segunda-feira, 14 de maio de 2012

Utensílios De Cozinha - Básicos ou Essenciais

Há muito tempo que esta pergunta me tem sido feita. Que utensílios considero essenciais? Quais são as coisas básicas que uma cozinha deve ter? O que devemos mesmo comprar quando estamos a montar uma casa - e a cozinha - que nos permita depois cozinhar sem falhas?
Estas não são perguntas muitas simples de responder, mas vou tentar esclarecer estas questões. Claro que se trata da minha opinião pessoal e da minha experiência e é óbvio que para alguns poderão faltar, ou estar englobados, outros utensílios. Depende do que cozinham, do vosso grau de experiência, se fazem bolos e bolachas...O que se segue é apenas um ponto de partida para poder auxiliar quem assim entender.

1 - Tachos e panelas - Não é preciso um trem de cozinha de 24 peças, mas 2 tachos de tamanhos diferentes, assim como 2 panelas, 1 caçarola pequena  e 2 boas frigideiras anti-aderentes (obviamente de 2 tamanhos diferentes) são mais do que suficientes para iniciar. A isto ainda poderá juntar - sem se sejam essenciais - 1 wok e 1 chapa para grelhar em material anti-aderente.

2 - Utensílios do dia-a-dia - Os utensílios devem sem em materiais que não risquem ou estraguem os revestimentos anti-aderentes. Deveremos ter 2 ou 3 colheres de pau (ou materiais plásticos como o silicone), 1 espátula, 1 pinça comprida para virar coisas nas frigideiras ou no forno sem nos queimarmos, 2 ou 3 facas de tamanhos diferentes: mais pequena para descascar, maior para cortar e uma faca para o pão e uma tesoura de cozinha.

3 - Pequenos equipamentos - Uma varinha mágica, de preferência daquelas com variados acessórios que facilmente se transformam em picadora e batedeira é uma excelente compra. Uma balança digital, principalmente se gostar de fazer bolos e doces. Quanto a outras máquina não são essenciais, mas é uma questão de depois ir vendo o que lhe faz falta.

4 - Forno - Alguns tabuleiros em louça ou pirex para cozinhar alimentos no forno são essenciais. Não precisa de muitas coisas. Para começar 2 ou 3 tabuleiros rectangulares de tamanhos diferentes são suficientes.

5 - Para Bolos - Se também gosta de fazer bolos, bolachas e sobremesas convém juntar a estes utensílios 2 taças plásticas para misturar, uma espátula raspa-tudo, 1 forma de bolo sem buraco, outra com chaminé, uma forma de bolo inglês, pelo menos um tabuleiro rectangular e forminhas para queques ou empadas (ou um tabuleiro com o mesmo efeito com 12 divisórias)

6 - Diversos - Tábuas para cortar alimentos, um copo medidor, um ralador para citrinos de boa qualidade, um saca rolhas, um descascador de vegetais, uma vara de arames, um pincel de silicone e  um passador de rede são também alguns dos artigos que deverá ter.

17 comentários:

  1. Olá Joana,
    muito útil este post. Também acho que, em alguns dos items que referiste, convém tentar apostar na qualidade, pois se forem bons duram anos e anos. Como as tais frigideiras anti-aderentes!Ou o descascador de vegetais, por exemplo! dá jeito ter um que realmente descasque, em vez de se limitar a fazer massagens às cenouras! (pronto, confesso que ando chateada com o meu!) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Eu adquiri um descascador de vegetais na Ikea por 1€ e uso quase diariamente à 4 anos! Não sei se foi sorte ou se são mesmo bons.

      Fica a dica!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada Melancia, vou lá espreitar! :)

      Eliminar
    3. Ía deixar esse comentário aqui. O meu do Ikea é óptimo!

      Eliminar
  2. A esses itens, eu acrescento uma fritadeira (das de fogão), um coador para massas, uma escumadeira e uma faca de serra.
    De facto, quanto mais panelas pior, deve-se mesmo começar com um conjunto como o que mencionou e apenas acrescentar mais se se sentir falta.

    ResponderEliminar
  3. olá Joana, concordo com as suas sugestões mas acrescentaria mais uma tábua de cortar alimentos, pois é um utensílio que armazena inúmeras bactérias e deve ser esterilizado muitas vezes, logo deve os ter um de reserva.

    ResponderEliminar
  4. Este post é muito útil para quem, como eu, quer começar a compras as coisinhas para depois do casamento :)

    ResponderEliminar
  5. Orgulho-me de ter todos estes básicos, e mais umas coisitas para as mhs aventuras culinárias :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  6. Para mim, a secção de utensílios de cozinha dos hipermercados ou das lojas de artigos domésticos é uma perdição. Tenho tudo isso que a Joana mencionou e mais algumas coisas. E ainda não desisti de aumentar a colecção!!! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  7. Para começar tem o necessário, mas depois com o tempo nós precisamos sempre de mais e mais coisinhas...

    Beijinhos
    Lii

    ResponderEliminar
  8. Em vez de wok comprem cataplana, que é um produto tipicamente português e o efeito final é praticamente o mesmo. Esta dica não é minha, mas sim da Joana Roque, penso que a ouvi na rubrica da Sic Mulher ou terá sido no livro "Feito em casa"? A Joana sabe esclarecer esta minha confusão?

    Bjs
    PBO

    ResponderEliminar
  9. Junto um esmagador de alhos e um esmaga batatas ( tipo escomadeira mas dobrada) ultimas aquisições super baratas e com qualidade na CASA, não sei como não descobri antes estes utensilios, poupam tempo e são versateis.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela partilha! :)
    Beijinho
    LBD

    ResponderEliminar
  11. Eu confesso que tenho itens a mais... a minha gaveta está a precisar de uma arrumação daquelas!

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana,
    A Nigella tem no livro Kitchen uma lista de coisas essenciais na cozinha e tem também um Hall of Shame de todas as coisas que comprou para a cozinha e nunca usou. Recomendo a leitura.

    ResponderEliminar
  13. Parece que estás a descrever a minha cozinha. Sou poupadinha, detesto tralha inúltil. Muito útil tanto o post como todo o blogue.
    Uma fã
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  14. Olá eu arrisco a dizer que uma bimby como robôt de cozinha é óptima e elimina muitos desses acessórios que deixam de ser necessários uma vez que são englobados nas muitas funções. E não sou vendedora. Simplesmente me rendi e gostaria de ter conhecido anteveem ter comprado o que agora já não preciso. Adorei as dicas mais João vez obrigada.

    ResponderEliminar