sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Massa de pizza sempre à mão e mais uma ou outra sugestão!



Das coisas que faço aqui por casa, e que me poupam tempo e algum trabalho.
Ultimamente, quando faço massa de pizza caseira, ou até massa quebrada, faço sempre a mais e congelo uma das partes.
Para congelar, estico a massa como se fosse para fazer a pizza ou usar a massa de imediato, e coloco-a já esticada em cima de uma folha de papel vegetal. Enrolo depois cuidadosamente (como as de compra da secção de refrigerados) e coloco dentro de um saco de congelação. Vai direto para o congelador.

Quando quero usar, deixo descongelar, desenrolo cuidadosamente e coloco no tabuleiro das pizzas ou na tarteira, consoante o caso, e uso normalmente, como se de massa acabada de fazer se tratasse.

Outras coisas muito simples que também simplificam: Quando faço molho de tomate caseiro, faço sempre a mais para conseguir congelar uma parte, que depois uso para as pizzas, por exemplo, ou para umas almôndegas, bolonhesa ou qualquer outra coisa em que necessite de molho de tomate. O mesmo é valido para uma lasanha, por exemplo. Faço sempre a receita a dobrar e congelo uma das porções para emergências, que quando necessito coloco diretamente no forno sem descongelar (só demora um pouco mais tempo a cozinhar!).
Isto entre outras inúmeras coisas como a clássica bolonhesa em caixinhas pronta a comer, feijão já cozido, caldos caseiros de frango e legumes, cebolada de bacalhau....


Há por aí mais alguma boa sugestão?

5 comentários:

  1. Também é boa ideia guardar a água de cozer o feijão e/ou o grão para sopas. Ficam mais ricas e saborosas. Se se puderem "aromatizar" com outras coisas como cebola, alho, ervas, etc, ficam ainda melhores.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso a água de cozer grelos como base de sopa.

    ResponderEliminar
  3. aproveito esta altura de excesso de tomates para fazer molho de tomate, refogado de tomate com alho e cebola, e congelo em sacos de gelo.......muito pratico para usar

    ResponderEliminar
  4. Não tenho grandes dicas para partilhar, mas aprendo com todas estas sugestões. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Que rica ideia,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar