sexta-feira, 20 de maio de 2011

Medidas para (tentar ajudar) a combater a crise #5 - Empreste ou Peça Emprestado... Mas não se esqueça de devolver!

Emprestar parece que está fora de moda! Porque temos vergonha de pedir, porque temos receio que não nos emprestem, porque... Claro que nem tudo pode se pode emprestar ou ser emprestado, mas em alguns casos poderá poupar (ou melhor não gastar) dinheiro.
Pense naquilo que tem em casa e que não usa e que poderá emprestar aos seus amigos e familiares sem que isso lhe faça diferença nenhuma. Tem um computador parado a um canto que até dava jeito aos seus sobrinhos? Tem roupa que não usa que até podia emprestar à sua melhor amiga? Tem coisas dos seus filhos quase novas guardados na garagem que tanto jeito podiam fazer agora ao seu afilhado? Que tal emprestar?
Só há uma regra a ter em conta: devolver sempre o que nos foi entregue!
Seguem alguns exemplos de coisas que não custa nada emprestar e partilhar!

- Roupa de cerimónia: Se vai ter um casamento ou um baptizado e não tem o que vestir - ou já não pode repetir o mesmo vestido de sempre, que tal pedir emprestado à amiga ou à irmã, que veste o mesmo número que nós, aquele vestido giro que também ela só usou uma vez? E antes de devolver é só mandar limpar na lavandaria! O mesmo pode fazer com sapatos e clutches e acessórios. Acha que há necessidade de comprar um vestido novo de cada vez que tem uma destas cerimónias. Junte-se com as suas amigas e família e emprestem roupa umas às outras.

- Livros: Se gosta muito de ler, mas não pode comprar tantos livros novos como gostaria, faça uma parceria com outra/o leitores e troquem livros. Podem também fazer um plano para que não comprem livros em duplicado e assim terem sempre diferentes novidades para lerem.

- Caixa de Ferramentas: Se tem algumas bricolages para fazer lá em casa e não tem um berbequim, opte por, em vez de comprar um, pedir emprestado ao vizinho/amigo/familiar.

- Coisas de Bebé: E porque não pedir emprestado à irmã ou à cunhada  (ou até à melhor amiga) as coisas dos seus sobrinhos que já não estão a ser precisas e que a si lhe dariam jeito, como o carrinho, a banheira, a cadeirinha de comer... Haverá necessidade de comprar tudo novo? Peça emprestado - ou ofereça-se para emprestar.

18 comentários:

  1. Olá eu tenho por hábito emprestar roupa, malas, sapatos, assim como já levei a um casamento roupa emprestada, o dinheiro que se gastou foi na lavandaria e a prenda, para o casal.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Em relação às coisas de bebés é o melhor, para quem pede emprestado e para quem empresta: Quem recebe poua dinheiro e depois quando já não precisa devolve e escusa de ficar com a casa atulhada de banheiras que deixam de ser usadas, roupa que já não serve, ovos que já não são necessários e quem empresta também adora ver-se livre das coisas que ocupam sempre imenso espaço. Eu pedi muita coisa emprestada e já emprestei montes de coisas.
    vidasdanossavida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. ola Joana, pois é o dinheiro que se pode poupar com o método de emprestar.
    tenho uma prima que vai fazer agora 2 aninhos em Agosto e tenho a minha Bonequinha que faz 1 aninho também em Agosto, elas so tem 1 ano de diferença.
    a minha tia tudo o que deixa de servir a minha prima ela empresta-me para a minha Menina.
    tenho o guarda-roupa cheio de roupa e quase nada é dela.
    so tenho por habito comprar roupa para ela quando é para uma cerimonia, ai gosto que ela leve roupinha dela. mas quem diz roupa diz a banheira de bebe, o andarilho para casa da minha mae, também é dela,... so o dinheiro que eu poupo.
    se tiverem alguém que pode emprestar, nao tenha medo, nos tempos em que estamos, tudo o que poder-mos poupar é bom.


    beijos

    ResponderEliminar
  4. Pois é, concordo contigo.
    Eu nao gosto de repetir vestidos em festas, mas também para comprar sempre nao da.
    em 2009 fui a 4 casamentos e a 1 baptizados, em metade disso fui com vestidos emprestados e nao foi por isso que fui menos bem =)

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post... acho q isto é um pouco como a história de levar almoço para o trabalho... ainda há alguma vergonha e não percebo pq! Eu faço as duas coisas e recomendo!

    ResponderEliminar
  6. O empréstimo de livros já existe entre mim e algumas amigas e os acessórios e roupa de bebé tenho amigas q emprestam umas às outras e acho q tem havido essa tendência. As coisas p bebé são caríssimas e a roupa de recém-nascido e até 1 anos deixa de servir num instante, e é uma pena gastar-se tanto dinheiro no q ñ dura tempo nenhum...

    ResponderEliminar
  7. Livros e coisas be bebé são do melhor.
    Não digo que o resto não seja, mas em relação a roupa ou não me serve (as minhas amigs são mais magrinhas) sapatos é difícil para elas, eu gosto de um sapato com saltinho e malas nem falamos nisso.
    Agora roupa de bebé tenho quem me empreste para a minha menina e nem sabem o que já poupei. Livro também, fazemos intercãmbio.
    http://maetambemmulher.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Experimentem www.winkibooks.org para empréstimo de livros

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    O posto está muito original, e neste momento até tem a ver comigo, já que vou ter um baptizado e não tenho roupa para levar.
    Mas também não tenho amigas que vistam o meu nº! :( Resumindo vou mesmo ter que gastar dinheiro e não queria muito!
    Bom Fim de Semana e Continue com estes belo Blog

    ResponderEliminar
  10. Que belas sugestões estas!! Muitas vezes temos boas opções para tentar combater tempos menos bons do ponto de vista económico... Apenas nos falta o engenho ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá! Antes de mais parabéns pelo blog, do qual já retirei muitas boas ideias...
    Em relação aos livros sugiro o regresso às bibliotecas públicas. Tenho poupado uma pipa de massa nos últimos meses. As novidades demoram 2 ou3 meses a chegar? Temos um bocadinho de paciência e vamos lendo alguns grandes clássicos :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto dessa medida!
    Eu costumo emprestar e pedir emprestado. É uma forma de poupar espaço na casa já pequena e de não gastar dinheiro em coisas que servem para uma unica vez!
    Beijinhos
    *

    ResponderEliminar
  13. Adoro ler, assim como as minhas duas irmãs, pelo que quando compramos um livro avisamos, para não haver repetição.
    Habitualmente vou aos congressos e jantares, com roupa da minha irmã, pena ela não calçar o mesmo nº do que eu :(
    Quanto infantil, os meus filhos tem roupa dos 3 primos, até perguntam "é de qual primo mãe?".
    Não passo dificuldades financeiras, mas não sou propriamente rica...
    Isabel Cristina

    ResponderEliminar
  14. É verdade... eu já aderi a esta ideia, e já me vai fazer poupar uns dinheiritos nesta nova fase da minha vida :)
    E a minha amiga ficou mais aliviada, com mais espaço na casa para as crianças brincarem :)
    Toca a emprestar, até no facto de emprestarmos e recebermos encontramos felicidade!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Fui mãe pela segunda vez recentemente, e tive a SORTE de ter amigas que me emprestaram muita coisa para o meu bebé. Poupei uns tostões valentes, pois a puericultura, é muito cara. Subscrevo esta ideia!

    ResponderEliminar