sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Do sotão e da organização de roupas de casa


Já aqui referi várias vezes que, uma das melhores coisas da nova casa é a possibilidade de termos mais espaço, e de finalmente cada coisa poder ter um lugar próprio. Como sabem, eu gosto de tudo organizado, uma coisa em cada lugar e portanto, ter espaço e possibilidade de ter as coisas como realmente gosto é algo para me deixar feliz.
No sotão da nossa casa - que é mais um andar da casa - temos 3 divisões distintas. O “meu” escritório que é também uma outra sala e onde guardo a minha biblioteca culinária, o escritório do Miguel que é também a nossa biblioteca, a divisão “desarrumada” e onde vão parar as coisas que não combinam com mais nada, e o quarto de hóspedes (muito ocasionais),e que é principalmente a divisão com mais e melhor arrumação de toda a casa.
Além de um quarto montado com uma cama de ferro antiga, mesas de cabeceira, uma antiga arca de viagem e uma cómoda, tudo herdado de casa dos avós, e que acabaram a combinar na perfeição com o ar mais rústico desta divisão, que está toda forrada a madeira pelos anteriores proprietários e que nós acabamos por deixar assim, há também uma parede cheia de cómodas onde toda a roupa de casa e outras coisas estão devidamente arrumadas.
Essa parede é a parte mais esconsa do nosso sotão, que mesmo assim até tem uma altura simpática, e um comprimento de mais de 6 metros. Aos poucos fomos comprando as cómodas Malm de 3 gavetas do IKEA (só recentemente compramos a última de 8!) até preenchermos a totalidade desse espaço.

Fizemos algumas contas. Arranjar um carpinteiro para nos fazer um armário com gavetas à medida para todo aquele comprimento e altura, ficaria muito mais caro do que utilizar as cómodas para o mesmo efeito. Além da possibilidade de, se nos apetecer, as cómodas poderem ser mudadas de local e terem outras utilidades, o que não aconteceria com um móvel fixo.
Temos então 8 cómodas colocadas lado a lado a todo o comprimento do nosso sotão. São 24 gavetas onde está arrumada toda a roupa de  casa: lençóis, toalhas de wc, colchas, cobertores, mantas, almofadas, capas de almofadas e tudo o mais que se lembrarem. E ainda há espaço para algumas coisas de bebé, como mantas e lençóis de berço que eles já não usam. E ainda há cómodas vazias, a aguardarem pelo dia em que seja necessário arrumar mais alguma coisa.



Nesse mesmo quarto há também um armário embutido - herdado dos anteriores proprietários - onde guardamos vestidos e fatos de cerimónia, roupas que só vestimos ocasionalmente, e que evitam estar a roubar espaço no nosso closet. Essas roupas estão devidamente acondicionadas dentro de porta fatos de plástico, exatamente porque só muito ocasionalmente são usadas.
É também nesse divisão que convivem caixas de arrumação cheias de legos e playmobils e um enorme tapete. E onde pai e filho mais velho se divertem com brincadeiras, a montar e desmontar, e onde tudo pode ficar (mais) desarrumado....
É uma enorme vantagem ter assim um espaço e arrumação para poder ter toda a roupa de casa organizada. Há as cómodas dos lencois. As das toalhas. As das colchas e cobertores. Das coisas de bebé dos miúdos. Dos tapetes... Cada coisa no seu lugar.
E além disso gosto do ar com que o espaço ficou, preenchido na totalidade pelas cómodas e que ao mesmo tempo, apesar da arrumação, parece que mal nos “roubou” espaço físico. (Ficamos apenas com um pequeno espaço “livre” de 30 cm em toda a parede, mas onde cabe uma mala de viagem e que mal se nota...)

Eu sei que nem todos têm o espaço para uma parede assim, mas poderá ser uma ideia para quem não saiba o que fazer com espaços de sotão mais esconsos e necessite de arrumação.

Alguma outra sugestão? A partilha de ideias é sempre bem vinda!

6 comentários:

  1. Antes de mais deixa-me dizer que essa divisão está mesmo gira! Cá em casa também temos sótão onde estão vários armários onde guardamos coisas que não utilizamos no dia a dia! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Já aqui tinhas partilhado a ideia destas cómodas para arrumação de roupa de casa e foi graças a ela que eu decidi também comprar 2 cómodas dessas para isso mesmo. No meu caso comprei com 4 gavetas e coloquei no meu +1 que serve de arrumos / escritório. A minha ideia inicial para o meu espaço era também por uma secretária para pousar o portátil e papeis, etc, mas como as cómodas de 4 gavetas são altas, dá um excelente apoio para quando preciso de trabalhar com o computador ou a impressora nesse espaço. E parecendo que não, os gavetões são bastante espaçosos. Ainda bem que sugeriste, porque eu nunca me lembraria disto. Podes ver aqui http://aceito-mecomosou.blogspot.pt/2016/08/destralhar-faz-bem-alma.html Beijo

    ResponderEliminar
  3. Adoraria ter uma divisão assim p poder fazer o mesmo :) À medida q os anos vão passando, mesmo a doar roupa q ñ se usa e tuod o resto, acaba-se por acumular bastantes coisas, caso sejam compras ou ofertas... e nem sempre há forma de arrumar tudo assim tão organizada e tematicamente como tu! Por isso, adoro esta ideia e quem sabe, daqui a uns anos ñ a coloco em prática ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adorei esse sótão.
    Não vejo a hora de ter uma nova casa com mais arrumação. Lol.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/na-cozinha-com-ana-antunes-e-um-caril.html

    ResponderEliminar
  5. ESPETACULAR, PRECISAVA DESSA ARRUMAÇÃO, FICOU LINDO, BJS E BOA SEMANA

    ResponderEliminar
  6. Bom dia e a ventilação? dessa forma ficará muito quente?

    ResponderEliminar