quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sofás de Paletes e a Zona “Lounge” do Jardim



Dá imenso jeito ter em casa um marido habilidoso, que gosta de fazer bricolage e que tem paciência para aturar as nossas ideias. Aqui por casa, muitas das coisas que foram sendo feitas ao longo deste (quase, quase )1 ano que  cá estamos, foram feitas por nós. Pendurar quadros, cortinados, prateleiras, espelhos. Pintar mesas e bancos e paredes. Fazer canteiros e até pequenas instalações elétricas para o jardim... Um sem número de coisas que ocupam o nosso tempo livre, e que dão razão a todos os que sempre nos disseram que “uma casa dá muito trabalho”. Dá, mas nós gostamos assim!
Outra das coisas que nós - ou melhor ele -  fizemos, foram sofás de paletes para o nosso “lounge” no jardim. O que anteriormente era um canil de cão e um espaço de arrumo exterior (completamente desaproveitado), foi aproveitado para fazer o que nós agora chamamos de “lounge” uma zona de relax no nosso jardim, que poderá ser utilizada de verão e também em dias mais frios e chuvosos. Para isso deitamos abaixo a parte do canil que tinha rede e um murete, e uniformizamos o chão, colocando depois o mesmo revestimento de tijoleira que já tínhamos. (Não é aquilo que eu escolheria de origem, mas era o que já existia e tentamos manter o estilo!) Para essa pequena obra tivemos a ajuda preciosa do Sr. Lúcio, o nosso encarregado de obras de todo esta aventura de transformar uma casa com 24 anos numa casa à nossa medida (se precisarem contacto dele para obras digam-me - de completa confiança!), mas a pintura das paredes já foi feita por nós (mais uma vez eu não pintei nada, só fui comprar a segunda lata de tinta....)



Depois disso foi decorar o espaço. E para isso nada melhor do que uns sofás de paletes. No nosso caso foi um verdadeiro aproveitamento. As paletes (que tínhamos várias!) foram aproveitadas das entregas de materiais das obras cá em casa e guardámo-las já com esta ideia em mente. 
Cada sofá é feitos com 3 paletes do mesmo tamanho: duas são usadas uma sobre a outra para o assento, e foram depois bem aparafusadas uma a outra. A terceira palete é colocada para formar as costas e mais uma vez aparafusada às restantes. Em 30 minutos fazem os sofás, se tiverem tudo em casa! 
A mesa é uma só palete na qual colocamos 4 rodas, uma em cada extremidade (de preferência com travão, senão têm a mesa a andar por tudo e por nada!) Também vi mesas sem rodas, feitas com 2 paletes sobrepostas e com um vidro por cima, mas pessoalmente prefiro esta versão.
Numa pesquisa pelo google e youtube, podem ver muitas sugestões de sofas de paletes e muitas outras coisas feitas com paletes, bem como um passo a passo de como os fazer, para quem se entende melhor visualmente do que com a minha explicação.
Depois tivemos sorte. Os colchões que formam as bases dos sofás foram um aproveitamento de uns colchões que eram mesmo à medida e que tinham sobrado de umas obras, mas conseguem comprar almofadões já próprios para o efeito, em lojas de artigos de cada e jardim. As almofadas decorativas vieram do IKEA (where else!) mas encontram facilmente em qualquer loja de artigos de casa e jardim.
O resto da “decoração” fomos usando o que já cá tínhamos. Lanternas e velas decorativas, vasos com plantas que vieram da casa antiga, e um pote que herdei de casa da avó e que gosto bastante de ver ali, apesar de ter algumas ideias para o finalizar melhor, como colocar um vidro e arranjar um candeeiro de exterior. Com calma...
Temos também uns antigos pés de ferro de uma máquina de costura com um tampo de mármore que um destes dias vai acabar em bar exterior, mas ainda não nos dedicamos a isso.

Mais alguém usou paletes para este ou outro efeito? Outras ideias para aproveitar zonas de jardim?

8 comentários:

  1. Aqui em casa também existe um projeto semelhante mas que continua na fase de projeto ... Vou mostrar as tuas fotografias ao meu especialista em bricolage cá de casa! Parabéns está muito bonito e prático! Maria

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa estamos acabámos hoje esse projeto! Há coincidências felizes...!Tenho a sorte de ter um marido habilidoso e que também atura as minhas ideias "malucas". As minhas paletes foram , no entanto pintadas de branco (preferi assim), no entanto não tenho mesa, porque está numa zona onde tenho , não muito longe, uma mesa de refeições em madeira. mas todo o processo, apesar da pintura foi relativamente rápido, tendo em conta que se começou na segunda feira e foi só uns horitas à tarde...
    As almofadas é que eu tenho andado a ver e sinceramente é o que me vai levar mais tempo...não encontro nada à medida...já vi no Jumbo, bricomarche, e.leclerc...talvez tente no fim de semana o de Borla em Taveiro ou o AKI em coimbra...é um saltinho, uma vez que moro na cidade vizinha "à beira mar plantada". Espero encontrar para ver se consigo inaugurar a minha zona Lounge.
    Parabéns pela casa e pela zona lounge.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa também fizémos a mesma coisa com as paletes, é um projeto muito giro :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que espaço tão acolhedor, ficou mesmo giro :-)

    ResponderEliminar
  5. Gostei da simplicidade e da praticidade, parabéns pelo projecto!

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito giro sim. Ai se o meu marido fosse assim habilidoso... Mas lá vai fazendo umas coisitas e desenrascando-se :)

    Beijocas,

    ResponderEliminar
  7. Eu o fiz com paletes plasticas pretas. Depois pintei as cores e ficaram muito giras. Se precisa comprar paletes, no site webpalet tem armazems de reciclagem em tudo o mundo

    ResponderEliminar