quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mudar de Casa


A minha ausência dos últimos dias prende-se exatamente com uma mudança de casa.
A família cresce, mas a casa não estica e se para três já sentíamos alguma necessidade de espaço, com o quarto elemento a caminho, mudar de casa era também um projeto a curto tempo.
E assim foi. Com a vinda do António uma nova casa. 4 meses de obras e a mudança.
E mudar de casa nem sempre é fácil, principalmente quando se carrega uma barriga de quase 30 semanas e nos fazemos acompanhar de outra criança ainda pequena. Mas com calma e aos pouco lá conseguimos, e estamos finalmente na nova casa.
Acho que percebem agora, todos os posts e textos que por aqui passaram acerca de arrumação, e organização. Era o início de todo este processo. E talvez por isso, gostaria de deixar aqui algumas ideias - que para mim foram muito importantes - de como nos podemos organizar melhor ao mudar de casa.

Não leve o que não necessita:
As arrumações ao mudar de casa não são muito diferentes das arrumações normais que fazemos. A diferença é que temos de empacotar e depois desempacotar tudo. Mas a ideia principal é ao arrumar, separar as coisas que não queremos, não usamos, não gostamos ou que estão estragadas. Acho que se torna mais simples separar e levar para a nova casa apenas o que vamos usar, e não “lixo” de que não precisamos.
E isto é válido para tudo o que se arruma - as roupas, o calçado, a roupa de casa, as louças, os tachos as panelas e até os artigos decorativos e alguns móveis.
Por aqui tudo foi separado. O que era lixo. O que podia ser dado a instituições, o que separei para a quermesse dos cunhados. Não levei nada que não quiséssemos usar. Acabei a descobrir coisas que nem me lembrava que tinha e muitas coisas de casa foram dadas para os Vicentinos da minha paróquia, que eu sei que as distribuíram por quem mais precisa. Foi o caso de alguns lençóis, cortinados, roupa e coisas de casa.

Empacote uma divisão de cada vez:
Outra coisa que achei muito mais simples, foi de ir empacotando divisão a divisão. Isto tornou mais simples duas coisas. Perceber o que realmente não necessitava, separar mais facilmente porque tudo estava logo no mesmo lugar, e ter uma noção do espaço e móveis que iria necessitar para arrumar tudo o que estava naquela divisão na casa nova.

Planear a arrumação:
Os meus caixotes cheios de coisas, principalmente os da cozinha, estavam devidamente identificados mas, principalmente eu já sabia para que armário iria cada coisa. Para isto ajuda ter uma foto ou um plano 3D ca cozinha, para que possam planificar como pretendem arrumar tudo, onde ficam os copos, os talheres, os pratos e as panelas. Podem logo tornar a cozinha mais funcional. É que não há nada pior do que arrumar tudo e no fim perceber que afinal os copos não deviam estar ali, e as taças também têm de mudar de lugar. Passam a ser dois ou mais trabalhos.

Leve a roupa nas gavetas:
No caso de cómodas, ou mesas de cabeceiras, depois de separar tudo, não creio que exista necessidade de tirar tudo da gaveta - a não ser que não vá levar os móveis. Se os móveis também estão a ser mudados, retire as gavetas com as roupas e embale-as bem com película aderente (existem uns rolos grandes próprios para o efeito) e assim poupa algum tempo na altura de arrumar.

Separe por divisões:
Ao levar tudo para a nova casa, coloque os caixotes logo no sítio onde os vai desempacotar. Evite acumular tudo numa divisão. Torna-se muito mais difícil conseguir encontrar depois o que necessita e terá de voltar a andar a transportar caixotes de um lado para o outro.

Arrume antes de se mudar - se possível
No nosso caso foi possível, e foi talvez o que tornou a mudança mais calma. Sem pressão para entregar a casa onde vivemos nos últimos anos, tornou-se mais simples fazer uma mudança aos poucos. Todos os dias o Miguel levava um carrego de caixotes e todos os dias se arrumavam essas mesmas coisas. Neste caso, e durante 15 dias tivemos duas casas em “pantanas”, principalmente a nossa antiga casa, mas tudo se tornou mais simples no dia em que efetivamente mudamos, porque tudo estava praticamente arrumado… Apesar de isso significar uma semana sem cómoda, sofá, ou outras coisas que podemos considerar mais essenciais.

Tenha uma divisão para o “caos”:
Todas as pessoas necessitam de ter uma divisão para estar desarrumada. No nosso caso é o escritório. Ainda nem sequer começamos a desfazer os caixotes dos papeis e dos dossiers, dos cabos eletricos e do equipamento electrónico. 

Prepare o essencial:
A cozinha montada e organizada para que possa começar a cozinhar sem se preocupar onde estão as facas ou as tábuas de cozinha.
As suas roupas arrumadas para que se possa vestir e vestir os filhos, caso os tenha sem que para isso repitam a mesmo roupa 2 dias seguidos.
A máquina da roupa a funcionar, assim como os restantes equipamentos essenciais como o frigorífico, o formão ou o forno.
Ter luz, água, gás, televisão por cabo, internet….. 
Pensar que não precisa de ter tudo arrumado numa semana. Uma casa, um lar, é para se ir montando e organizando. Sem pressa, para que tudo sirva os propósitos que quem lá mora.


Mais alguma dica essencial que me tenha esquecido?

10 comentários:

  1. Excelentes dicas. Também vou fazer uma mudança em breve e as dicas vieram mesmo a calhar. Obrigada!

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  2. Boas dicas!
    Apesar de a minha mudança ter sido de casa dos pais para a minha primeira casa, passei por quase todos esses passos!
    Eu também fiz a minha mudança com calma e só me mudei quando estava tudo OK. Por tudo, digo o essencial. Pois passados 2 anos ainda há coisas que desde o início está decidido que é para comprar e ainda não comprei... Como disse, um lar é para se ir montando! Cada ano vamos acrescentando coisas novas!
    Além de tudo, sabe sempre bem ir tendo coisas novas em nossa casa :D

    Muito boa sorte no novo lar e com muita felicidade!!!

    Joana.

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  3. Joana, já tinha deixado um comentário no outro blog mas dp de ler este post fazia sentido comentar novamente.
    Desejo-lhe muitas Felicidades na casa nova, dá muito trabalho fazer uma mudança, mas com todo o seu cuidado e organização imagino que tenha sido mais fácil.
    Muitos beijinhos

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  4. Sempre dicas mt utéis, querida Joana :) Não sei qd mudarei de casa, mas ñ me esquecerei de vir aqui reler qd isso acontecer :) Que sejam tão ou mais felizes nesse novo lar! Bjinhos e td a correr pelo melhor :)

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  5. Acho que não. Foram umas excelentes dicas e que me teriam facilitado muito a vida à 9 anos atrás quando fiz a minha mudança grávida do meu rapaz.

    Beijinhos e felicidades para a nova casa

    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/salema-em-crosta-de-sal-com-salada-de.html

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  6. Olá Joana. Bem vinda de volta. Eu também andei em mudanças de casa, com a diferença que ainda não desocupei a antiga... ando a fazer aos poucos e poucos! Todas as sugestões são óptimas. O que aprendi com a minha mudança foi que destralhar é importante e que convém arrumar com calma, de modo a que as coisas fiquem já operacionais e práticas.
    De nada adianta arrumar tudo à pressa para despachar, porque passado uns dias estamos a arrumar outra vez.

    Obrigada pelas dicas e muitas felicidades para a casa nova :)

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  7. Olá, bem vinda de volta. Mudar de casa não é nada fácil, e quando se muda de casa e de país então nem se fala, que foi o que me aconteceu à 1 ano e meio a trás, grávida de 30 semanas e com uma princesa de 2 anos. Também descobri coisas que já nem imaginava que tinha. Brinquedo então foi o cáus. tamb
    ém empacotei divisão por divisão, mas no meu caso ainda tive de decidir o que ficava em casa dos meus sogros, para posteriormente dar e o que trazia para a Irlanda. Como foi tudo muito rápido e com o meu casamento à mistura tive 15 dias para o fazer. Deixei os móveis todos, pois isso era difícil de trazer, tive a sorte do senhorio mos ter comprado todos.Para ter uma ideia só livros eram 10 caixas, que foram directamente para casa dos meus pais, é o que tenho mais pena de nao ter trazido comigo, por enquanto, pois os planos são para ficar definitivamente. Quando as coisas chegaram à Irlanda, as coisas já foram feitas com mais calma, fui arrumando sem pressas, para não ter depois como disse, de voltar a tirar tudo porque não era funcional, principalmente na cozinha.

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  8. Boa tarde.

    Nós estamos exatamente a passar esta fase, mas com a "nuance" de termos 2 semanas para o fazer. Amanhã vamos assinar a escritura da casa e temos até ao fim do mês para sair daquela onde estamos (que é arrendada). A nova é comprada. Pelo meio, temos o nosso casamento na próxima semana e, para ajudar, andamos ambos a trabalhar, pois só temos férias 3 dias antes do casamento. Bater este nível de stress é complicado. Estou um pouco assustada, mas a esforçar-me para pensar que tudo vai correr bem e que vamos conseguir e construir o nosso "ninho" na fase em que estaremos também a construir a ideia de formarmos a nossa família! :) Agradeço MUITO as dicas, irão ser muito preciosas, estou certa disso! Muitas felicidades desta Joana para a Joana desse lado! ;)

    Joana
    verdevermelho.blogs.sapo.pt

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  9. Excelentes dicas. Mais uma achega: quando mudei de casa numerei cada caixa e coloquei a divisão a que se destinava. Num bloco, numa folha por cada nº de caixa, enunciei todo o seu conteúdo (ex: panela amarela; tampas, pirex rosa, travessa laranja com flores, etc) Isto para tudo, roupa, coisas dos WC's, cozinha. Assim, se por acaso precisasse de alguma coisa em concreto saberia que caixa abrir. Boa sorte para a nova casa e a família ampliada.

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  10. Olá
    Há já algum tempo que acompanho o seu blog...e adoro!!
    Agora que estou com obras na nova casa e a organizar a mudança, voltei a este post para me inspirar...
    Tenho dois meninos com 8 e 10 anos e uma bebé de sete meses. A organização é fundamental!
    Obrigada

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