quarta-feira, 25 de outubro de 2017

#9 Planeamento das Refeições da Semana


Esta semana o planeamento da semana começou de forma um pouco diferente, mas que faço algumas vezes. Comecei por ver tudo o que tinha congelado e fazer uma lista a partir do que já tinha  - juntamente com o cabaz semanal que tinha sido entregue na sexta feira - e preparar as refeições tendo o que havia cá me casa, em vez de comprar mais coisas.

Uma lista de tudo o que há no congelador ajuda imenso nesta tarefa, e rapidamente percebi que teria “carne/peixe” suficientes para esta semana, e provavelmente ainda para a próxima, se juntar também outras coisas da despensa...

Sendo assim, lá retirei uns nacos de borrego, uma peça de carne de vaca de estufar (do cabaz de carne marinhoa certificada, que encomendo quando a necessidade pede), bacalhau e entrecosto de porco. Na verificação da despensa “descobri” um resto de lentilhas sem casca que decidi aproveitar para a refeição vegetariana da semana e assim planeie a minha ementa desta semana.

Ementa Semanal:

2ª feira: Pataniscas de Bacalhau + Migas de couve Kale e broa
3ª feira: Biryani de Borrego + grelos
4ª Feira: Sobras de Biryani de Borrego + Grelos
Caril de lentilhas e Abóbora Manteiga + arroz + couve salteada
5ª feira: Carne de Vaca “assada” na slowcooker + Puré de couve flor e batata doce + grelos
6ª feira: Entrecosto de Porco no Forno + puré de maçã + batata “frita” no forno + salada de agrião e rúcula

Comecei por colocar as posta de bacalhau a cozer. Ao mesmo tempo temperei o borrego para o Biryani e coloquei no frigorífico. Cortei e temperei o entrecosto de porco com tempero pronto caseiro que tenho sempre à mão, coloquei numa assadeira e tapei com película aderente e coloquei no frigorífico.

Assim que o bacalhau ficou cozido deixei arrefecer. Enquanto isso temperei a peça de carne de vaca com sal e pimenta e selei-a em azeite. Na slowcooker coloquei legumes, azeite, sal e um pouco de água e juntei a carne. Coloquei a panela no slow para cozinhar durante 8h.
Desfiei depois o bacalhau e preparei a polme para as pataniscas, cam salsa picada e cebola e coloquei numa taça para cozinhar apenas na hora de jantar. 

Comecei a preparar o refogado para o caril, ao qual juntei as lentilhas a abóbora manteiga e leite de coco, e deixei cozinhar em lume brando.

Entretanto preparei couve flor e batata doce para cozer a vapor (utilizei a microgourmet da tupperware), e descasquei as maçãs para o puré de maçã, que coloquei a cozinhar com um pouco de água e azeite.

Triturei a broa. Coloquei um tacho ao lume para fazer as migas de couce kale (que já tinha no frigorífico cozidas). Azeite e alho + couve kale + broa e um pouco de sal e pimenta. Guardei numa taça e à hora de jantar é só aquecer no microondas.

Entretanto a couve flor e a batata doce já estavam cozinhadas e triturei tudo na bimby com temperos e um pouco de leite de coco e guardei numa caixa de vidro hermética no frigorífico.
Enquanto as maçãs acabavam de cozer, lavei e guardei tomate cereja numa caixa hermética de vidro no frigorífico, preparei a couve lombarda (cortar e lavar) e coloquei num saco do IKEA e guardei na gaveta dos legumes no frigorífico, e cortei e lavei alho francês que guardei numa caixa de vidro também hermética, e descasquei e cortei batata doce em palitos que guardei numa caixa de vidro com água no frigorífico.

A maçã entretanto já estava cozinhada e sem água, e triturei-a em puré e guardei também numa caixa de vidro hermética no frigorífico.

Assim que o caril ficou pronto, guardei também numa caixa hermética no frigorífico.
Depois foi tempo de preparar um tacho de arroz, e enquanto o arroz cozinhava preparei a salada de agrião e rucula que deixei em água e vinagre para limpar bem durante uns minutos. Sequei a salada com um secador de saladas e guardei na saladeira Borner a vácuo onde aguenta até uma semana à vontade.

 Arranjei depois um molho de grelos e cozi-os em água temperada de sal. Enquanto os grelos coziam arranjei duas romãs gigantes em bagos para comer à colherada (eu e o Zé Maria adoramos!)
Depois de limpar e arrumar, e esta semana demorei com tudo isto um pouco mais de 2h30 (2h45!)
Só já depois de jantar é que a carne da slowccoker ficou pronta. Foi retirar do tacho, triturar o molho de legumes e arrumar numa caixa hermética no frigorífico!

Foi uma estafa, mas semana preparada é para mim semana descansada. E por aí?

Nota: Tinha feito sopa no domingo e faço hoje (quarta feira), outra vez!

Uma pequena nota, porque me têm perguntado se faço sopa 1x para a semana toda. Não! Faço sopa 2 a 3 vezes por semana. Confesso que prefiro menos quantidade e variar nos legumes que vou tendo, ou então opto por um puré igual que me permite combinar sopas diferentes. Há um post antigo aqui no blogue acerca disso, e também dicas e receitas no livro “O que faço hoje para o jantar?”.

30 comentários:

  1. O puré de maçã não escurece?

    ResponderEliminar
  2. A comida que armazena no frigorífico no inicio da semana aguenta ate sexta feira sem ser congelado?

    As batatas nao ficam escuras?

    Muito obrigada pelas dicas de organização. :) adoro!

    ResponderEliminar
  3. Esta semana vi no lidl uma slowcooker mas antes de me decidir a comprá-la tenho algumas dúvidas que gostava que me esclarecesse. Gastará o equivalente a assar uma peça de carne no forno? Tem que se selar sempre a carne antes de a por a cozinhar? Obrigada, Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos.
    - O puré de maçã não escurece porque a maçã só oxida quando está crua e não quando está cozinhada.
    - A comida aguenta perfeitamente em recipientes herméticos e bem fechados. Afinal só 1 das coisas aguenta de segunda a sexta - são 4 dias (o tempo normal de duração de comida bem acondicionada no frigorífico). Convém deixar o que aguenta melhor - carnes temperadas ou já cozinhadas para o final da semana e comer mais "cedo" coisas mais sensíveis. No caso de peixe, por exemplo, só o costumo retirar do congelador na véspera de cozinhar.
    As batatas não ficam escuras porque são guardadas dentro de um recipiente com água e assim não oxidam/ficam escuras. (Como acham que as coisas são guardadas num restaurante, por exemplo?) Há umas semanas atrás escrevi um post só sobre acondicionamento de comida no frigorífico.

    Ana: uma slowcooker é uma panela de cozedura lenta. Não é a mesma coisa que um forno, apesar de poder ter algumas semelhanças. Em princípio uma panela de cozedura lenta gasta o mesmo que uma lâmpada led, mas demora, me principio no mínimo 6 a 8 horas a cozinhar qualquer coisa, e um máximo de 12. Não é preciso selar sempre a carne, mas fica mais saborosa - principalmente no caso de uma peça inteira. No entanto é mais uma coisa para estufar/cozer do que propriamente assar - pelo menos da maneira convencional que nós olhamos para os assados no forno. Aconselho a procurar informação em sites americanos acerca de slowcooker ou crockpot para perceber melhor todas as potencialidades da mesma!

    Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudou,pois! Obrigada pela rapidez da resposta:)
      Beijinho, Ana

      Eliminar
  5. A comida depois de confecionada deve ser consumida no máximo até 72 horas, nunca depois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que faço Joaquina! As refeições prontas para comer até 2 (muito no máximo3 dias). As coisas temperadas é que ficam até ao final da semana - quinta ou sexta feira, portanto de acordo com as 72 horas, tendo em vista que preparo as coisas à segunda para comer no máximo até sexta. E as de sexta estão, quando muito preparadas e não cozinhadas, conforme explicado no texto. É uma questão de organizar e de planear e não de cozinhar as refeições todas!
      E obrigada pela dica!
      Joana

      Eliminar
  6. Sinceramente parece-me uma super-mulher a cozinhar e preparar tudo e não uma mulher como todas as outras. Tenho sérias dúvidas quanto à qualidade da comida tanto tempo cozinhada, ainda que guardada no frigorífico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A maioria da comida NÃO ESTÁ COZINHADA, se ler o texto com atenção.
      O borrego ficou temperado na segunda para cozinhar na terça para o jantar. As pataniscas para fazer na hora, no jantar de segunda feira, O entrecosto temperado, as batatas CRUAS cortadas para fazer no forno na HORA juntamente com a carne, também feita NA HORA na sexta feira.
      Apenas o caril está feito, até porque é daquelas coisas que ficam melhor aquecidas, e está menos de 48 no frigorífico. O mesmo para a carne estufada na slowcooker.
      Não em levem a mal, mas às vezes acho que não leem o texto antes de comentar.....
      Mas também é daquelas coisas que apenas estou a partilhar como faço, e não a dizer que é como devem fazer. Cá em casa resulta, e quanto à qualidade da comida, acredite que é uma enorme preocupação.
      Percebam por favor que a maioria da comida está APENAS ADIANTADA E PREPARADA para cozinhar e não cozinhada e pronta a consumir.... Basta ler a explicação com atenção.
      Espero que tenha ficado um bocadinho mais esclarecida!
      Joana

      Eliminar
    2. E continue a partilhar, por favor!!!!

      Eliminar
    3. Joana, a "minha mulher" como todas as outras, mas que me ensina tanta coisa, obrigada <3 #maisamor #menosmesquinhice

      Eliminar
  7. Sinceramente as vezes faz me bastante confusão alguns comentários. Se não gostam ou não concordam não façam e não venham sempre questionar o mesmo.
    Eu também preparo algumas refeições com antecedência e nunca tive problemas nenhuns com a qualidade do comer ou seja lá o que for mas ainda não cheguei ao ponto de planear a semana toda (mas lá chegarei).
    Obrigada Joana pelas suas ideias são sempre muito bem vindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro fazer planejamento evita o desperdício e ainda economizamos ♥️
    Adorei o post e vou seguir seu cantinho para acompanhar as novidades ♥️
    BLOG | INSTAGRAM | CANAL | MEUS LIVROS |


    ------- ATENÇÃO BLOGUEIRAS
    Lɑyout Responsivo + Mídiɑ Kit Editável + Vinhetɑ pɑrɑ Vídeos + Cɑpɑs em Gerɑl e o melhor com um Precinho Cɑmɑrɑdɑ !!

    📣 CLIQUE E CONHEÇA |

    ResponderEliminar
  9. Obrigada! Por acaso esta semana comprei lentilhas vermelhas, mas com casca... Algum truque para que seja mais fácil para os meus filhos (7, 4 e 2) comerem? Vai partilhar a receita do caril? Obrigada e bjs! Eu já não sei viver sem as ementas semanais! Muitas delas, para não dizer quase todas, criadas a partir das tuas receitas!

    ResponderEliminar
  10. Não faço ementas semanais mas ao domingo adianto alguns jantares pois tenho dois dias que chego a casa mais tarde, problema nenhum.
    Quem não quer fazer, não faz, não tem que dizer mal.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  11. Sou mesmo má seguidora, ando a comentar pelo instagram e esqueço-me de comentar aqui, nos posts que aguardo tão ansiosamente. Hoje estou orgulhosa de mim. Tinha planeado ontem a preparação da semana. Faço sempre isso, mas nunca saiu certo, nunca me consegui organizar por completo. A prática leva á perfeição, dizem. Não sei se ficou perfeito, nem é essa a intenção, mas fiquei muito feliz porque olhei para o meu frigorifico e "vi" um frigorifico á Joana Roque :) Não sigo as suas ementas da semana, porque me organizo com aquilo que preciso de gastar, de acordo com as promoções, etc mas obviamente que a técnica vem toda do seu blog, e a maioria das receitas também. A minha mãe, nunca fez uma boa gestão da casa, quase não cozinhava, gastava imenso dinheiro em take away, mas era a forma de "gerir" dela, por outro lado tinha a minha avó, com a organização muito idêntica á da Joana, em tudo. Infelizmente, ou felizmente, só posso guardar a memória boa que era esse aconchego de organização, já não ficou para me ensinar quando eu precisei. As minhas bases para ser uma boa 2gestora do lar" eram quase nenhumas. Depois apareceu a Joana Roque (yey). Quero agradecer do fundo do coração, porque não é fácil toda esta gestão com crianças pequenas, mas ajuda muito e acredita que também a eles transmite uma calma, quando nós estamos calmos. O meu muito obrigada, Joana, a minha grande inspiração :) Espero que continue sempre aqui. Um beijinho enorme

    ResponderEliminar
  12. Já agora, uma questão Joana. Ando muito confusa na escolha do supermercado. Normalmente compro tudo no intermaché, acabo por direcionar as compras todas para lá, porque gosto bastante do talho deles. Depois, compro apenas algumas coisas no lidl. A minha sogra, vai sempre ao continente e diz que poupa bastante por causa dos vales, etc...meio mundo diz que o continente sai mais caro. Qual é a sua preferência? Sei que já fez um post de organização das compras, mas qual o supermercado em que se poupa mais? Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente vou ao continente e ao Lidl, por causa de diferentes produtos.
      O continente e o pingo doce têm preços idênticos e promoções idênticas mas não gosto das lojas do pingo doce e utilizo muito o online (chegar e levantar).
      Acho o intermarché mais caro nos restantes produtos mas tem de facto bom talho (ou fama diso) mas como consumo pouca carne não vou lá de propósito.

      Eliminar
  13. É bom ver que não sou a única que aguarda por estes posts ansiosamente!!
    Beijinho a todas, Catarina

    ResponderEliminar
  14. Ola Joana, estive a dar uma vista de olhos e não vi nada sobre refeições já confeccionadas que se possam congelar, gostava mesmo de alguma informação sobre este assunto. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dava jeito. Obrigada

      Eliminar
    2. Procurem no blog de culinária da Joana que há posts específicos com várias opções de receitas para congelar.

      Eliminar
  15. Não sente que o planeamento retira muito do prazer que é cozinhar uma refeição do princípio ao fim?

    ResponderEliminar
  16. OMG!!!😅 Tanta dúvida sobre uma prática tão comym e até antiga!!!
    Já não consigo ficar quieta e calada!...
    Como é que pensam estas almas esclarecidas que os nossos avós/bisavós conseguiam fazer refeições de borrego, vaca ou pato, se não fosse com temperos de 24h para os deixar tão saborosos como eram?...
    Joana:
    Por favor, não deixes mesmo de fazer estes posts, são uma luz orientadora para a minha cozinha, e de certeza para muitas mais.😊
    Ainda me hei-de pôr a fazer uma preparação semanal seguindo exactamente todos os teus passos e depois comento a experiência, como tira-teimas!😉
    Um beijinho grande,
    Ariana
    ariana-sobrevivernacrise. blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, descobri o seu blog hoje e gostava de lhe dar os parabéns, pois está fantástico e fornece ajuda tão prática e pertinente que parece bom demais para ser verdade! =) desculpe a ignorância (talvez já tenha esclarecido noutro contexto) mas, ao que se refere quando diz "o cabaz semanal que tinha sido entregue na sexta feira"? Muito obrigada! Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Não há post esta semana? :(

    ResponderEliminar