terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sopa (quase) instantânea!

Todos sabemos que a sopa é fundamental numa alimentação equilibrada. Aqui em casa nunca falta, e quando estou sozinha é quase sempre o meu jantar, finalizado depois com uma fruta.
Fazer sopa é rápido e simples. O que demora mais tempo é descascar os diversos legumes e parti-los em pedaços. Depois disso é só colocar ao lume, cozinhar e triturar!
Da ultima vez que vim carregada de legumes de casa dos meus avós, lembrei-me de simplificar a tarefa de fazer sopa nas vezes seguintes, economizando assim imenso tempo. (E se por acaso costuma comprar mistura para sopas pré-embaladas, se passar a comprar os legumes avulso e os arranjar assim em casa, vai ver que fica mais económico!)
Descasquei cenoura, courgette, 2 batatinhas e cortei em pequenos pedaços. Cortei em rodelas alho francês. Misturei e lavei tudo muito bem, escorri e dividi em saquinhos (500g cada - a quantidade deve ser ajustada às necessidades de cada um!). Coloquei uma etiqueta e depois foi só congelar.
As sopas seguintes foram preparadas muito rapidamente. Sai um saco de mistura para sopas do congelador e coloca-se na panela com um fio de azeite. Liga-se a cafeteira electrica. Coloca-se a água já a ferver na panela, Tempera-se de sal e tapa-se. Quinze a vinte minutos depois está pronta a triturar! (E para quem quiser junta-se depois espinafres, ou feijão verde, ou couve e deixa.-se cozer mais uns minutos e aí está uma sopa diferente!)
Uma economia de tempo perfeita, uma vez que o tempo é também escasso para muitos!

48 comentários:

  1. Todos os sábados depois de chegar da praça faço exactamente a mesma coisa!
    Lavo ,parto e distribuo por sacos de congelação...poupa-se imenso tempo!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Também costumo fazer o mesmo, principalmente mais no Inverno...

    Dá imenso jeito e poupa muito tempo...

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. gosto muito do seu blog e das suas ideias, esta também já faço,

    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Olá Colher-de-pau,
    Mas que ideia Fabulosa, nunca me tinha lembrado disso, mas realmente poupa-se muito tempo a descascar os legumes só uma vez.
    Já estou arrependida de ter comprado um combinado só com 2 gavetas...
    Obrigada pela partilha de boas ideias...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Que rica ideia, nunca me lembrei disso, acho que vou passar a fazer isso :o)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Apesar de não comentar o blog, sigo-o sempre que há novidades e adoro, está simplesmente fantástico!

    Hoje tive que comentar pois esta ideia é fenomenal e nem sei como nunca me ocorreu.

    Eu costumo cortar legumes e congelar para depois ser só colocar na panela mas faço-o sempre em sacos individuais e tenho sempre de cortar a cebola, batata e alho. Nunca os congelei porque pensei que depois não ficavam em condições.

    Vou aproveitar esta dica maravilhosa, obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Esta nós já fazemos! Tudo começou porque volta e meia temos dificuldade em encontrar alguns legumes para a sopa e porque um belo dia (em que mais uma vez não havia cenouras frescas) se enganaram no preço dos pacotes de cenoura congelada e venderam-nos 2,5kg pelo preço de 400gr. A partir daí pensámos: se se vendem legumes congelados nós também podemos fazer o mesmo! E passamos a comprar cenoura e couve em quantidade (sempre que conseguimos encontrar, garantido que não voltamos a ter problemas com as falhas de fornecimento dos supermercados), lavamos tudo, cortamos e distribuímos por sacos ou caixas (já nas quantidades devidas para uma sopa) e quando precisamos é só pôr na panela. Só nunca o fizemos com as batatas porque essas nunca esgotaram por aqui! Mas confirmamos que se poupa imenso tempo.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo fazer logo uma grande quantidade de sopa e congelá-la em doses individuais.
    Os legumes podem ser congelados crus? Pensei que tinham que levar uma "entaladela"....
    bjs
    DB

    ResponderEliminar
  9. Olá. Eu costumo fazer parecido. Faço sacos com cada legume mas, realmente assim é mais rápido e prático!
    A batata congelada não fica negra?
    Já me aconteceu isso com a cenoura e com o nabo!
    Beijinhos e obg pelas ideias

    ResponderEliminar
  10. Olá! Tenho a mesma dúvida em relação à batata...

    ResponderEliminar
  11. bem rápida a tua sopinha!
    eu costumo guardar saquinhos no congelador, realmente poupamos tempo!

    ResponderEliminar
  12. Eu faço algo parecido: congelo um saco com abóbora aos cubos, outro com curgete aos cubos, outro com cenoura, outro com alho frances...

    ResponderEliminar
  13. As vezes sinto-me memso "da" é uma ideia excelente e nem sei como nunca me ocorreu.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Excelente! Também faço isso com abóbora, compro um pedaço grande e divido-a em porções para adicionar na sopa.

    ResponderEliminar
  15. normalmente faço isso com a abobora e courgete para poupar tempo e nao deixar estragar os legumes, mas se tivesse arca congeladora tb era o que faria. :)

    ResponderEliminar
  16. O que tu fazes eu tb já fiz mas a sopa ficava c/ um sabor diferente e eu acho que era dos legumes serem congelados, ficava c/ sabor a borrego (que nós cá em casa não conseguimos aguentar nem o cheiro) e desisiti dessa forma de guardar, aproveitar, economizar os alimentos o que é uma pena.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. OLá!

    Tomei conhecimento deste blog através de uma pesquisa na internet sore compotas, e ainda bem que o descobri! Tem dicas muito uteis e práticas para o dia-a-dia.

    Muito obrigada por ter construido este cantinho e partilhar as suas escolhas de poupança e economia.

    bj e boa semana:D

    ResponderEliminar
  18. Por acaso penso em fazer o mesmo amanhã, mas vou colocar os legumes em sacas separadas, para fazer sopas diferentes e/ou utilizá-los p outros fins. É sempre uma boa ideia adiantar serviço qd temos algum tempo disponível, p dps ñ se perder tanto tempo a fazer tudo desde o início.

    ResponderEliminar
  19. Quanto às dúvidas colocadas:

    - Se for para a sopa a batata resulta perfeitamente congelada - mas nunca congelei batata a não ser assim e para fazer sopa.
    - Nunca tive nenhum tipo de problemas: as minhas batatas nunca ficaram negras, nunca achei que a sopa ficasse com sabor diferente, e desde que seja para cozer para a sopa nunca dou nenhuma "entaladela" aos legumes.
    Além de congelar os legumes assim, também o faço de forma separada como alguns falam. No entanto, para fazer sopa assim é bastante mais rápido. É só tirar 1 saco e já está!

    ResponderEliminar
  20. Que boa ideia.
    mais uma a reter.

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais deixa-me dizer que adoro e adopto muitas das dicas que partilhas connosco!

    Então cá vai mais uma dica: meter os vegetais na panela de pressão! São seis minutos a ferver e está a sopa pronta. Para o caso de se querer juntar outro vegetal a seguir (espinafres, alho francês, couve ou outros)coloca-se logo no início no tabuleiro da panela. Cozem a vapor e ficam, deliciosos!

    Ana.

    ResponderEliminar
  22. Olá.

    Cá em casa usa-se as duas formas. Sacos com a sopa completa e sacos separados para cada legume. Nos da sopa completa, junto tb um knorr e tenho sempre sacos individuais com feijão verde, espinafres e couve já cortadinhos. Quando sou eu a fazer a janta uso os que estão nos sacos simples. Quando estou no turno da noite e não houve tempo para deixar jantar feito para a familia, o marido que nem um ovo sabe estrelar tira de um saco já preparado, mete na panela de pressão, um saquinho de couve ou afins no cesto, já vai tudo com tempero e é só cozer, triturar e juntar azeite. Assim não deixa pegar nada ao fundo e sempre faz o jantar. Poupa-se na telepizza :)
    Também tenho sempre 4 ou 5 doses individuais de sopa já feita congeladas. Numa emergência há sopa pra toda a família ou comida pra mais um.
    Tinha um combinado de 3 gavetas mas acabei por comprar uma arca que meti na arrecadação do prédio. Dá imenso jeito nestes casos. Cabe sempre mais alguma coisa.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  23. Eu faco muitas sopas ca em casa , esta ideia e formidavel. Gosto imenso das tuas ideias e receitas. Um beijinho dos Estados Unidos.

    ResponderEliminar
  24. nova fã do blog! adorei e tem dicas super interessantes.
    bj da M. e do S.

    ResponderEliminar
  25. Bem visto! Vou começar a fazer! Obrigada!!!
    Eu costumo é fazer as bases das sopas e congela-las em caixas herméticas!!!
    Mas aqui está uma boa ideia!!!!
    :)

    ResponderEliminar
  26. Olá,
    Partilhas dicas excelentes connosco! Gostei muito deste post, costumo congelar alguns vegetais para sopa mas confesso que tinha dúvidas em relacao a outros (batata, espinafres, etc) - entretanto pelos comentários e pela tua resposta, está tudo esclarecido!

    Bom fim de semana
    Paula M.

    ResponderEliminar
  27. Oix! Sou uma das "colaboradoras" do "Anti crise Portugal" e conheci este blog por esse meio e digo já que fiquei mega fã! :)
    E aqui está uma ideia que nunca me tinha ocorrido... a partir de hoje será assim, bases de sopa congeladas, fantástico!

    Mas só quero dar uma dica: o azeite deve pôr-se no fim na cozedura da sopa, pois se o cozermos perde as suas propriedades mais benéficas.

    Beijinhos e abraços, voltarei muitas mais vezes!!

