quinta-feira, 20 de setembro de 2012

10 Coisas que simplificam a minha cozinha


Quase todos temos pequenos truques, métodos ou utensílios que nos ajudam no nosso dia-a-dia na cozinha. Eu não era capaz de passar sem estas 10 coisas que estão sempre presentes na minha cozinha. Aqui ficam os meus pequenos “truques” para todos os dias!

1 – Massa de Alho : de compra ou feita em casa. É apenas alho esmagado com um pouco de sal que, na hora de fazer um refogado ou temperar uma carne poupam tempo por vezes precioso em descascar e picar dentes de alho. Tenho sempre um frasquinho no frigorífico.

2 –Ralador Microplane: Farta de ralar casca de citrinos (ou alho ou gengibre) e ficar com aquilo tudo agarrado ao ralador, nada melhor do que investir num artigo de qualidade. Um ralador microplane pode não ser muito barato, mas dura uma vida, é realmente eficaz e rápido de utilizar e aproveita ao máximo toda a casca dos citrinos para alem de ser perfeito para ralar alho ou gengibre em vez de o picar.

3 – Taça de desperdício: De cada vez que começo a cozinhar, tenho uma taça grande ao meu lado onde coloco todo o lixo e desperdício que vou fazendo quando estou a cozinhar: uma lata vazia, as cascas de ovos, as cascas da cenoura…. Assim não há lixo dentro do lava louças misturado com a louça que se vai sujando, e parecendo que não a cozinha parece logo muito mais arrumada. Quando acabo de cozinhar basta deitar fora (e reciclar) o lixo que está na taça.

5 – Tábua de cozinha sempre à mão: Não há quem não tenha tábuas de cozinha para cortar os mais variados ingredientes. Mas o que é ainda mais eficaz é termos um tábua sempre na banca da cozinha, daquelas que se adaptam a qualquer bancada. A minha é de bambu e está na banca ao lado do fogão sempre pronta a usar.

6 – Robot de Cozinha: Um simples robot de cozinha é realmente uma ajuda importante. Para cortar e ralar alimentos, para ajudar a fazer massas e biscoitos, triturar molhos ou fruta. (Quem vê o programa do Jamie Oliver “30 minute meals” facilmente percebe o que quero dizer – aprendi a usar o meu robot para massa de quiches e bolachas com ele há já muitos anos.)

7 – Margarina líquida: Apesar de não usar muitas vezes no meu frigorífico há sempre uma garrafinha de margarina líquida. Porque em tantas receitas é apenas para juntar 1 colher de sopa de margarina derretida e estar a sujar louça e desperdiçar tempo a derreter um nico de margarina ou manteiga. Basta abrir a garrafinha, e já está. (E antes de existirem os óleos em spray para untar formas de bolos, e como eu nunca gostei de fazer esta tarefa, usava sempre um esguicho de margarina derretida na forma que depois untava com um pincel de silicone. Mais rápido e eficaz era impossível)

8 – Óleo em Spray: A melhor invenção para untar formas de bolos. Rápido e sem ficar com as mãos todas gordurosas. Também eficaz para untar rapidamente uma frigideira para fazer uma omelete, por exemplo.

9 – Chapa de “grelhar”: Porque aquece num instante e tanto dá para “grelhar” peixe como carne, fazer ovos estrelados sem gordura, fazer várias pequenas panquecas ao mesmo tempo, para “grelhar” legumes, torrar pão para bruchetas ou tapas. O mesmo resultado é possível com uma grande frigideira anti-aderente.

10 – Molhos, Especiarias e Ervas Frescas: A primeira prateleira do meu frigorífico está carregada de molho e temperos – mostarda em grão, massa de pimentão, chutneys, achar, tahini, compotas, massa de alho, molho de ostra, teriaki, sweet chilli, ketchup… Pode parecer um exagero, mas são estas pequenas coisas que permitem cozinhar sempre coisas um pouco diferentes usando os ingredientes base de sempre, e como têm uma validade alargada duram imenso tempo no frigorífico. Uma boa variedade de especiarias disponíveis e de ervas frescas permite também criar rapidamente sabores novos e uma refeição saborosa para todos.

22 comentários:

  1. gostei apesar de não saber que ralador é esse. O que tem de especial?
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Em algumas coisas somos bastantes parecidas: pasta de alho e de gengibre não podem faltar, a prateleira do frigorifico com os molhos também existe cá em casa, a taça de desperdício (eu uso uma saquinha de plástico que venha com os legumes) e as tábuas disponíveis, a margarina liquida, o robot de cozinha e uma frigideira grande que serve de placa de grelhar...

    ResponderEliminar
  3. bem... eu o lixo tenho-o debaixo da pia e é só puxa-lo pra fora e vou deitando o lixo directamente consuanto tenho... Esses molhos e especiaris e ervas, bem... confesso que so tenho maionese e ketchup... sou fraca cozinheira!
    Mas gostei das dicas, tudo é bom pra nos orientar.
    Bjinhos
    Marlene
    http://donadecasadesajeitada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. que ralador é esse de que fala?
    Leonor

    ResponderEliminar
  5. Margarinas liquidas e oleos em spray dispenso :) De resto, são boas dicas!

    ResponderEliminar
  6. Gosto bastante de usar a chapa de grelhar.

    ResponderEliminar
  7. Cada Cozinheira com seus "truques", não é? Gostei de conhecer os teus e são muito semelhantes aos meus. Eu tenho sempre alhos descascados numa caixinha hermética (da Tuperware) no frigorífico, ou num frasquinho, pois mantém totalmente o seu aroma. Quando éramos 4 em casa e eu trabalhava fora, também fazia a minha massa de alho que ficava muito mais barata do que a de compra. Também gosto de ter sempre pronto o tempero para assados e grelhados (Mistura de especiarias da Martha Stwart)e o Molho de Tomate de conserva para o ano inteiro. Nem sempre consigo comentar, mas aqui da aldeia é mais fácil (o portátil não me "censura"). Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Identifiquei-me imenso... também gosto de ter as massas de alho e pimentão, as ervas aromáticas, o recipiente para o desperdício, a tábua de bambu, etc... Não tenho o robot, mas é uma futura aquisição e o ralador já o vi e não sabia que era realmente bom. Vou comprar!
    Obrigada pela partilha de dicas sempre excepcionais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este blog está nos meus fav como não podia deixar de ser :) Excelentes dicas, umas adequam-se mais que outras para mim, mas sempre 5*. Gostava que colocasses umas receitas de molhos, especiarias caseiras para termos prontas no frigo. Essa é a única coisa que sou leiga ainda...embora use algumas especiarias há outras que preciso de outro tipo de conhecimento para me aventurar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ola joana. Sou uma viciada no seu blog. Passo cá sempre para ver se há post´s novos e ando sempre a falar de si às minhas colegas de trabalho. Admiro muito a sua dedicação pela cozinha e não só, como organizar o tempo.
    Bem, eu tenho uma dúvida. Fiz compota de ameixa, só que coloquei em frascos grandes. Só que o doce ficou tão bom que toda a gente quer. Posso abrir o frasco e colocar em frascos pequenos ou vou estragar o doce assim???
    Espero pela resposta anciosamente. Obrigada =)

    ResponderEliminar
  11. Ótimas sugestões!!
    Já agora, como é que se faz a pasta de alho, com que quantidades?A margarina liquida é "caseira" ou de compra? Qual é a chapa de grelhar?Também não conheço esse ralador, quando puder pode colocar uma foto!:-)
    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Sou mais uma que não percebeu que ralador caro é esse.

    ResponderEliminar
  13. Onde se pode adquirir esse ralador?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Ola Joana, obrigada pelas suas dicas. Fiquei com vontade de ter um ralador desses, mas estive a ver na Net e não vi onde o adquirir em Portugal, só mandando vir. Será que me pode informar onde o posso comprar?
    Virgília Vieira

    ResponderEliminar
  15. Aprecio muito a forma como apresenta as suas dicas, uma boa organização também faz o sucesso na cozinha! Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Que excelentes dicas, para ajudar diáriamente na nossa cozinha, nos nossos cozinhados,...
    Beijinhos
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. O ralador de que falo - Microplane - poderá ser encontrado em algumas lojas especializadas em Portugal.
    Já os vi há venda no Corte Inglês, por exemplo, mas reconheço que não são fáceis de encontrar.
    Os meus foram encomendados através da amazon.

    Espero ter ajudado,
    Joana

    ResponderEliminar
  18. Excelentes dicas eu também sigo grande parte das que enumeras.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito das suas dicas! Adoro também usar a massa de alho! Poupa-se tanto tempo e evita o cheiro à alho nas mãos..!

    ResponderEliminar
  20. Alguns dos truques indispensáveis já conheço,mas de facto também não conheço o ralador...
    De qualquer forma aproveito para informar que acho o blog muito interessante e com dicas muito úteis.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar