quinta-feira, 24 de março de 2011

A organização da Festa

Como já vos disse, a festa do M, foi um pouco mais simples este ano, mas não foi por isso que deixámos de ter casa cheia, e que mais uma vez tudo teve de ser planeado e organizado para evitar confusões e stress de ultima hora.
Para o almoço, e não estava ninguém especial, apenas, pais, irmãos e avós, a mesa estava posta para 15 pessoas. Depois do almoço convidamos os amigos e alguns tios e primos do M, (eu já disse que ele adora a casa ceia, não já?!) para as sobremesas e para cantar os parabéns, e facilmente chegamos perto das 40 pessoas.
Com tempo defini a ementa, a lista de compras e lá fui às compras para que nada me faltasse. Planeiei o que fazer na sexta e no sabado à noite. Foi também no sábado à noite que colocámos a mesa, a coffee station e preparamos as "mesas" de apoio para as sobremesas, copos, e o carrinho de chá com talheres, guardanapos e pratos, para que facilmente todos tivessem o que precisavam à mão.
No domingo de manhã foi altura dos ultimos preparativos: ter atenção que as bebidas estão frescas, fazer o almoço, a salada e preparar as entradas. E depois desfrutar da festa e dos convidados que é sempre muito importante para que tudo corra bem.
No fim da festa, não me fui deitar sem a sala e a cozinha arrumadas e com tudo no sítio, a louça lavada ou na máquina a lavar. Para mim também essencial é ir-me deitar com tudo arrumado. Já viram o que é acordar no dia a seguir com a casa num caos?!

37 comentários:

  1. Está tudo lindissimo e com optimo aspecto. parabéns! Mas fiquei sem perceber o que tem este post a ver com economia.

    ResponderEliminar
  2. tudo muito bem organizado! sim senhora! tanta gente!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. olá, ficou tudo fantástico!

    Já agora, explica lá o que são aquelas coisinhas que estão na mesa espetadas em palitos, são cobrtas dechocolate? O que s~~ao?

    bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  4. Faneca:

    Porque é que este post rinha que ver com economia?
    Este blogue, apesar de se chamar economia cá de casa, não é um blogue de poupança, mas sim um blogue de economia e organização doméstica. Portanto trata de questões tão diversas como organização de uma festa caseira, ou de como aproveitar e acondicionar alimentos, de elaborar ementas semanais, ou de como fazer prendas caseiras.
    Em última análise, preparar uma festa em casa é também uma questão de economia, principalmente se a alterativa for ir comer fora.

    ResponderEliminar
  5. Especialmente Gaspar e Sarokas:
    Obrigada!

    Maria João:
    Aquelas coisinhas cobertas de chocolate é o bolo de aniversário! Mais sobre o bolo nos próximos dias no blogue das receitas!

    ResponderEliminar
  6. Cara amiga,
    também sigo essa filosofia....fazer o máximo possível nos dias anteriroes ao grande dia, inclusive com a mesa a ser arrumada na noite do dia anterior...faço isso quando tenho cá em casa aniversários ou então quando organizo o almoço da vindimana casa da aldeia...Fica tudo muiton mais fácil e acima de tudo não se fica doida no grande dia....
    Outgra coisa que gosto de observar é que a casa deve estar super limpa e arrumada em respeito aos que nos vem visitar.....
    Também concordo contigo...ir deitar com tudo arrumado...é tão gostoso acordar e encontrar a casa limpa e arrumada...
    beijosss
    de Maria Filomena


    PS - gostod e suas fotografias...são ótimas.....

    ResponderEliminar
  7. A pior parte das festas é mesmo o final, em que só fica um para arrumar (no meu caso!!!!).
    Gostei da ideia do carrinho de apoio, até se pode colocar tudo na cozinha e depois levar para a sala já preparado, fica bem mais rápido e fácil.

    ResponderEliminar
  8. Seguo il tuo blog da qualche mese, ma questo è il mio primo commento: ti faccio i complimenti per le cose che scrivi, sono molto utili e anche io ho usato molti tuoi suggerimenti. Mi piace molto anche questo post, sono rimasta colpita dal fatto che non usi stoviglie di plastica,in effetti così è tutto molto più raffinato e più ecologico.Sono curiosa di vedere il tuo libro, anche se non capisco il portoghese, mi comprerò un dizionario per poterlo leggere:). un abbraccio Carla (Italia)

    ResponderEliminar
  9. Que inspiração... estou desejosa que chegue a Páscoa para ter desculpa para organizar qualquer coisinha :)

    xx

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!
    Que grande ideia o carrinho do chá com os pratos, guardanapos e afins.
    Eu costumo usar o aparador da sala com isso e fico sempre com tudo apertadinho.
    Vou passar a fazer assim!
    Linda mesa!
    E o bolo de Aniversário, parecem uns bombons...que original!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Sou sua leitora assidua, há dias tive o desplante de lhe enviar um email, espero que não me tenha levado a mal! Digo isto porque não respondeu eu não quero que me tenha levado a mal!
    À parte disto tenho a dizer-lhe que a festa deve ter sido LINDAAA!
    E também estou como a "Maria João" que são aquelas "bolinhas" cobertas de chocolate?! Tou mesmo curiosa! Aguardo novos desenvolvimentos!
    Já agora aproveito para descodificar outra coisa, na mesa de suporte onde tem talheres, pratos etc, o que está a usar como suporte para os talhares não são latas de fruta em conserva?!
    Não me leve a mal perguntar, mas por vezes em casa tenho dificuldade em colocar talheres!

    Cumprimentos,

    Vera Silva

    ResponderEliminar
  12. Joana, o que são aqueles bolinhos mesmo giros que estão a decorar a mesa? É mesmo giro, queremos a dica :)

    ResponderEliminar
  13. Maria Filomena:
    A organização é mesmo essencial para tudo correr bem e não haver stress!! E claro, casa limpa e arrumada. Mas isso pareceu-me tão obvio que nem referi.

    Luisa Alexandra:
    A pior parte é mesmo arrumar, mas já que tem de ser, que seja feita logo!
    O carrinho é realmente uma garnde ajuda. Já não passava sem o meu.

    Anónimo:
    Muito obrigada pelas simpáticas palavras!!

    Paula e Carpe Diem:
    Não há nada como ser ou tentar ser organizado. E é essencial para conseguirmos ter a casa cheia!! Ainda bem que gostaram.

    Ana Martins:
    Eu também uso os aparadores, mas mesmo assim o carrinho dá muito jeito, até porque é facil de o colocar em sítios estratégicos onde não oncomodam e têm um fácil acesso.

    Vera e Mafalda:
    Desculpe se não respondi ainda ao seu e-mail. Tenho tido pouco tempo e são muitas respostas para dar!
    Sim, os talheres estão dentro de latas de conserva, pois apesar de ter tabuleiros próprios para taheres em jantares volantes, acho sempre que acupam muito espaço. Esta é portanto uma solução económica e eficaz!
    As bolinhas de chocolate são o bolo de aniversário. A descodificar em breve. Foi uma das estrelas da tarde!

    ResponderEliminar
  14. Miga, eu já te disse que aprecio as tuas ideias e sugestões...
    Para o caso de te ter esquecido de dizer, aqui vai...
    Admiro muito a tua criatividade e sugestões de poupança nestes tempos de crise...
    Parabéns miga...
    Estava tudo muito bonito, agora só falta as ementas...

    jinhos

    ResponderEliminar
  15. Boa noite.

    Escrevo-lhe para dizer que gosto imenso dos seus blogues, sou, aliás, seguidora dos mesmos. Considero que faz uma apresentação das temáticas muito interente, clara, objectiva e muito funcional.

    Porém, foi com espanto e uma certa tristeza que li este seu último post, pois referiu-se à sua família como "ninguém em especial".

    Creio que percebi o que queria dizer, não estava presente ninguém a quem fosse necessário fazer uma apresentação ainda mais cuidada, do que é necessário e importante fazer à família, por não ter o àvontade com que se tem com esta. Mas mesmo assim não pude ficar indiferente a este facto.

    Se a família não for o bem mais precioso e as pessoas mais importantes, então quem será?

    Espero que não me interprete mal, mas não pude deixar de partilhar a minha opinião.

    Parabéns pelos blogs e continuação de um bom trabalho que tem feito.

    Marisa Faustino

    ResponderEliminar
  16. Joana,
    Ao ler os teus blogs, ficom com vontade de fazer igual ou melhor! Obrigada pelas dicas. Adorei o bolo de aniversário!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Cara Marisa:

    Efectivamente, ou eu não me expliquei bem, ou então a Marisa não percebeu o que eu quis dizer.
    Em primeiro lugar, se costuma seguir os blogues, saberá o cuidado que ponho em tudo o que faço, e que jamais descuidaria a apresentação num almoço que seria para a família. Provavelmente por ser para a família ainda teria mais cuidado.
    E isso leva-me à expressão que a Marisa não gostou. QAuando eu digo "ninguém especial", não me estou a referir que a família não é ninguém especial, mas sim que basta ter a família "que é da casa", para chegarmos a 15 pessoas à mesa, sem precisar de convidar "ninguém especiaL", ou, como sinónimo "ninguem em particular" ou ainda "ninguém de fora da família". O que quis dizer é que basta convidar os nossos pais, irmãos, e avós para termos a mesa cheia.
    E como leitora dos blogue certamente que já reparou na importância que dou à família, no carinho com que conto as suas histórias e faço as minhas receitas para eles e partilho aquilo que me ensinaram.
    Mas ainda bem que deu a sua opinião e eu pude responder, para não ficarmos com mal entendidos.

    ResponderEliminar
  18. Que linda a Mesa :D Tudo com muito bom gosto. Amei!

    ResponderEliminar
  19. Perguntinha, os bolinhos redondos no centro da mesa sao "cakepops" nao sao? ficaram com muito bom aspecto. Vais colocar a receita no colher de pau?
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Tens um blog muito bom, porque não ganhas dinheiro com ele? :)


    http://www.yourmoneyboxx.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Está fantástica :)

    Comprei ontem o teu livro!!! Já li metade e estou a adorar, até o meu namorado já o pediu emprestado :P
    Acreditas que decsobri que temos mais uma coisa em comum, para além da cozinha e das reciclagens também estudaste na ESEC como eu :)

    Beijinhos e continua....

    ResponderEliminar
  22. Ter tanta gente em casa não é nada fácil, exige mesmo muita organização, mas estava tudo lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá boa tarde! Adorei o espaço! Tem boas ideias e info útil ;)

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Olá. Estava tudo lindo e muitissimo bem organizado. Gosto tanto de ver mesas bonitas. Mas nunca consigo fazer uma! Tenho uma perguntinha: onde coloca as travessas com a comida, as bebidas,etc? Nem sequer tenho aparador na sala, amei a ideia da coffee station, mas nem isso.

    ResponderEliminar
  25. Parabéns está tudo lindíssimo, eu e o meu filho tmb adoramos a casa cheia.
    Mas dá tudo tanto trabalho e depois passa tão rápido!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Olá!

    Adoro o blog! Tem sempre dicas fantásticas!
    Adorei o carrinho de apoio, parece muito pratico! Onde é que posso encontrar este tipo de carrinho?
    Bjinhos

    Carla

    ResponderEliminar
  27. "Este ano a festa será mais pequena...";"Foi um pouco mais simples este ano...";"Mas facilmente chegamos perto de 40 pessoas..." Realmente imaginesse se tivesse sido uma festa em grande. Nem alguns batizados têm 40 pessoas.

    ResponderEliminar
  28. ficou lindo!
    amei a idéia dos talheres em latas...

    um gde abraço

    ResponderEliminar
  29. Adorei a decoração...uma elegância de simplicidade!
    O que estava na mesa eram "cake Pop's"? Como fez? Também gostava de surpreender os meus convidados.
    A ementa qual era? As entradas como eram? Para tanta gente temos que ser praticas e organizadas.
    As suas dicas são fantásticas!!! Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  30. Não sei que já tinha comentado alguma vez... mas venho ao teu blog todos os dias em busca de mais dicas para o meu dia a dia... Obrigada e Parabéns!
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, adorei o blogue! revi-me nas situações das compra da roupa nos saldos! Sou frequentadora assídua de outlets e, sempre que posso dou lá uma voltinha não porque preciso de algo mas sim para ver... Acabo sempre por comprar roupa muito gira e em conta! vestidos de cerimonia que custavam cerca de 150€ por 13€... roupa para o meu filho por 1€, 5€... e anda sempre muito bem vestido e muitas vezes com roupas de marcas bem conhecidas.
    É preciso ter paciencia, procurar e encontra-se sempre alguma coisa que se não servir agora servirá mais tarde!

    um bem haja, e felicidades

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. ola...deixei te um selo desafio no meu blog http://coisas-la-de-casa.blogspot.com/..bjinhux

    ResponderEliminar
  35. olá! já aqui tinha dito que adoro o blog q sigo mt atentamente. e adorei a ideia da coffee station q pus em pratica na festa do ultimo fim d semana e foi espectacular. obrig pelas optimas dicas.
    hj, ao ler os coment, tive a agradavel surpresa de descobrir que tem mais um blog fui espreitar e... já o sigo tb há algum tempo e adoro. parabens por 2 blogs fantasticos!

    ResponderEliminar