terça-feira, 28 de março de 2017

Uma ementa para evitar o desperdício!


Quem me segue por aqui, sabe que eu não gosto mesmo nada de desperdiçar comida. Por todos os motivos e mais alguns.
Um exercício que faço há muitos anos - os mesmo desde que faço ementas semanais - é antes de começar a cozinhar, ou ao fazer a ementa semanal, dar sempre uma vista de olhos pelo que se está eventualmente a acumular no frigorífico e no congelador. Já aqui falei várias vezes nisso. 
Isso determina não só a nossa ementa e os acompanhamentos, mas mesmo a lista de compras para a semana. E sim, é um excelente exercício de organização, planeamento e poupança.

Em suma, as ementas semanais cá em casa têm sempre como objetivo minimizarem o desperdício e aproveitar ao máximo o que já existe. Mas esta semana foi um pouco diferente. Planeio a ementa semanal e faço a lista de compras normalmente à quinta feira, e faço as compras à sexta. Congelo a carne ou o peixe e, na segunda, como já vos contei, tempero, cozinho ou adianto consoante a ementa que planeie. 
Mas esta semana, fiquei com mais sobra do que contava do fim de semana. E quando chegou ao domingo à noite, naquela altura de deixar a descongelar o que necessito para preparar e adiantar as refeições da semana - sabia que o meu frigorífico estava mais cheio que o habitual, e que antes de descongelar fosse o que fosse era preciso acabar com aquelas sobras todas... E, portanto não descongelei nada e no dia seguinte cozinhei com o que tinha disponível.
Segunda de manhã, lá abri o frigorífico e com mais calma analisei tudo o que lá havia. Sobras de peixe. Sobras de almôndegas de carne com molho de tomate e vegetais. Sobras de carne assada, E panados de frango já feitos que davam para outra refeição. Assim de repente tinha 4 refeições.

Perdi uns minutos a repensar toda a minha ementa semanal. E a tentar rentabilizar tudo o que tinha. Os legumes que tinham vindo no cabaz da semana mais os pouco que tinham sobrado da semana anterior e tinham de ser consumidos. Fiz nova ementa - e ainda mantive uma ou duas das que tinha inicialmente pensado e tinha uma ementa adaptada a tudo o que tinha em casa, ficando com quase tudo o que tinha comprado - carne e peixe principalmente - sem necessidade de usar esta semana. Ao evitar “desperdiçar” o que já tinha, e não usando o que tinha comprado, na próxima semana vou gastar um pouco menos nas compras. E sim, isto também é uma forma de poupar, porque “ganhei” 4 refeições que inicialmente não estava a contar.

Novamente, em cerca de 1h30 organizei todas as refeições da semana. E como sei que gostam destas dicas, vou partilhar como o fiz.

Descasquei batatas e cenoura.
Coloquei os legumes para sopa na bimby e ao mesmo tempo cozi a vapor (na varoma) couve flor, batata doce e cenoura para uma espécie de empadão para fazer com as sobras de almôndegas de carne e do molho de tomate e vegetais (almoço de quinta-feira). Enquanto isso, levei também a cozer a vapor no microondas mais uma batata doce para umas almôndegas de peixe, aproveitamento das sobras de peixe, como um gadjet novo (a micro gourmet) que cozinha a vapor muito rapidamente e que estou a adorar! (jantar de segunda feira)
Desfiei o peixe de peles e espinhas. (jantar de segunda feira)
Ralei cenoura e cortei couve coração em juliana fina. Juntei tudo numa caixa de vidro e será um dos acompanhamentos para os panados que já estão feitos. No dia é só juntar maçã ralada. (acompanhamento dos panados para jantar de terça feira)
Entretanto as batatas acabaram de cozer a vapor. Retirei e triturei/esmaguei com um utensílio próprio as batatas juntei o peixe e temperei. Piquei alho francês e levei a alourar num pouco de azeite. Juntei à mistura de batata doce e peixe. Envolvi bem e deixei a arrefecer. (jantar de segunda feira)
Cortei as almôndegas ao meio e coloquei num pirex juntamente com o restante molho de tomate. (almoço de quinta feira)
Entretanto a sopa ficou feita. Foi triturar e guardar num recipiente de vidro. 
Triturei depois os legumes que cozeram a vapor na varoma da bimby e retifiquei de sal e pimenta e juntei um pouco de noz moscada e 2 colheres de sopa de iogurte grego. Juntei às almôndegas e ao molho de tomate. Terminei com um pouco de queijo mozarella ralado e pão ralado. Levei ao congelador. (almoço de quinta-feira)
Triturei mais couve flor com cenoura. Fiz um refogado com cebola e deixei a saltear para uma espécie de “couscous” de couve flor. Deixei cozinhar, temperei e juntei coentros picados e azeitonas. (Acompanhamento do jantar de quarta feira, com as sobras de carne assada).
Enquanto o “couscous” de couve flor cozinhava, fiz uma maionese caseira de alho, azeite e salsa e guardei num frasco de vidro no frigorífico, para acompanhar as almôndegas de peixe e batata (jantar de segunda feira), mas também para temperar a salada de couve, cenoura e maçã (jantar de terça feira).
Moldei as almôndegas de peixe, batata e alho francês e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e guardei no frigorífico. Antes de jantar é só colocar no forno para tostarem um pouco. (jantar de segunda feira)
Preparei os legumes para o estufado na slowcooker ( jantar de sexta). A carne fica depois a descongelar de quinta para sexta, e na sexta de manhã é só colocar na panela.
Descasquei batatas que guardei em água no frigorífico para acompanhar as douradas assadas  (jantar de quinta feira). Na quarta à noite é deixar a descongelar as douradas para colocar no forno apenas com azeite, alho, sal e coentros, e juntar as batatas, bem como descongelar o “empadão de almôndegas” para o almoço de quinta feira que é só terminar no forno.
Entretanto fiz arroz. (jantar de terça feira) Enquanto o arroz cozinhava lavei a alface, preparei-a, juntei-lhe um pouco de espinafres baby que tinham sobrado do fim de semana e guadei na caixa hermética a vácuo, de onde só é preciso tirar diretamente para a saladeira, e temos a salada pronta. Arroz feito e guardado numa caixa hermética no frigorífico
Depois foi lavar louça, limpar e arrumar tudo.
Semana preparada!

Ementa da Semana:

2ª feira - Almôndegas de peixe com batata doce e alho francês, maionese de azeite, alho e salsa e salada

3ª feira -   Sobras de panados (já feitos) com salada de couve, cenoura e maçã e maionese de azeite com alho e salsa, salada verde e arroz branco.

4ª feira - “couscous” de couve flor, cenoura, coentros e azeitonas com carne assada (as sobras de carne assada vão à frigideira com um pouco de azeite e alho e um pouco de vinagre - fica delicioso!)

5ª feira - “Empadão de almôndegas” - congelado e descongelar de véspera - e salada (almoço) e douradas no forno com batatinhas (descongelar e preparar no dia) com salada ou bócolos ao vapor


6ª feira . Estufado de carne de vaca e legumes na slowcooker . descongelar carne de véspera

10 comentários:

  1. Muito obrigada por estas partilhas das ementas e de como fazes as coisas, têm sido uma enorme inspiração para o que faço em casa. Tenho uma filha pequena de 1 ano, e voltei recentemente a trabalhar, e estou a sentir na pele o que é ter pouco tempo para cozinhar qualquer coisa de jeito ao final do dia quando chego a casa. Tentar cozinhar, quando na realidade quero é estar a brincar e desfrutar um pouco da minha filha, é um equilíbrio complicado.
    Nunca fui muito organizada em termos de ementas, quanto muito pensava de um dia para o outro, ou na manhã do próprio dia punha qualquer coisa a descongelar e depois logo via o que fazia ao final do dia.
    Mas agora com a miúda pequena, tenho que pensar duas vezes no que vou fazer, não só que se adeqúe à alimentação dela (e quero que seja saudável), mas que também seja rápido de preparar para não me ocupar muito tempo.
    E é por isso que estes posts com estas ementas são fantásticos a nível de inspiração. Por exemplo, hoje deixei a descongelar uns panados de frango que vou fazer no forno, mas faltava-me ideias para o acompanhamento (já chega de arroz e massa!), e graças a este post, vou fazer salada de couve portuguesa com cenoura e maçã!
    Ainda estou longe de conseguir organizar a ementa semanal toda ao domingo, mas estou a fazer um esforço porque vejo claramente os benefícios disso!
    Por isso, mais uma vez, o meu muito obrigada por estas dicas!
    Cátia

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito destes posts :) Para já não "consigo" organizar as refeições semanais mas geralmente ao Domingo tento preparar mais do que um prato.
    Durante a semana também tento cozinhar com alguma organização, de modo a ir "adiantando" algumas refeições.
    E também abomino desperdícios. Aproveito para perguntar, ontem cozi polvo, guardei parte da água de o cozer. Alguma sugestão de prato para o incorporar? Sem ser arroz de polvo, já que de polvo não sobrou nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me o mesmo. Comprei uma 'mariscada' (ou preparado para arroz de marisco) congelada - foi no Lidl, mas há de outras marcas e em qualquer supermercado - e quando fizer um arroz ou uma massada de marisco, aproveito a água de cozer polvo que guardei para a calda. Também se pode fazer o mesmo se houver sobras de peixe cozido ou assado... fica muito bom. Outra coisa que às vezes também faço é juntar água de cozer polvo à calda de lulas estufadas. Fica sempre bem...

      Eliminar
    2. Obrigada. Gostei da sugestão de lulas, boa ideia 💡

      Eliminar
  3. Adoro este tipo de posts,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Adoro estas dicas super úteis. Obrigada, Ana

    ResponderEliminar
  5. Não sei se já o faz, mas também se pode preparar molho de iogurte ou vinagrete para a salada e deixar no frigorífico. Pode-se fazer um frasco grande e, antes de utilizar, agita-se bem o frasco e usa-se a quantidade pretendida :)

    ResponderEliminar
  6. E impressionante como faz tudo isto em 1:30 h! Não tenho Bimby, é certo, mas explique, por favor, como consegue fazer tudo tão rápido!

    ResponderEliminar
  7. É realmente uma grande ajuda!Bem haja

    ResponderEliminar
  8. Os teus posts estão a ser daqueles que, aqui onde estou não posso fazer nada, mas vou aplicar... há se vou :)))

    Many thanks

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar