quarta-feira, 3 de junho de 2015

Organizar as Especiarias


Já vos tinha dito que andava numa de organizar, arrumar e destralhar. Divisão a divisão, pouco a pouco, as coisas vão-se compondo. Claro que a divisão que tem sempre mais que organizar é a cozinha. Depois de arrumar e organizar a estante dos livros e revistas de culinária, foi a vez de tratar do continuo das especiarias que estava uma confusão pegada.
Uma regra que considero essencial é ter as especiarias mesmo ao lado do fogão e do local onde cozinhamos, e isso sempre tive. O que acontece, é que aquele amontoado de frascos e frasquinhos (e tenho realmente muitas especiarias) estava caótico.
Já usei vários métodos para manter as coisas organizadas e simples de usar, mas nunca nenhum foi totalmente satisfatório, por um ou outro motivo. 
Aquelas prateleiras suspensas para especiarias são para mim pouco práticas, porque não são suficientemente grandes para todos os meus frascos. Ainda menos aquelas bases giratórias com frasquinhos que, além de ocuparem espaço essencial de banca, também nunca têm frascos suficientes para a minha “coleção”.
Outro problema que costumo ter, e acredito que a maioria de vós, é quando comprar as especiarias em saquinhos, e as colocam nos frasquinhos de vidro - ou até reutilizam frasquinhos de outras especiarias, as tampas acabam por nem sempre vedar bem, muitas até ficam abertas e as especiarias estragam-se e perdem o aroma muito rapidamente.
Depois, há ainda a questão de um frasco de cada raça, uma tampa de cada cor, e a dificuldade em por vezes saber o que temos lá dentro, ou porque as etiquetas com o nome da especiaria no sítio onde agarramos muitas vezes com as mãos sujas, acabam por desaparecer, ou porque não escrevemos nada e passado uns dias nem sabemos o que temos lá dentro.
Outro enorme problema é a pequena abertura da maioria dos frascos, que não permite que uma colher de chá ou até de café entre dentro do frasco, e que dificulta o uso da especiaria, quando necessitamos de 1 colher ou meia colher disto ou daquilo. Nem sempre queremos apenas polvilhar uma pitada…
Claro que estes “problemas” não são de todos, mas eram, por vezes, um problema para mim.


Andei portanto a tentar encontrar uma solução que me permitisse ultrapassar a maioria destes problemas - senão todos - e acho que descobri, personalizando a minha “prateleira das especiarias”.
Um projecto de duas horas que apenas necessitou de 36 frasquinhos, folhas de papel autocolante, etiquetas personalizadas e uma tesoura.
Depois de alguma procura, em buscas de frascos a preços decentes, acabei por recorrer (mais uma vez) à loja chinesa aqui perto de casa onde comprei estes frascos pequenos a 0,6€ cada. Não são frascos convencionais de especiarias - são frascos pequenos de compotas, redondos - mas servem dois dos meus propósitos. Têm a boca suficientemente larga para entrar uma colher, e têm uma tampa de metal que veda bem, não deixando as especiarias perder o seu aroma e sabor, para além de se poderem encher as vezes que se quiserem…
Depois das especiarias transferidas para os novos frascos, foi a vez de fazer etiquetas com o nome de cada uma delas.


Mais uma vez o site  http://blog.worldlabel.com onde se podem imprimir etiquetas gratuitamente, que ainda por cima são editáveis facilitou esta tarefa. Depois das etiquetas feitas e impressas bastou recortar e colar. (As etiquetas que eu escolhi são estas : http://blog.worldlabel.com/2015/pantry-spice-jar-labels-for-your-spring-redo.html)
O facto de colar as etiquetas nas tampas dos frascos torna mais difícil estragar as etiquetas, uma vez que as mãos sujas não mexem na parte superior tão facilmente. Além disso as etiquetas são personalizáveis e adaptam-se a todas as vossas especiarias, e basta trocar as etiquetas para poderem encher os frascos com outra coisa qualquer.
Como decidi guardar os frascos numa gaveta - a 1º gaveta mesmo ao lado do fogão e do local onde cozinho - lembram-se de vos dizer como achava isso essencial? - o facto de as etiquetas estarem coladas nas tampas dos frascos, torna a tarefa de os identificar e procurar muito mais simples, uma vez que, assim que abro a gaveta, consigo visualizar todas as especiarias e ervas secas à minha disposição - e isso também era para mim essencial.
A tampa do frasco, onde colei as etiquetas, não é propriamente o mais conveniente se decidirem empilhar frascos, ou guardá-los numa prateleira, mas aí aconselho-vos a procurarem outro tipo de frascos. Claro que o número de especiarias que usam, dita o tipo de organização que devem ter, e que melhor se adapte para vocês.
Pessoalmente adoro o resultado final e tenho achado muito, muito prático.

E vocês como organizam as vossas especiarias? Também estão a precisar de procurar uma solução que mais vos convenha?

12 comentários:

  1. Também eu ando numa de "destralhar" e também comecei divisão a divisão: primeiro foi o escritório, e já só me falta um pequeno cantinho onde estão as coisas que vou decidir dar/deitar fora. No quarto fico sempre com o drama do roupeiro, que por mais que retire roupa, há sempre muita que fica para trás, mas lá chegarei e será ainda durante este mês: vai ser uma verdadeira razia!
    A sala já sofreu esta intervenção e os WC's também (os armários estão todos organizadinhos que até dá vontade de os ter abertos, não fosse o pó que se acumulava!)
    E sim, falta a cozinha, que é de facto a parte mais dramática. As especiarias nem são o maior dos meus problemas, porque apesar de ter muitas e em frascos todos diferentes, está tudo numa gaveta, com umas etiquetas nas tampas (as minhas etiquetas são mais rusticas: fita cola de papel com o nome escrito a caneta preta!). Neste momento o meu drama é livrar-me de coisas que não preciso mesmo (será que existem???) e organizar de forma funcional as prateleiras das sementes, frutos secos, super-alimentos, cereais em grão, farinhas e outras mercearias secas. Claro que ficava tudo muito melhor se eu tivesse um móvel dispenseiro com gavetas altas, mas enquanto isso não acontece, tenho que encontrar uma forma prática de tirar um frasco sem que venham outros 5 atrás :(

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa também se guardam as especiarias em frascos, alguns parecidos a esses, outros da Ikea. Nenhum tem etiqueta porque não usamos tantas especiarias e as que usamos conhecemos bem! Ah e estão guardados num armário mesmo ao lado do fogão. Não somos fãs de suportes e afins...
    Gostei bastante do resultado, ficaram amorosos e muito práticos de utilizar! ;)
    Cris

    ResponderEliminar
  3. Gostei do seu resultado final Joana, também tenho um pequenos problema com as especiarias quem sabe um método a utilizar.
    Muito obrigada por mais uma dica muito útil, continue Joana , bjs PA si e pós seus filhotes, eu tenho um filhote 3 meses mais velho que o seu ze Maria
    Ass Maria

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma boa ideia, prática e funcional! Apesar de estarem um pouco desorganizadas, algumas em frascos iguais aos da fotografia (os meus preferidos para as compotas), estão num armário próximo do fogão, parece um aparador, debaixo da janela da cozinha. Os móveis da cozinha são antigos e tenho poucas gavetas. Talvez adapte para o que existe, ou então fica para quando tiver oportunidade de remodelar a cozinha. Gostei do resultado desta "remodelação". Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. joana, adoro a tua ideia. tenho uma situação semelhante, apenas com a diferença de ter as especiarias organizadas por ordem alfabética. parece um exagero, mas é mais fácil de procurar e de facilitar o trabalho a quem, de vez em quando, por cá cozinha (marido, sogra, mãe...).
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Adorei o resultado final, cá em casa somos fãs de especiarias, tenho uns 30 frascos a maior parte deles herméticos, outros não, que precisam de ser renovados, estão todos marcados mas a ideia da etiqueta éfantástica, vou aderir, bem como para os outros frascos, sim, porque eu tenho a mania de guardar os frascos todos e depois utilizu-os para armazenar coisas. Gostava de ter uma gaveta disponivel, mas não tenho, a minha cozinha tem muita arrumação, mas tem uma banca pequenina, então ando sempre às voltas com o espaço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que bela solução Joana. E ficou bem bonito :)
    Eu também tenho procurado esse tipo de frascos para outros projetos, mas nem nos chineses tenho encontrado. Também sou de Coimbra - será que me pode dizer em que loja comprou? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Uau, ficou o máximo! Infelizmente ñ tenho chance de fazer o mesmo q tu, pq as gavetas ao lado do fogão têm outras coisas importantes, tal como talheres e as bases para as panelas... A mh cozinha é das 'antigas', isto é, gavetas pc largas... Porém, as especiarias cá em casa encontram-se no armário por cima, mesmo ao lado do fogão :) Às xs tb perco algum tempo a verificar os frascos, mas tenho menos de metade das tuas especiarias, hehe :) Mas vou reter as tuas dicas em relação à etiquetagem e aos links, claro :) Bjinhos e thanks!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Por acaso gosto da ideia das especiarias ao lado do fogão, na gaveta (não apanham luz e assim ficam mais protegidas; mas depois não sei onde colocava as tampas das panelas.
    Neste momento as especiarias estão num cesto cujo suporte está suspenso a parede num varão, mas está a rebentar pelas costuras...
    Em relação aos frasquinhos nem precisava de comprar, pois tenho muitos iguais a esses que guardei mas com a tampa preta ou dourada.
    Mas está muito práctico, sem dúvida!...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  10. As minhas estão na despensa. Aproveito frascos de tudo para guardar as minhas especiarias e costumo etiquetá-las com uma fita-cola ou etiqueta escrita a lápis, na tampa. Como me trazem muitas especiarias de fora, em tamanho gigante (meio quilo de caril, um quilo de açafrão das Índias, de chilli, etc) essas costumo pôr naqueles frascos de conservas de vidro com fechos de arame. Só esses conseguem levar toda a quantidade. As outras estão nos mais pequenos e gosto da sua variedade, de serem todos diferentes (também não gosto de mobílias completas, gosto de uma coisa de cada nação, deve ser por isso :) )
    Mas esta tua arrumação ficou mesmo bem, até dá gosto!.

    ResponderEliminar
  11. Uma excelente ideia para gaveta. As minhas estão numa prateleira na bancada ao lado do fogão, estes frascos não davam tanto jeito. Mas tenho pensado em organizar as especiarias para que os frascos sejam os mais parecidos possível. Mas gosto dos frascos estreitos e altos de compra. Recarrego-os sempre porque compro as especiarias a peso e uso os buraquinhos da tampa ou uma colher comprida "de galão" quando quero usar mais do que a pitada. ;)
    Mas tenho de lhes dar a volta porque os de caril, açafrão ou garam masala, por exemplo, estão em frascos maiores é um cada nação.
    O destralhamento e organização vão também passar por aquele cantinho ainda este Verão. ;)
    Beijinho de boa semana
    Sofia

    ResponderEliminar
  12. ola, onde encontra as folhas autocolantes?

    ResponderEliminar