    Tânia C.

    ResponderEliminar
  28. Também costumo congelar os legumes e alguns vegetais, mas realmente...nunca me ocorreu tão fabulosa ideia! Ah descobri o blog há umas duas semanas e fiquei rendida, tem dicas fabulosa e muito simples de executar. Só mais uma coisa... ontem não resisti e comprei uma máquina de fazer pão.

    ResponderEliminar
  29. Eu faço sempre isso,é prático e muito mais rápido e aproveita-se sempre todos os legumes,sem desperdiçar nada.

    ResponderEliminar
  30. Eu herdei da minha mãe uma tendência para congelar.
    Relativamente à sopa, costumo fazer uma base comum que congelo em porções mais pequenas. Ainda há umas horas descongelei uma e juntei-lhe feijão verde. ´
    Esta é, contudo, uma boa ideia para comer sopa acabada de fazer.
    O mesmo princípio pode ser aplicado a combinação de legumes para saltear. Tenho ali no congelador um combinado de curgete e beringela, aos cubinhos, que facilmente se transforma num estufado com tomate e ervas aromáticas ou num recheio para uma lasanha vegetariana.

    ResponderEliminar
  31. Óptima sugestão e muito mais saudável que os legumes de compra que normalmente têm conservantes.

    ResponderEliminar
  32. Eu vou começar a fazer o mesmo. Excelente ideia.

    ResponderEliminar
  33. Olá, já pensei várias vezes em fazer o que sugere, mas li algumas informações em que seria necessário branquear os legumes antes de os congelar para não haver perda nutricional e degradação dos mesmos.
    Deixo aqui um link sobre o assunto e gostava de saber a sua opinião sobre os mesmo. Obrigada pelas suas dicas :)
    http://solangeburri.blogspot.com/2009/04/duvidas-de-papas-congelar-legumes-crus.html

    ResponderEliminar
  34. Uma amiga partilhou este blog comigo e bastou uma rápida passagem por ele para ficar fã! A ideia de congelar os legumes já picados é excelente! Amei a ideia!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  35. Quando abro uma cebola pico sempre tudo e, como nunca gasto uma cebola inteira para fazer um arroz, então congelo o resto da cebola já picada em caixinhas pequenas para fazer mais tarde esturgidos sem sujar as mãos. Também congelo cenoura e batata em cubos para cozer e fazer salada russa rápida. Na sopa, prefiro fazer uma panela de pressão grande depois congelar a sopa já feita em doses individuais.

    ResponderEliminar
  36. É uma bela ideia,a de congelar os legumes picados...vou seguir oteu conselho colher-de-pau...

    ResponderEliminar
  37. Guardo também muitas vezes legumes, no tempo da cebola costumo descascá-la e congelar dá imenso jeito, pois para além de ajudar também depois ao partir não faz "chorar".....

    ResponderEliminar
  38. Eu costumo congelar os legumes em separado, mas esta ideia é de facto fantástica. Muito mais prática.
    :)

    ResponderEliminar
  39. Cada dia que passa, mais adoro os teus blogs! :)

    Estou aqui a preparar-me para fazer algumas das sugestões de congelados, mas fiquei baralhada é com o tempo que devem ficar congelados. Vi que puseste a data no tomate por exemplo. Tens ideia ou alguma tabela de por quanto tempo podemos deixar as coisas no congelador?

    espinafres, couves, repolho e essas coisas mais rápidas, também se pode congelar?

    Eu compro sempre e acaba sempre por se estragar... :(

    ResponderEliminar
  40. Uma ideia muito boa e estou como alguém já disse "porque não me lembrei antes?". É que até é essa a base que costumo usar para as sopas. Depois acrecento alguma coisa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  41. Bom dia!

    Leio diariamente as receitas que publica no site maravilhoso que tem!

    Depois de ler este post sobre congelar legumes, vinha lançar-lhe um desafio: porque não um novo post sobre a congelação de alimentos crus e já cozinhados?! O que se pode congelar? Deve-se lavar os alimentos crús antes de se lavar? Como descongelar pratos cozinhados? E os crús como se descongelam?

    Muito obrigada e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  42. Achei ótimo! Adoro sopas, mas as vezes falta tempo para descascar, cortar... assim é muito prático!
    Obrigada pela idéia.

    Bjk
    Celia, do Rio de Janeiro, BR

    ResponderEliminar
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  44. Excelente ideia! Eu congelava tudo à parte, a cenoura numa marmita, a batata noutra, o nabo, etc...
    Quando voltar a descascar as coisas para a sopa, vou fazer estes "packs".
    É realmente muito prático ter já tudo congelado assim, durante a semana em meia hora tenho sopinha caseira pronta! ;)

    ResponderEliminar
  45. Ideia fantástica, vou colocar em prática na próxima vez que comprar legumes.
    O seu blog é muito interessante, por isso vou ser sua seguidora.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar