quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Organizar a Despensa

Sei que nem todos as pessoas têm uma despensa. Mas quem diz despensa diz arrumos, sotão, garagem, ou qualquer outro sítio onde acumulam tralhas.
O mal destas divisões é que facilmente se enchem e rapidamente ficam cheios de coisas, muitas deles sem grande utilidade e outras que não conseguimos encontrar quando  necessário.
A solução é simples: organização, arrumação e algumas horas disponíveis.
Deixo aqui alguns passos que podem servir para vos guiar nesta tarefa!

1 - Passar revista a tudo o que está na divisão - caixas. caixotes e sacos incluídos e separar:  o que é lixo, o que é para guardar e o que só está a ocupar espaço.
2 - Colocar os itens que são para guardar dentro de caixas plásticas com tampas, ou em alternativa caixas de cartão. Facilmente encontra caixas de plástico s preços acessíveis em lojas de artigos para a casa. E identificar o que está dentro das caixas com etiquetas para quando necessitar de alguma coisa a encontrar facilmente.
3 -Depois de desocupadas as prateleiras e/ou armários, limpar todo o espaço.
4 - Organizar devidamente os diferentes itens: as coisa que poderá necessitar mais frequentemente em locais de fácil e simples acesso, e os artigos que só usa uma vez por ano, como por exemplo os enfeites de natal, em sítios mais altos.
5 - Se não tem prateleiras, é uma vantagem usar as caixas plásticas uma vez que são facilmente empilháveis deixando o espaço mais livre. Não coloque caixas atrás de caixas. Deve conseguir ver todas as caixas e as respectivas etiquetas para facilmente encontrar os artigos que precisa sem andar a mover caixas e caixotes.
6- Depois da arrumação, passe a ser mais metódico e arrume sempre as coisas no sítio certo em vez de as deixar a monte para arrumar mais tarde. Se tirou do sítio, volte a arrumar no sítio assim que deixar de usar.

11 comentários:

  1. Olha sei que não tenho nada a ver com isso mas como tás sempre a dar umas dicas maravilhosas arrisco a dizer que de acordo com o feng shui não se deve ter o lixo perto da comida neste caso a reciclagem na despensa ou o caixote perto do fogão ou frigorifico.
    Desculpa se fui intrusiva, beijos e bom dia.

    ResponderEliminar
  2. por acaso e infelizmente não tenho dipensa, gostava!na cozinha tenho armario dispenseiro para as mercerias, e felizmente tenho um bom sotão e marquise onde posso arrumar as coisas, mas gosto muito de dispensas! está bonita a tua!

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ter assim uma despensa!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  4. Está na altura de dar uma volta á minha, mas com este frio não apetece nada.
    Vou esperar peor dias mais quentinhos :)

    bj

    ResponderEliminar
  5. Uma boa fonte de inspiração é o catalogo do ikea na parte da arrumação secundária. : )
    A minha dispensa é diferente, está cheia de comida. lol

    ResponderEliminar
  6. Esta ideia é fantástica e eu cumpro à risca cá em casa - até pq tenho duas dispensas! mas o certo e o mais engraçado (acho eu) é que a arrumação não dura muito.... mas tb acho de outra forma não tinha graça.... :)

    Já agora, gosto imenso das suas dicas e revejo-me em muitas delas!

    Bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma arrecadação à espera de ser arrumadinha...

    ResponderEliminar
  8. Quem me dera que a minha despensa fosse tão arrumadinha...Tenho bom remédio não é??!! É uma parte da casa que detesto arrumar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Excelente sugestão! adoro passar por aqui, porque saio sempre mais rica do que quando entrei! Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  10. Nossa! Com organização tudo funciona melhor, nós ganhamos mais tempo para as demais atividades.
    Ótimas dicas!
    Um abraço.

    Visite:
    Blog de Turismo e Hotelaria.
    http://magazzinemoderno.blogspot.com

    ResponderEliminar