sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Feijão de Molho


Há uns tempos atrás a minha mãe, depois de umas arrumações em casa do meu avô, encontrou quilos de feijão seco, ainda do tempo em que os meus avós cultivavam a horta e o quintal. 
Claro que me enviou para aqui um saco cheio que arrumei em frascos de vidro da despensa. De vez em quando lá vou eu dar uma volta pela despensa e olho sempre para o feijão a pensar que o tenho de demolhar e cozer (não todo de uma vez, mas uma parte dele!)

Confesso que, apesar de comprar leguminosas secas, de as demolhar e cozer, por questões essencialmente práticas, tenho comprado as leguminosas já cozinhadas e prontas a usar. Preparar as refeições é mais rápido assim, mas se eu planeio tudo com antecedência, porque razão me deixo levar pela preguiça, e não aproveito para demolhar as leguminosas? Até porque não é uma novidade para mim, apenas me tenho desleixado com este ponto...

Voltei ao feijão do avô - e já a pensar na ementa da próxima semana - e lá coloquei uma parte de molho para depois cozer.
E depois de cozido vou guardar em caixinhas ou frascos de vidro e congelar, para ir usando conforme as necessidades - como já expliquei num post antigo deste blogue: aqui: https://economiacadecasa.blogspot.pt/2010/01/economia-domestica-feijoes-e-caixas-de.html

Pode não parecer tão prático, mas é mais económico, principalmente se usarem a panela de pressão - e assim é também mais rápido - além de ao terem leguminosas congeladas estão no congelador sempre à mão, até porque descongelam em pouco tempo no microondas.

Basicamente são cerca de 24 a 48 a demolhar. Depois retiram-se os que bóiam e que estão ao de cima, e escorre-se a água de demolhar. Coloca-se água, louro e um dente de alho ou cebola numa panela e junta-se o feijão. Na panela de pressão cerca de 30 costumam ser suficientes, no fogão talvez uma hora e meia. O sal, normalmente junta-se quase no fim da cozedura, porque me ensinaram que faz as leguminosas ficarem mais rijas e que demoram mais a cozer... Além disso podemos sempre corrigir o sal quando fizermos as receitas em que usamos as leguminosas previamente cozinhadas.


Quem é que ainda tem o hábito de demolhar e cozer as leguminosas em casa? Ou quem prefere comprar as latas prontas a usar?

19 comentários:

  1. Costumo usar sempre das enlatadas, mas confesso que tenho vindo a ponderar experimentar as secas (algo que nunca fiz)!

    ResponderEliminar
  2. Já fiz mas tenho vindo a sofrer de "preguicite" e tenho usado de lata...
    Vi que já está a pensar da ementa da próxima semana, não se esqueça de nós!!!:)
    Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, este método evita os químicos presentes nos enlatados e, apesar deles estarem em todos os alimentos processados, quanto mais os evitarmos tanto melhor. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Para além de mais económico é mais saudável utilizar leguminosas secas pois os produtos de lata e frasco estão repletos de sal e outros corantes e conservantes.
    Também é importante referir que não se deve demolhar as leguminosas em bicarbonato de sódio pois este acto destrói muitas das vitaminas presentes nestes alimentos, mas infelizmente é comum ouvir-se esta recomendação principalmente quando se trata de dar estes alimentos aos mais pequenos.
    As leguminosas são um óptimo snack para os momentos entre refeições para adultos e crianças.
    Joana seria uma boa ideia a partilha de mais receitas com leguminosas: tanto para snacks como para refeições. E como a Joana tem uma "avó" goesa deve também conhecer a delícia que é o doce de grão goês!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Faço da mesma forma, quer com o feijão, (branco, vermelho, preto..) quer com o grão de bico.
    Na altura de cozinhar já esta "pronto".
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Também gosto de fazer assim, mas ultimamente tenho-me dado à preguiça.

    ResponderEliminar
  7. As leguminosas cá em casa são sempre demolhadas e cozidas; não me lembro da última vez que comprei enlatadas.
    Compro na feira dos biológicos do Campo Pequeno, o feijão branco, encarnado, catarino, azuki, preto e grão. Ponho de molho o que pretendo no sábado à noite e no domingo cozo na panela de pressão.
    Faço hambúrgueres e/ou almôndegas de feijão e grão e congelo. O que sobra congelo também em caixas e em qualquer altura é só tirar do congelador. É mais rápido que sair de casa, ir ao supermercado e comprar uma lata de feijão, além de ser muuuuuito mais económico e saudável.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    Na bimby tem ideia dos tempos para cozer as leguminosas?

    obrigada

    ResponderEliminar
  9. Costumo fazer o mesmo, mas tb costumo ter latas para aquelas vezes em que é mais pratico, geralmente para aqueles pratos de ultima hora.

    ResponderEliminar
  10. Demolho para a sopa, mas para feijoada uso de lata... Por que se tiram os que ficam a boiar?

    ResponderEliminar
  11. Uso um truque,

    Deito na panela em que os vou cozer, deito água a ferver e deixo de um dia para o outro, com agua quente demolha mais rápido, no dia seguinte é só cozer na panela.

    ResponderEliminar
  12. Costumo cozer na panela de pressão, sem demolhar.
    Será que devia demolhar?

    ResponderEliminar
  13. De á uns anos para cá deixei de comprar leguminosas secas enlatadas e passei a demolhar e depois congelados em frascos. Além de ser mais econômico e sem dúvida mais saudável. No início ainda tinha uma ou outra lata de prevenção, agora nem isso. Tiro um dia para ver o que tenho na arca e quando está alguma leguminosa em falta ponho logo de molho.

    ResponderEliminar
  14. 99% das vezes cozinho eu própria os meus legumes e depois congelo em pequenas porções. O sabor é totalmente diferente e fica mais barato.

    ResponderEliminar
  15. Deixe meia dúzia para semear na horta na primavera... Ficam lindos, se for de trepar (como acho que são) pode semear numa roda e depois coloca um tutor para vários... :)

    ResponderEliminar
  16. Olá, felizmente na nossa família há a possibilidade de semearmos os nossos próprios feijões, favas, ervilhas e outros legumes e hortícolas. Os feijões vão passando de uns anos para os outros e quando é necessário são colocados de molho.
    Beijinhos, Catarina

    ResponderEliminar
  17. Eu demolho sempre o feijão e todas as leguminosas :) contudo, deixo sempre apenas de um.dia para o outro. Depois é so meter na panela de pressão com uma tirinha de alga kombu e voilá :P
    Depois congelo em sacos de congelação, bem espalmadinhos, e vou "partindo" consoante a necessidade.

    ResponderEliminar
  18. Concordo que é muito mais saudável e saboroso, mas será que é mais económico? Numa placa de fogão eletrica, a cozer aproximadamente 2 horas? Alguém me sabe dizer? Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Olá, é com muito gosto que sigo seu blogue desde há muitos anos, aprecio imenso as suas receitas e as dicas de economizar, aliás até já participei num workshop no Porto. No entanto vou dizer que comprar leguminosa cozinhas nunca fez parte da minha lista de compras. Compro sempre, demolhado e congelo, assim tenho leguminosas sempre prontas.

    ResponderEliminar