terça-feira, 8 de maio de 2012

Notícias da Horta 3

A mini-horta já está a dar frutos! Esta semana comemos a primeira alface e outras se seguem! Estão enormes com folhas firmes e crocantes. Já estou a contar em plantar mais para termos alfece durante mais algum tempo!
Nos tomateiros chucha há já 3 tomates crescidos, e os cereja continuam a crescer a olhos vistos mas ainda sem sinais de frutos. Já há muitos morangos a crescerem, salsa e coentros quase bons para começar a consumir e as minhas courgetes estão cheias de flor apesar de não saber se alguma coisa vai sair dali.
Entretanto o vaso das abóboras vai para o terreno dos meus avós para conseguirem crescer e dar frutos. A rucula não tem gostado muito deste tempo de chuva e está feiosa e pouco crescida. Os pimentos crescem lentamente e o limoeiro continua carregado e cheio de flores e rebentos novos.
O loureiro, o tomilho e a hortelã lá continuam sem dar grandes cuidados e trabalhos.
O balanço até agora tem sido positivo: alfaces deliciosas, morangos, tomates, salsa e coentros a crescer e a dar frutos. Quanto ao resto é continuar a esperar e a cuidar.
Quem mais já começou a colher os frutos das hortinhas?

30 comentários:

  1. Da minha mini-horta já tenho usado a salsa. Os tomates cereja acho que nem tão cedo, estão no tamanho de uma unha. Agora quero plantar hortelã e pimentos, não sei é se é uma boa altura para cultivar. É muito giro ver as coisas a crescer:)

    http://beleza-natural2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola,ontem andei de volta da minha mini mini horta, transplantei a salsa e o tomilho. O cebolinho é que coitadinho... Felicidades e boas plantações.

    ResponderEliminar
  3. As nossas aromáticas portam-se lindamente e todos os dias utilizo uma delas. Temos os os primeiros morangos a ficarem vermelhos e o arbusto de mirtilos continua em flor (há que esperar por junho-setembro para ver se já dá frutos). Para a semana vamos abastecer a nossa agricultura com novos amiguinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Que hortinha com tão bom aspecto. Eu bem queria começar, mas ainda não me deu o click que falta para colocar mãos à obra!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, em primeiro lugar venho felicitá-la pelos blogues e livros. Sou uma leitora assidua, embora nunca tenha comentado.Em relação ao post de hoje, eu tenho algumas dúvidas que talvez a Joana me possa ajudar. Eu experimentei plantar morangos e coentros, apenas como experiência. Acontece que os coentros rebentaram e foram utilizados, já os morangos nunca chegaram a dar sequer flor.Será possivel dentro da disponibilidade da Joana, efectuar um post ou então um email (não sei), sobre como se deve plantar e em que alturas do ano?
    Muito obrigada pela atenção e uma vez mais parabéns.
    Ana Simões (ana_simoes83@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela horta, eu gosto muito de cuidar da minha, distrai-me e tenho a certeza de que o que estou a comer não tem os químicos indesejados. O mês de maio costuma ser muito produtivo em termos de horta, e os verdes, como as alfaces, estão a começar a dar, mas os tomateiros, com toda esta chuva, estão com um ar um pouco debilitado. As previsões são de bom tempo espero que arrebitem e começem a dar frutos.

    ResponderEliminar
  7. Euuuuuuuuuuuu... ando a comer minhas alfaces e morangos!!! A salsa tb!
    E meu limoeiro a perfumar a varanda

    Kiss
    www.minhacasinhaeassim.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. muito bonita a tua horta, belos cozinhados que se vão preparar com esses ingredientes.
    sabes uma coisa? a minha filha, no dia da mãe, deu-me de oferta o teu novo livro... fiquei super contente!

    ResponderEliminar
  9. Está muito bonta a tua hortinha. Cá em casa temos uma mini horta de onde já tirámos este ano alguns morangos deliciosos e que continua com muitos mais a crescer. E tudo começou porque o meu filho queria plantar morangos e feijões...

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda ando a limpar os canteiros cá de casa, na varanda tenho dois canteiros de pedra muito bons para a minha hortita mas os donos anteriores lembraram-se de por lixo e outras coisas lá para dentro então toca de andar com a pá a limpar tudo... e depois é só ter dinheirito para a terra e mais algumas sementes e começar as minhas experiências! Que bom e inspirador é ver a tua mini-horta! Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá, Joana! A hortinha está muito linda e viçosa! Também tenho uma e o pé de tomate não tem crescido muito, deve ser da chuva! A hortelã é que está muito viçosa e assim não há desperdícios!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Este blog é inspirador, vai já para os favoritos a ler!
    Também temos um jardim cá em casa mas apenas com plantas e flores...mas já ando na ideia em plantar ervas aromáticas há bastante tempo! Tenho que aprender um pouco melhor sobre quando e o que plantar! *

    ResponderEliminar
  13. Acho muito interessante este blog.

    Dá dicas interessantes. Cada vez mais as pessoas não possuem um jardim para poder plantar à vontade e assim podem ter.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ola , eu tambem ja colhi alfaces, os tomates crescem, os pimentos tambem, as couves estão lindas.............qualquer dia ja colho bastante da terra.jocas

    ResponderEliminar
  15. Olá. nos meus canteiros apenas tenho salsa que agora cortei para voltar a rebentar. os meus sogros moram ao lado e têm muitas coisas plantadas. o meu filho há semanas que já come morangos plantados pelo avô com um sabor sem igual. da horta dele já comi repolho, salsa, coentros, hortelã, alfaces, nabiças e muitas outras coisas estão ainda a crescer. beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Já comemos salsa, tomilho, hortelã, cortadinhos na hora. Os morangos deliciosos (o meu filho colhe na hora para os comer).
    O alecrim começa agora a aparecer (embora tenha sido plantado com a salsa e o tomilho). O cebolinho parece cabelo fininho, não sei se dará alguma coisa de jeito.
    Os tomates cereja crescem, mas nada de flor/fruto
    e têm umas folhas meias amareladas/douradas, que me parecem bicharoco... :-(, o limeiro carregado de flores, cujas pétalas estãoa cair com a chuva aqui no norte. Há 2 semanas plantamos também alfaces numa floreira e parece que vair dar-se bem, pois germinaram e estão a crescer a olhos vistos. Para mim esta horta é terapeutica, fico serena enquanto trato dela sem dúvida e aproveitamos para poupar uns tostões!
    Beijinhos Marlene

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Joana

    A horta está magnifica ;)

    A minha horta já semeei coentros, salsa, morangos, alfaces, mangericão, cidreira, corgetes(ainda só tenho é ramas e flores, a ver se dá algo)esta num vaso quadrado não sei se é bom para isto.
    E já tenho numa sementeira nabiça, espinafres e agrião e agora vou semear feijão verde ;)

    A ver vamos o que vai sair dali!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela horta próspera! :)
    A minha mini-horta (alfaces, salsa e tomate-cherry) foi invadida por pulgões verdes e pequeninos insectos brancos delgadinhos... :( Alguém sabe o que posso fazer para me livrar deles?
    Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana!

    Diga-me uma coisinha, planta as courgettes em vasos? Se assim se dão, eu também posso fazer isso... gasto imenso disso.

    ResponderEliminar
  20. A mim aconteceu o mesmo que à Ana - pulgões verdes e insectos brancos. Tal e qual.

    Alguém sabe o que fazer com esta rapaziada?

    Obrigada,
    Marina

    ResponderEliminar
  21. Receita para o pulgão, meninas:

    - 1/2 lt água
    - 1 dente de alho
    - 2 piri-piris
    - 2 gotas de detergente da loiça
    - 1 colh de sopa de vinagre

    Passar tudo com a varinha mágica e pulverizar as plantações.

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pela dica Iceberg! Mãos à obra!
    Ana

    ResponderEliminar
  23. Olá joana! Desde que tenho a minha bebé, os avós também fizerem uma mini horta e o que se pode fazer também é aproveitar os caules dos agriões e pode pôr num alguidar com bastante água os caules de "pé" e vai ver que passados uns dias começam a rebentar... é muito giro! A minha bebé nunca comeu agriões de "compra", só de produção caseira!
    Quanto à sua horta, para variar está linda!!!

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada Iceberg! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana!
    Parabéns pelo sucesso da horta, é sem dúvida uma inspiração!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. A sorte é não teres gatos...a mim dão-me conta de tudo com a mania de pastarem...

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana, eu não apostei na hora apostei antes em temperos (salsa, cebolinho...) e chás (cidreira, principe e ainda quero adquirir uma lúcia lima...)... também tenho uma nespreira pequenina e flores... muitas flores na minha varanda ;)

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana,
    também me dediquei a uma horta e os resultados são muito bons. As alfaces são deliciosas, os rabanetes, já foram todos apanhados e consumidos, os nabos crescem a olhos vistos, os morangos crescem mais devagar, mas também lá andam e as curgetes estão bem pequeninas, mas vão crescer.
    Quanto ás couves e bróculos, não tardará em serem também colhidos e consumidos. Estou a adorar a experiência, é muito bom colher o que plantamos e vemos crescer e uma excelente terapia para o stresse.
    Sucessos!
    Paula

    ResponderEliminar
  29. olá preciso de dicas..... como faço qd fôr de férias para regar as minhas plantinhas?

    ResponderEliminar