sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O nosso cantinho das aromáticas


Uma das coisas boas da nova casa, é o facto de ter um pequeno jardim. Perdemos a nossa varanda onde fazíamos algumas refeições, mas ganhamos um espaço exterior - mais afastado da cozinha - mas com uma churrasqueira e uma zona de refeições, bem como um jardim onde os miúdos vão poder correr e brincar.
Num dos cantos do jardim, está um pequeno canteiro, mesmo ao lado da zona de refeições e onde existiam antes algumas flores (acho eu). Desde o início das obras que reclamei aquele canteiro para uma pequena horta de aromáticas.
Finalmente pusemos esse pequeno projeto em andamento. 
Depois de alguma pesquisa e de conversar com entendidos na matéria, optamos por acabar de encher o canteiro com terra  do próprio jardim - que tínhamos guardado de outras alterações - e de cobrir tudo com plástico preto. O objectivo é manter um canteiro de aromáticas que nos exija o mínimo de manutenção possível. Eu confesso que apesar da boa vontade não sou grande jardineira, e ao Miguel falta-lhe tempo. Já para não falar que com o avanço da gravidez, o santinho das aromáticas foi totalmente preparado por ele apenas com as minhas indicações….



Depois de coberta a terra com o plástico, foi a vez de abrir pequenos buracos onde transplantamos as aromáticas - em alguns casos  - e semeamos outras.
Optei por ter apenas as que uso com alguma frequência, em vez de me dar para semear/plantar tudo e mais algum coisa, Nesta horta de aromáticas há tomilho, tomilho limão, oregãos, hortelã. hortelã chocolate, alecrim, manjericão, manjericão roxo, ceboleta (spring onions), piri-piri  e semeamos depois salsa e coentros. A seu tempo, e como ainda temos espaço quero ainda colocar rúcula selvagem que, apesar de não ser bem uma aromática também me parece fazer sentido colocar por ali.



E para o plástico preto não ficar à vista, e também para não tornar a terra demasiado seca e consequentemente retirar humidade às plantas, cobrimos tudo com casca de pinheiro.
Mais uma vez, algo de manutenção simples, fácil de regar e que evita também a constante manutenção com as ervas daninhas.
O projecto foi bastante simples de concretizar. As aromáticas em planta ou semente encontram-se em qualquer horto ou lojas de bricolage, e também tive algumas que trouxe da minha horta na Terra Fresca (como foi o caso das suas variedades de manjericão e da ceboleta). O plástico e a casca de pinheiro também se encontram facilmente nessas lojas.
Claro que para quem não dispõe de um bocadinho de terra - nem que seja um canteiro - há sempre a alternativa dos vasos. Aliás o tomilho foi transplantado de um vaso que a minha avó que a minha avó me tinha dado e que viveu anos na varanda da nossa antiga casa.

Mais sugestões para hortinhas aromáticas na terra ou em vasos? Também têm? Como fizeram? Que outras aromáticas podem ser interessantes colocar? Contem-me tudo! 

3 comentários:

  1. Para além das aromáticas que referiste, na minha varanda tenho alecrim, que uso imenso nas foccacias e risottos, entre outros. Tenho tb limonete, rúcula e mizuna (dão-se super bem) e manjericão (que juntamente com a menta é sempre dizimado pelas lagartas).

    ResponderEliminar
  2. Esse canteiro ficou super mimosa :) Não tenho canteiro, mas quintal dos meus pais, onde temos algumas ervas aromáticas, juntamente com algumas plantas de frutos vermelhos e outros legumes. Que me lembre temos salsa, hortelã-pimenta, cebolinho e alecrim, mas queria alargar este leque :) Bjinhos e td a correr bem!

    ResponderEliminar
  3. Acho bastante útil termos algumas plantas aromáticas em casa e o cantinho ficou lindíssimo, parabéns.

    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar