terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

Ementa Semanal para a Próxima Semana #13

Uma ementa que chega um pouco atrasada esta semana...

Segunda-feira, dia 30 de Janeiro:
Jantar: Ovos Verdes
Terça-feira, dia 31 de Janeiro:
Jantar: Rolinhos de Peru com Espargos Verdes
Quarta-feira, dia 1 de Fevereiro:
Jantar: Bacalhau Gratinado com Espinafres
Quinta-feira, dia 2 de Fevereiro:
Jantar: Frango Assado com Laranja e Salva
Sexta-feira, dia 3 de Fevereiro:
Jantar: Espetadinhas de Lulas e Bacon
Bolo para o fim de semana:  Queques de Laranja
Sábado, dia 4 de Fevereiro:
Almoço: Dourada Assada com Alho Francês
Jantar: Estufado de Carne e Legumes no Forno
Domingo, dia 5 de Fevereiro:
Almoço: Rolo de Carne com Maçã
Sobremesa: Tarte de Maçã da Barbara
Jantar: Creme de Alho Francês
             Tostas de Mozarella, Tomate e Rucula

Bom Apetite!

quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

Remendar, coser e voltar a usar...

 O M. não faz a barba todos os dias. O que acontece é que a barba de 2 ou 3 dias começa a desfazer os colarinhos das camisas mais antigas, que, apesar de ainda estarem em perfeitas condições ficam com ar desmazelado. E ninguém gosta de parecer desmazelado, porque além de não haver necessidade disso também é preciso vestirmo-nos de acordo com o que fazemos e as posições laborais que ocupamos. Mas  não me parece bem que camisas ainda em óptimas condições sejam postas de lado. Cá em casa as camisa do M. levam um tratamento "à antiga" e os colarinhos são descosidos e virados ao contrário. E voltam-se a coser ficando as camisas novamente com ar de novas.
E além das camisas, as meias onde aparece de vez em quando um buraquinho são cosidas e por vezes passajadas. E as calças de ganga (tanto as minhas como as dele) quando começam a ficar gastas entre pernas levam reforços no seu interior para durarem um pouco mais. E não são poucas as vezes que as minhas amigas quase se riem de mim quando lhes falo deste "remendar e coser". Porque acham que isso é coisa do antigamente.
Pessoalmente acho que estamos apenas a prolongar a vida de algumas peças de roupa em óptimo estado e que apenas precisam de uns pequenos retoques. Podem depois não dar para usar em grandes ocasiões, mas para pequenas saídas ao fim de semana, ir ao super mercado, para levar para o trabalho (desde que não tenha um dress code muito exigente e dependendo das profissões) continuam ainda perfeitas para durar mais uma temporada. Claro que nem tudo dá para remendar e usar, mas há coisas que vale a pena.

E além das calças, das camisas e das meias, muitas outras coisas podem ser "remendadas":

- Virar colarinhos de camisas coçados
- Reforçar calças de ganga entre-pernas
- Joelheiras nas calças dos miúdos que ficaram rasgadas num jogo de futebol.
- Cotoveleiras em camisolas de qualidade mais ligeiramente coçadas por causa da fricção das secretárias  -  - Aproveitar toalhas velhas para fazer pegas de cozinha ou individuais.
- Toalhas de banho antigas para babetes de criança ou toalhitas multiusos com um viés bonito.
- Calças curtas em calções
- Lençois velhos em sacos para guardar sapatos ou carteiras ou ainda em saquinhas de alfazema para oferecer no natal ou em aniversários

Tal como diz a minha avó "Remenda o teu pano e dura pro ano. Volta a remendar e mais vai durar".

domingo, 15 de Janeiro de 2012

Ementa Semanal para a Proxima Semana #12

E para esta semana aqui fica mais uma sugestão.

Segunda-feira, dia 16 de Janeiro:
Jantar: Quiche de Alho Francês
Terça-feira, dia 17 de Janeiro:
Jantar: Bacalhau à Portuguesa
Quarta-feira, dia 18 de Janeiro:
Jantar: Chop Chuey de Porco
Quinta-feira, dia 19 de Janeiro:
Jantar: Fusilli com Molho de Atum
Sexta-feira, dia 20 de Janeiro:
Jantar: Peito de Frango à Costa do Sol
Bolo para o fim de semana: Bolo de Claras com Amêndoas
Sábado, dia 21 de Janeiro:
Almoço: Lentilhas com Ovos Escalfados
Jantar: Arroz de Galinha à Antiga
Domingo, dia 22 de Janeiro:
Almoço: Lombo Assado com Ananás
Sobremesa: Mousse de Morango
Jantar: Creme de Legumes com Hortelã
           Croissants de Legumes e Queijo

Bom Apetite!

quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

Saber o que comprar nos Saldos

A época dos saldos já começou. E por aqui aproveitou-se, como habitualmente, para comprar algumas coisas necessárias.
Dei volta às gavetas da roupa interior e retirei a que já não estava em condições. E assim aproveitei para depois renovar o stock a menos de metade do preço habitual.
É também uma boa altura para dar uma volta no calçado e em roupas de inverno e ver o que já não está em condições e não usamos e averiguar se é necessário comprar alguma coisa de novo. Sim, averiguar, pois não vale a pena comprar apenas por comprar, apenas porque são os saldos ou porque está mais barato. Eu fiz uma pequena lista, apenas com três ou quatro coisas de que estou a precisar, mas na verdade não vi ainda nada daquilo que preciso.
Aproveito ainda esta altura de saldos para comprar alguns presentes. E aí sim, comprei bastantes coisas lindas a preços mais simpáticos. Munida da lista de aniversário que actualizei logo no início do ano (que é uma simples folha de exel com o nome e datas de aniversários dos amigos e familiares e o respectivo orçamento individual para prendas) lá andei de loja em loja e para muitos aniversários já ficou a coisa resolvida. Por causa dos talões de troca e dos prazos, compro coisas que acabam por não necessitar de ser trocadas como conjuntos de cremes para as senhoras, coisas para a casa como toalhas, runner e outros utensílios, mantinhas e toalhas para os bébés que vão nascer, e, se conhecerem bem os gosto e tamanhos de alguns amigos e familiares, T-shirts, gravatas, objectos mais decorativos e afins.  O mais que posso fazer, caso queiram, trocar e posso dizer que, por enquanto, nunca aconteceu,  é dizer que depois compro outra coisa. E como não dou prendas destas a estranhos estou perfeitamente à vontade para dizer que comprei nos saldos e não tenho talão de troca - quando é esse o caso.
Outra coisa que faço é comprar algumas coisas que gosto e bastante generalistas como cremes, bolsinhas ou velas que são uma optima prenda para quase qualquer pessoa e que costumo ter em casa de reserva em caso de um aniversário inesperado.
Ainda em épocas de saldos começo a procurar cestos, caixas ou outras embalagens económicas para os cabazes de natal. Coisas em fim de stock, restos do natal e conseguem-se algumas coisas a preços muito acessíveis para se começarem a guardar e organizar.
Os saldos podem mesmo ser uma boa altura para compras e, caso possam, é uma questão de aproveitarem.

terça-feira, 10 de Janeiro de 2012

Aprovisionar como a formiguinha...

Certamente que todos conhecem a história da cigarra e da formiga. Enquanto a cigarra cantava e aproveitava o sol e o calor,  a formiga ia aprovisionando para o inverno rigoroso. A cigarra desdenhava e fazia pouco da formiga, mas quando o inverno chegou, a formiga pode desfrutar do que tinha conseguido guardar enquanto a cigarra passava fome e frio. Não quero fazer aqui nenhuma análise mais profunda acerca dos hábitos de algumas "cigarras" e de outras "formigas", mas esta fábula poderá servir de exemplo a algumas pessoas. (Não vale a pena é falar na falta de solidariedade da formiga...)
Por estes dias estive cá em casa numa de "aprovisionamento". Uma abóbora que cá estava desde Outubro foi finalmente aberta e cortada em muitos pedaços. Houve sacos para congelar que a reserva guardada anteriormente estava já a chegar ao fim. Fiz sopa para a semana e ainda uns quantos frascos de compota.
Não tarda nada é época de requeijões deliciosos, e nada melhor para uma sobremesa ou entrada do que acompanhá-los com uma compota de abóbora e laranja.
Além da abóbora, aproveitei uma ida às compras e aos populares descontos para "aprovisionar" um pouco mais a despensa. Há que fazer um pouco como a formiga e aproveitar estas oportunidades. Principalmente para depois também podermos fazer de cigarra e não desperdiçar as coisas boas da vida!

sexta-feira, 6 de Janeiro de 2012

Ementa Semanal para a Próxima Semana #11

E neste novo ano, recomeçam as sugestões das ementas semanais.

Segunda-feira, dia 9 de Janeiro:
Jantar: Lombos de Pescada com Molho de Espinafres
Terça-feira, dia 10 de Janeiro:
Jantar: Massa no Forno com Tomate e Mozarella
Quarta-feira, dia 11 de Janeiro:
Jantar: Rolos de Bacalhau com Risoto de Tomate
Quinta-feira, dia 12 de Janeiro:
Jantar: Caçarola de Frango com Vegetais
Sexta-feira, dia 13 de Janeiro:
Jantar: Filetes com legumes no forno
Bolo para o fim de semana: Muffins de Cenoura com Cobertura de Chocolate
Sábado, dia 14 de Janeiro
Almoço: Ovos de Caril
Jantar: Porco com Couscous
Domingo, dia 15 de Janeiro:
Almoço: Feijoada Aldrabada
Sobremesa: Mousse de Limão com Romã
Jantar: Creme de Courgete com Coentros
             Mini Quiches de Espargos e Cogumelos

Bom Apetite!

quarta-feira, 4 de Janeiro de 2012

Preparar o novo ano!

De cada vez que um novo ano chega, há algumas tarefas que têm de ser cumpridas, como se de um ritual se tratasse. É altura de estabelecer uma lista de objectivos, de actualizar listas de aniversários e de abrir uma nova folha para as despesas mensais
É também altura de analisar o ano que passou. Ao olhar para os objectivos de 2011 (e estou a falar de objectivos realistas e ao alcance da maioria das pessoas) apenas 3 ficaram por cumprir. Curiosamente fazem todos também parte dos objectivos para este ano. Na lista de aniversários acrescento nomes (nasceram muitos sobrinhos!) e vejo o valor que gastámos em prendas durante o ano, e na folha de despesas mensais de 2011 analiso os gastos gerais. Acho que não estivemos mal, mas há coisas em que provavelmente poderia ter gasto menos.
As novas folhas estão actualizadas. A nova agenda pronta a ser preenchida com coisas a fazer, listas de tarefas e ementas semanais. Os objectivos para 2012 já estão estabelecidos e espera-se que se concretizem - o que deveria ser simples, pois são objectivos que dependem quase e só inteiramente de mim, como eu acho que as listas de objectivos devem ser.
Acho que está tudo a postos para o novo ano!