou apenas presentes úteis e muito originais. O TB e a MJ ofereceram-nos umas lindas chávenas para o chá com chá príncipe caseiro, compota feita por eles e bolachinhas, num verdadeiro cabaz para o chá. A minha amiga AM ofereceu uma das prendas mais originais "feita por ela para eu fazer": um vaso de terracota que ela pintou e onde colocou umas luvas de jardinagem, um saquinho com bolbos de tulipas - as minhas flores favoritas - e outro saquinho com terra. Uma outra amiga ofereceu um cachecol tricotado por ela no embrulho mais original dos últimos tempos - uma caixa embrulhada com um paninho de natal e decorada com motivos de natal feitos em croché. E a minha cunhada R., teve também uma ideia muito original: uma cesta cheia de produtos de higiene como pasta de dentes, desodorizantes, creme de barbear, escovas de dentes, sabonetes hidratantes, elixir, .. Além de original, sempre muito útil.
Outras sugestões e outros presentes que podem vir a ser úteis para o próximo ano!

terça-feira, 27 de Dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011

Uma Mesa para o Natal, algumas Receitas e um Feliz Natal

Por esta altura já todos os presentes estão preparados e guardados debaixo da árvore. É agora altura de pensar na mesa de Natal e de decidir que receitas vamos preparar.
Não é preciso muito para fazer uma mesa bonita. Um simples serviço branco e uma tolha de natal, ou vermelha (ou verde ou dourada). A mesa bonita e diferente é feita nos pormenores. Os talheres bem colocados, os copos de pé para o vinho em parelha com copos baixos para água ou sumos. Guardanapos de pano a condizer com a toalha e depois velas e um centro de mesa, que podem ser flores ou apenas uma taça cheia de bolas de natal vermelhas e douradas. Se não forem muitos à mesa, podem sempre fazer-se uns marcadores de lugar em forma de estrelinhas ou de árvore de natal recortados em cartolinas coloridas. E umas ementas feitas em qualquer programa e impressas depois em papel mais grosso e colocadas em cima do lugar de cada comensal. Tudo o que a imaginação ditar para uma mesa bonita, utilizando o que há em casa e os "talentos" de cada um.
E quanto à ementa, deixo-vos algumas sugestões do que podem preparar nesta quadra festiva.
Um Feliz Natal para todos!

Para dia 24:

Bacalhau Gratinado com Espinafres
Bacalhau com Grão, Grelos e Broa
Polvo no Forno

Pequeno Almoço de Natal:

Muffins Manhã de Natal
Chocolate Quente

Para o dia 25:

Cabrito ou Borrego Assado
Peito de Peru Recheado
Gratinado de Batata e Cenoura
Arroz de Festa
Couves de Bruxelas Gratinadas com Molho de Queijo
Couves Salteadas com Amêndoas
Groselha de Natal

Doces e Sobremesas:

Sonhos Doces de Natal
Aletria
Rabanadas com Doce de Ovos
Tarte de Chocolate e Castanhas
Tronco de Natal
Formigos
Bolo de Noz com Doce de Ovos
Torta de Laranja
Azevias de Grão
Bolo Rei
Gelatina Caseira de Frutos Vermelhos

quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011

Mais Presentes de Natal Caseiros

O projecto estava já posto de parte para este ano. Já estava conformada em ir comprar umas coisinhas em vez de preparar algo feito por mim mas, lá me resolvi a ir buscar as coisas à gaveta, tirar a máquina de costura e meter-me ao trabalho. Duas horas e meia depois, 3 babetes e 3 bolsinhas para levar roupa interior em viagens estavam acabadas e prontas a serem embrulhadas.
O projecto dos babetes foi-me ensinado pela Joana Nobre Garcia (obrigada Joana!) e podem ver aqui como fazer. As bolsinhas são muito simples de preparar e baseie-me na minha própria bolsa oferecida pela minha mãe há uns anos atrás.
Aproveite um tecido do IKEA que tinha cá em casa e outros restos de tecidos que andavam por aqui  e com pouco mais do que agulha e linha fiz os últimos 6 presentes da minha lista. Não ficaram perfeitos estes presentes, mas acabam sempre por ter um significado diferente, como todos os presentes que fazemos em casa.
Eu fiquei orgulhosa do resultado final, e espero que quem os receber também goste.
Não é preciso muito para fazer presentes caseiros: bolachas, babetes, bolsinhas, decoupage, renda ou croché, pinturas ou ilustrações, qualquer "talento" pode ser aproveitado para criar presentes de natal únicos e pessoais!

terça-feira, 20 de Dezembro de 2011

Contagem Decrescente para o Natal!

Estou naquilo que se pode chamar os últimos preparativos.
Alguns cabazes já foram entregues. Outros estão prontos debaixo da árvore, e alguns estão à espera de receber as bolachinhas variadas que comecei a fazer apenas ontem. Claro que já podia ter feito as bolachas com mais antecedência - desde que devidamente acondicionadas dentro de uma caixa fechada ou num saco, aguentam-se algumas semanas - mas o tempo é sempre pouco, principalmente quando achamos que temos tempo para tudo. Obviamente que ficaram coisas pelo caminho....
Entretanto enviei já todos os meus postais de natal, e posso dizer que valeu a pena o tempo que demorei a escrever à mão os meus 30 postais de natal. Valeu a pena pena admiração das pessoas, pela surpresa mas, principalmente pela retribuição dos votos que vão chegando à caixa do correio. Já me tinha esquecido de como é bom receber postais de natal!
Entretanto quero acabar os meus lindos e amorosos cabazes para oferecer e começar a preparar-me para testar algumas receitas novas de natal para levar para casa dos sogros e dos pais no dia 24 e 25. E assim celebrar o Natal! Porque para além de tudo, Natal é passar o dia 24 a cozinhar, são fritos, canela e açúcar. Natal é lareira acesa, missa do galo e cantar ao menino depois do jantar. Natal é família e amigos à volta da mesa. E já é quase Natal!

terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

Etiquetas para o Natal

Muitas vezes me perguntam onde compro as minhas etiquetas. Como muitos devem saber, muitas delas, principalmente as que decoram os frascos de compotas e de outros mimos comestíveis são sempre feitas em casa , utilizando para isso o programa Microsoft Publisher. É relativamente simples de utilizar e dá para criar etiquetas personalizáveis.
Mas também utilizo algumas etiquetas disponíveis gratuitamente na internet em vários sites e blogues. Essas etiquetas estão disponíveis para quem as quiser utilizar e é só imprimir em casa em papel autocolante ou em papel mais grosso, consoante a finalidade. Podem ser usadas por qualquer pessoa, só não podem é ser usadas para fins comerciais. A desvantagem destas etiquetas poderá ser o facto de normalmente estarem em inglês e não darem para serem alteradas - ou pelo menos não se deve.
No ultimo post, várias pessoas me perguntaram acerca dos cartões de receitas que acompanhavam os meus frascos de scones. Foram cartões que descobri num site ou blogue para utilizar livremente, e por mais que gostasse de vos indicar qual, não me consigo lembrar.
No entanto, e para quem não tem tempo, paciência ou conhecimentos para fazer as suas próprias etiquetas, deixo-vos uns links para imprimirem gratuitamente lindas etiquetas para os vossos mimos deste ano. Eu confesso que fiquei fã das etiquetas que se podem ver na foto!
Espero que vos seja útil..

http://downloads.bbc.co.uk/food/collections/edible_gifts/foodlabels.pdf
http://downloads.bbc.co.uk/food/collections/edible_gifts/foodlabels_christmas.pdf
http://www.deliciousdays.com/wp-content/uploads/2011/12/dd-tags-color.pdf

quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

Presente "Feito em Casa" para Principiantes #5

A ideia de oferecer misturas de panquecas, bolos ou bolachas dentro de um frasco para serem preparados mais tarde já não é nova, mas não deixa de ser uma solução simples e diferente de se presentear alguém. O cartãozinho com o modo de preparação não pode faltar, assim como uma mistura de chocolate quente ou capuccino ou uma compota a acompanhar.
A minha sugestão para mais um presente "Feito em Casa" para principiantes é uma mistura para scones colocada num frasco (que podem reutilizar) acompanhada pelo respectivo modo de preparação escrito num cartãozinho ou colocado numa etiqueta autocolante.
Depois é mais do mesmo: uma decoração bonita e está pronto a oferecer. Certamente que quem preparar os scones não se irá esquecer de quem os ofereceu!

Ingredientes para 1 frasquinho (cerca de 8 scones):
(Feito em Casa - Joana Roque, pág.410)

200g de farinha
40g de açúcar
50g de miolo de noz em pedaços
75g de pepitas de chocolate (ou chocolate partido em pedacinhos)
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Junte todos os ingredientes e coloque num recipiente ou em alternativa coloque-os em camadas dentro do frasco.
Para preparar os scones: (Escreva a receita num bonito cartão e não se esqueça de a oferecer juntamente com a mistura anterior)
Acrescente a esta mistura 1 ovo batido, 6 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de óleo vegetal, amassando bem. Tenda bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado. Leve a forno quente durante 10 a 15 minutos. Sirva quentes com manteiga ou compotas.

segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

Cabazes de Natal - Mais Mulher (30 de Novembro 2011)


Mais uma vez, para quem não teve oportunidade de ver, aqui fica a rubrica de 30 de Novembro do "Feito em Casa" no programa Mais Mulher da Sic Mulher.