sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bolos de Aniversários Infantis: O bolo dos piratas

Recentemente o mais afilhado mais novo, o Tiago, fez 5 anos. E como é habito – e como tenho feito todos os anos desde que ele nasceu – o bolo de aniversário foi feito pela madrinha. Este ano o pedido começou com um bolo do Homem Aranha, mas acabou com um pedido de um Bolo dos Piratas. Do mal o menos.
O difícil da questão é que esta madrinha, apesar de até de desenrascar a fazer bolos, não sabe fazer bolos de cake design com pastas de açúcar e afins, portanto tem de puxar pela imaginação e ver o que consegue fazer para satisfazer as vontades do lindo afilhado.
O que vos deixo é uma ideia de como fazer um bolo de aniversário “caseiro”, mas que agrade aos miúdos. Apesar de simples, o Bolo dos Piratas fez sucesso – principalmente por causa do tesouro – e estávamos a ver que o bolo não chegava aos “Parabéns” inteiro.
A ideia aqui foi para os Piratas, mas facilmente o fazer ser do tema favorito de qualquer criança.
Neste caso fiz um simples bolo de iogurte, mas podia ser um bolo de laranja ou chocolate, e cortei ao meio.
Fiz um creme de pasteleiro – mas podiam ser natas batidas ou mousse de chocolate - e recheie o bolo com metade do creme, e juntei ainda umas rodelas de ananás aos pedaços. Cobri depois com a outra metade do bolo e cobri tudo com o restante creme de pasteleiro, laterias incluídas. À voltado bolo coloquei bolachas – que colaram ao bolo por causa do creme, mas em vez de bolachas podem usar chocolates, kit-kat….
Para a decoração, imprimi umas imagens alusivas aos piratas que retirei da internet e que colei em palitos de espetadas (facilmente imprimem as imagens que quiserem e satisfazem o motivo escolhido pelos miúdos). E para dar o toque final ao bolo, preparei o tesouro dos piratas: uma arca de madeira comprada num bazar chinês, e umas moedas de chocolate à venda em qualquer supermercado. A imitar a areia, bolacha maria ralada. ( Aqui também é fácil de improvisar: animais de plástico, miniaturas de bonecos, ….etc.)
E assim se fez um simples bolo que o Tiago adorou porque tinha o tesouro dos piratas.
Às vezes não é preciso muito para deixar os miúdos felizes….

9 comentários:

  1. Ficou muito giro! Parece-me que a única dificuldade está mesmo em fazer com que ninguém roube o tesouro, que aquelas moedas de chocolate são uma tentação!

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bonito. Muitos parabéns pela criatividade! E pela vontade. :)

    ResponderEliminar
  3. Joana, passados tantos anos a ler o seu blog, continua a surpreender-me! Nota-se que tudo o que faz é de coração aberto, com boa vontade e empenho e por isso tudo brilha!
    Tudo simples, sem pretensões e verdadeiro!
    Continue assim: igual a si mesma!
    Parabéns!
    Vanessa

    ResponderEliminar
  4. Oh Joana! Ficou um máximo! Mesmo mesmo!

    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Joana, ficou amoroso!!!
    Que sorte que esse pequenino tem em ter uma madrinha tão prendada!
    Parabéns pela criatividade!

    ResponderEliminar
  6. Adorei !!!
    Simples mas muito elucidativo, e de sabor então deve de estar do melhor :)
    Parabéns,
    Beijinhos,
    Bilocas :)

    ResponderEliminar
  7. Oh que engraçado! Simples mas ao mesmo tempo TÃO giro! :)

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo o bolo com a decoração feita por voçês. alem de que sabem o que comeram. Parabêns ao Tiago.

    ResponderEliminar