sábado, 6 de dezembro de 2008

Natal - Os presentes

Ora nada melhor que começar a falar de economia doméstica na época do Natal.
Estes conselhos poderão já ir tarde para algumas pessoas, mas pode ser que ainda venham a servir a alguém.
Em primeiro lugar, e antes de tudo o resto, devemos fazer uma lista com todas as pessoas a quem queremos oferecer alguma coisa. Normalmente tenho uma lista numa folha de exel, que guardo de uns anos para os outros. Nessa lista, além dos nomes, coloco também o que comprei, e quanto custou. Tenho assim algumas vantagens: não repito prendas de uns anos para os outros, e nunca me esqueço de ninguém, apenas tenho de retirar ou colocar pessoas na lista pré existente.
Depois da lista de nomes feitas, estabelecer um orçamento de quanto se pode/quer gastar por pessoa. Aqui dou alguns conselhos: no Natal dou quase sempre prendas por casais. A excepção só costuma ser em relação a pais, sogros e avós. Todos os outros recebem prendas em conjunto. Isso permite baixar bastantes euros no orçamento, e ao mesmo tempo presentear as pessoas com coisas melhores. Já que vamos gastar o dinheiro, ao menos que seja em alguma coisa verdadeiramente útil.
Ao estabelecer o orçamento de quanto se pode gastar permite procurar exactamente aquilo que podemos pagar. Se só podemos gastar 10€, não vamos andar a procurar coisas em sítios que sabemos que não as vamos encontrar.
Some agora todos os valores em relação ao orçamento anterior (estão a perceber a vantagem da folha de exel!) Veja se tem ou não possíbilidade de pagar tudo isso.

É muito relativo, o número de pessoas que se vão presentear e o orçamento que se pode gastar, mas mesmo assim, aqui ficam algumas sugestões para gerir o seu orçamento para o Natal:
- Se oferecer tudo sozinha/o, não deveria gastar mais do que metade do seu subsídio de Natal. Isso iria permitir ficar com algum dinheiro extra amealhado para si, para depois gastar como melhor entender , ou para uma emergência.
Porque não juntar-se com um irmão ou irmã também sozinhos, e/ou uma amiga, e oferecerem prendas em conjunto às pessoas em comum. De certeza que os familiares não se iam importar de ter uma prenda sua e da sua irmã, por ex, dada em conjunto, nem os seus outros amigos se deveriam importar que lhes desse uma lembrança em conjunto com uma amiga comum!
- Se fizer parte de um casal, deverão gastar até à totalidade (depende do valor do seu subsídio, e do número de pessoas a quem vão oferecer alguma coisa) do menor subsídio de Natal, deixando o outro guardado para depois utilizarem da melhor maneira.

Como deve distribuir o seu orçamento?

As melhores prendas são sempre as dos filhos e conjuges, pais e sogros, irmãos, irmãs, cunhados, sobrinhos e avós. Depois vêm os amigos especiais, e os tios e primos. Finalmente todos aqueles de quem gostamos e que queremos dizer de que não nos esquecemos deles nesta época.

Mas vamos a sugestões praticas!
Cá em casa, as prendas "compradas", são apenas para os pais e sogros, irmãos, cunhados, sobrinhos avós, e amigos mais especiais. (Ainda não temos filhos!)
Todos os outros recebem presentes caseiros. Coisas que eu vou fazendo, e que depois gosto de oferecer aos tios, primos e restantes amigos.

Quanto às prendas "compradas", devo dizer que algumas já as cá tenho desde o fim de Agosto!
Como eu digo logo no início no poupar é que está o ganho. Aproveitei os saldos e as promoções e fui comprando alguns dos presentes. Mas atenção! Não compro apenas porque está barato. Compro porque acho que a pessoa vai realmente gostar daquilo e é uma possíbilidade de comprar uma coisa melhor sem me desviar do orçamento.

Quanto aos presentes caseiros. O M. tem uma família maior que a minha (além de pais, irmãos e cunhados, sobrinha, e avós tem 6 tios e 6 primos direitos), e trocam todos presentes entre si. A minha é bem menor, pois não tenho tios nem primos direitos, mas temos muitos outros nomes na lista para presentear.
Portanto os presentes caseiros são a forma que nós encontramos de poder oferecer algo a todos aqueles que são importantes para nós, sem fazer explodir o orçamento. Além disso, prefiro oferecer estes presentes caseiros do que dar coisas sem utilidade nenhuma que as pessoas vão arrumar a um canto sem nunca usar.
Não vou dizer o que os presentes caseiros são este ano, mas posso dizer que já ofereci velinhas com Mensagens de Natal feitas por mim, pequenos cabazes com bolachinhas, compotas e marmeladas caseiras, pratos com decoupage de Natal....
Outras sugestões são azeites ou sal aromatizados, bolos, bombons caseiros, panos de cozinha bordados a ponto de cruz com motivos de natal, licores caseiros, tabuleiros em decoupage. Qualquer coisa que se tenha habilidade a fazer e onde se ponha a nossa dedicação e o nosso tempo. E é claro que uma embalagem bonita também conta!

Existem portanto inúmeras coisas que se podem fazer sem gastar muito dinheiro, e que decerto serão mais apreciadas do que muitas das coisas que poderíamos comprar já feitas!

Afinal o Natal é uma época de amor, de família, de partilha, de amizade. É muito mais do que dinheiro, e compras e presentes.
Há apenas que saber dar, e como dar!

2 comentários:

  1. Muitos Parabéns pela ideia que teve, de dar estas sugestões tão a propósito! Sempre me fez muita confusão ver que pessoas sem grandes disponibilidades económicas,se endividam nesta altura do ano.O consumismo atingiu um tal pico, que as pessoas só agora começam a pensar em fazer contas "à vida"!
    Os presentes confeccionados por nós têm outro valor, porque vêm do Coração!
    UM Feliz Natal para si, a quem visito hoje pela primeira vez. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa começamos a comprar as prendas para os de casa (pais, irmãos, sobrinhos) logo em Janeiro, isto porque são os saldos de Inverno e isso permite comprar logo por ex. umas luvas de pele que agora custam 20 e antes 60€, além disso, se formos todos os meses gastar 20 ou 30 euros, em Dezembro podemos amealhar o Subsidio de Natal, os de cá de casa foram todos para PPR (assim ainda ganhamos mais uns trocos no IRS). Acho também muito importante estipular um orçamento e ser rigido com ele, pagar juros por causa de prendas é uma tontice.
    Parabéns pelo blog, muito útil nos tempos de hoje.
    Jocas

    ResponderEliminar