sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Caldos Caseiros - Como fazer?


Como já aqui disse muitas vezes (e no outro blogue), evito ao máximo tudo o que é processado e/ou feito com ingredientes que não fariam parte da despensa ou frigorífico de minha casa.
Por isso raramente compro caldos de aves ou outros - nem aqueles que se dizem mais naturais - e acabo quase sempre a fazer os meus próprios caldos caseiros, que depois congelo para usar em variadas preparações.
Apesar de já ter feito alguns posts sobre isso há uns tempos, como podem ver aqui (http://economiacadecasa.blogspot.pt/search?q=caldo)
continuam a perguntar-me muitas vezes como o faço, por isso achei pertinente voltar a falar disso.
Faço os caldos caseiros também como uma forma de aproveitamento e de desperdiçar o mínimo possível dos ingredientes que compro ou que me chegam a casa.
O caldo de aves pode ser feito a partir de miúdos de frango, ou simplesmente de quando se coze um frango, pato ou até carne de peru para outras preparações culinárias. Recentemente cozi meio pato para depois corar no forno. E aproveitei a água da cozedura, que tinha aromatizado com sal, ervas aromáticas, cenoura, cebola, cravinho e pimenta. Esse caldo serve para fazer uma canja, por exemplo, como se fosse uma canja de galinha, mas depois de devidamente coado, podem guardar em frascos de vidro - que não devem encher até cima - ou caixas plásticas e congelar. Assim têm caldo sempre à mão para um risotto, um arroz de forno, ou outra preparação culinária que fica sempre enriquecida com estes sabores.
Faço o caldo de legumes aproveitando as aparas das cenouras, courgetes, alho francês… Tempero a gosto com sal, pimenta, louro e ervas aromáticas e deixo ferver. Depois basta coar e guardar.
O mesmo com cabeças de peixe, por exemplo, se comprarem um peixe inteiro tragam sempre a cabeça, mesmo que não gostem de a comer e vão ver o delicioso caldo de peixe que podem fazer com ela. Seja para usar num arroz de marisco ou de peixe, seja apenas para fazer uma simples sopa de peixe.
E para o caldo de camarão, se comprarem camarão cozido basta guardarem as cascas e cabeças depois de os descascarem e colocarem numa panela com um pouco de água e sal. Triturem tudo com a ajuda da varinha mágica e deixem ferver uns 15 minutos em lume brando. Coem depois com um base fitinha (que podem comprar em qualquer farmácia ou parafarmácia) e aí tÊm caldo caseiro de camarão. Se cozerem o camarão em casa aproveitem também essa água de cozedura e voltem depois a colocar as cabeças e as cascas para extrair mais sabor ainda. (O mesmo se comprarem camarão com casca e o utilizarem em cru, podem sempre aproveitar as cascas para um caldo.)
É uma forma mais saudável e natural de conseguirem dar mais sabor aos vossos cozinhados a custo quase zero, porque estão a aproveitar algo que de outra forma ia para o lixo.

Quem também aproveita para fazer caldos caseiros? Algum outro truque ou sugestão que queiram partilhar?

10 comentários:

  1. Aqui aonde moro não é tao facil achar camarão fresco e gostoso.
    Mas sempre que posso experimento receitinhas com camarão. e divino né?
    Eu também tenho um blog, falo sobre beleza, se tiver interesse me faz uma visita ok. www.babyrodrigues.com.br se gostar me segue no facebook é só procurar a minha fan page /blogbabyrodrigues e no instagran @babysrodrigues. Beijos e até mais

    ResponderEliminar
  2. Dicas mt úteis, como sempre :) Cá em casa ñ se compram 'caldos', nem em cubo nem em liquido, tb sou desconfiada desses preparados... Sempre q dá, tb vamos aproveitando alguns caldos p sopa ou arroz de marisco, p. ex. :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa não se fazem caldos, excepto uma canjinha mas também não se usam de compra. É tudo cozinhado ao momento mas sem esses intensificadores de sabor. No entanto estou sempre aberta a novas sugestões... Nada como experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Uso as receitas de caldo da bimby: ficam em pasta, ocupam pouco espaço no frigorífico e vou tirando uma colher sempre que necessito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei e são sem dúvida muito bons !
      Nina :)
      http://onossot4.blogspot.pt/

      Eliminar
  5. Para os caldos de legumes usa as cascas ou só mesmo aparas? E isso contando com o tempo de cozedura, seja a gás ou eléctrico, compensa em relação aos caldos de compra?

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, obrigada pela partilha.
    Já nos segue? Se ainda não, gostávamos muito que se tornasse nossa seguidora para não perder pitada do que vamos publicando: http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    Beijinho e bom fim-de-semana,
    Maçã e Canela

    ResponderEliminar
  7. Sigo o seu blog há pouco tempo, mas já o 'consumi' praticamente de uma ponta à outra! Tenho, no entanto uma questão (não sei se já terá falado disto em algum blog): utiliza algum robot de cozinha como auxiliar? Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. eu adoro o sabor do caldo knorr, tenho que arranjar uma receita caseira :)

    ResponderEliminar
  9. Num workshop da Bimby aprendi que, quando trituramos as cascas e cabeças dos camarões, devemos previamente tirar os olhos para que o fumet não amargue. Um beijinho e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar