terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Uma mini-horta na Varanda!

Tenho uma horta na varanda. Na realidade não é uma horta, mas sim vários vasos com diversas coisas semeadas.
O limoeiro é o resistente e já existe há uns 6 anos. Tem dado limões nos últimos anos e este ano não é excepção. Está tão carregado que os seus jovens e finos ramos quase nem aguentam o peso dos pequenos e sumarentos limões. Já colhi alguns e mesmo assim o pequeno limoeiro continua carregado.
Além do já conhecido limoeiro, há um loureiro, tomilho e 3 vasos com hortelã (que é tipo praga e vai povoando os vasos vazios de culturas que não consegui levar avante!)
Este ano deu-me para encher vasos com outras coisas menos convencionais e que deixaram os meus avós perdidos de riso quando lhes contei: há um vaso com abóboras, outro com courgete, um com pimento e outro ainda com alho francês.
As abóboras são as que estão mais adiantadas: várias folhinhas verdes já estão a sair de debaixo da terra. A quem me pergunta como é que as abóboras vão crescer dentro do vaso a resposta é simples, não sei! Se por acaso alguma conseguir sobreviver à minha tendência assassina horticula, espero que consiga crescer do lado de fora do vaso, enquanto as raízes continuarem agarradas à terra. A ver vamos...
As courgetes começaram esta semana a aparecer e, mais uma vez se sobreviverem, espero conseguir fazê-las crescer da mesma maneira que as abóboras.
Quanto aos pimentos e alho francês ainda não deram ar de sua graça, mas foi-me dito que demoram mais a germinar que as restantes coisas que tenho semeadas.
Tem sido divertido regar e ver crescer o que semeei. E vai ser certamente com orgulho - e se tal vier a acontecer - preparar doce de abóbora com abóboras que semeei e colhi, ou fazer uma sopa com as primeiras courgetes ou alho francês.
Numa altura em que as hortas urbanas estão na moda, que se está a ver um regresso às raízes e à terra quer por necessidade, quer por novas oportunidades, porque não começarmos a ter pequenas hortas em vasos na varanda, e podermos comer algo que semeamos e cuidamos com as nossas mãos?Ando já a pensar nas alfaces e no tomate cherry que vou plantar. Depois conto as novidades.
E quem mais me aceita o desafio de uma horta na varanda?

66 comentários:

  1. Eu! Tenho, presentemente, 10 pés de grelos de couve e de nabo no meu terraço, em vasos, e que folhas grandes eles têm!... Sai dali uma bela sopa ou uns grelos salteados. não tarda nada!...
    Cumprimentos, Ariana.

    ResponderEliminar
  2. Eu! No ano passado semeei alface, espinafres, feijão verde e nabiças em vasos, na varanda. As nabiças e os espinafres ficaram pequeninos, não cresceram muito, mas ainda deu para uma sopa. O feijão verde cresceu imenso, mas as vagens não vingaram... As alfaces deram-se lindamente nos vasos, portanto, este ano vou repetir a experiência. E vou também experimentar plantar tomate cereja, já comprei as sementes! :)

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa também semeamos e ano passado deu-nos para as abóboras. O máximo que conseguimos delas foi que dessem flor várias vezes. Entretanto as flores murcharam e as abóboras morreram :(
    Espero que tenhas mais sorte do que nós!

    ResponderEliminar
  4. Se utiliza vasos, recomendo-lhe algumas plantações mais verticais em que bastará uma estaca e crescem sem ocupar muito espaço:
    feijão
    tomate (em especial tomate cereja - rende imenso)
    ervilha

    são coisas que 1 ou 2 pés dará uma boa produção

    boas colheitas

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    É por estes motivos que eu tenho inveja... é que não tenho varanda, infelizmente.
    Se me tornasse agricultora urbana, seria em pequenos vasos de ervas aromáticas.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Eu neste momento não tenho nada plantado, ainda ando em fase de mudanças e decorações. Mas já estou a planear a varanda e parece-me uma excelente ideia uma horta na varanda!

    ResponderEliminar
  7. Eu neste momento não tenho nada plantado, ainda ando em fase de mudanças e decorações. Mas já estou a planear a varanda e parece-me uma excelente ideia uma horta na varanda!

    ResponderEliminar
  8. Ando ao tempo para criar uma mini horta lá na varanda...O meu tempo livre é que é pouco!!

    Parabéns por esse belo limoeiro. Está fantástico!! :)

    ResponderEliminar
  9. Por acaso recebi a newsletter do Lidl, e têm lá umas estufas bem porreirinhas! :) fiquei a pensar nisso, a parte pior é que é para fixar com estacas... Mas se descobrir alguma maneira de "pregar" aquilo na varanda... dou notícias!*

    ResponderEliminar
  10. Olá mas como fazem... com sementes ou com planta com pé que compram em casas especificas... e que tipo de terra, a das flores certo?

    ResponderEliminar
  11. Ola

    pois tb tenho a duvida da VDL. Qual a terra e as sementes.
    Outra coisa que não sei como fazer a minha varanda está sempre a apanhar sol posso deixar as plantas elas nao secam?

    Obrigada pelas dicas!

    Susana

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana, em vasos tenho as aromáticas, tenho a sorte de ter espaço e este ano pela segunda vez já fizemos a horta para as colheitas de verão... Para quem tem pouco espaço, existem agora uns sacos de terra da SIRO, onde se pode plantar no próprio saco. Eu já experimentei com alfaces e tomates e resultou. Pode ser moda, mas cá por casa pegou!
    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Tenho um logradouro bastante grande que estava totalmente revestido a pedra. Eu e o meu marido achámos que era um grande, mas grande desperdício de terreno e vai de partir algumas partes. O objectivo é mesmo ter uma mini-horta. Tenho uma variedade enorme de ervas aromáticas, plantámos uma laranjeira que dá fruto todos os anos, tomate cherry (deu imenso e quero plantar novamente), morangos e mais umas quantas coisas que nem sempre deram bons resultados. Quero sem dúvida experimentar o alho francês, a courgette e a abóbora. Também já pensei nalguns frutos que sejam de árvores trepadeiras como o maracujá, kiwi, goiaba e pêra abacate.

    Espero que a tua mini-horta dê boas colheitas :)

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  14. Tenho um pequeno jardim, mas não tenho limoeiro...

    ResponderEliminar
  15. Sou fã da ideia! Aliás, tenho procurado bastante sobre o assunto, e como sou também uma "assassina" de plantas vou começar pelos limões e pelas ervas aromáticas que me parece que se dão melhor.

    Não encontro muito sobre "hortas urbanas" em português. Em inglês há alguns blogues e livros fixes.

    Se alguém conhecer alguma leitura sobre o assunto para principiantes... Agradeço!

    :)

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    tenho a sorte de ter canteiros à volta da casa onde tenho flores mas também semeei salsa que está linda que tenho o ano todo. Plantámos uma Oliveira que o ano passado ficou cheia de azeitona que curámos e temperámos.Uma delicia. Como os meus sogros moram ao lado e têm canteiros e uma hortinha também semeiam salsa, coentros, hortelã, couves, repolho, aboboras, nabiças, alfaces,feijão verde,tomates, bróculos, courgette, chuchu e morangos (esta é a parte que o meu filho mais gosta). O chuchu e o feijão verde são práticos para os vasos por serem de estaca. São coisas que tenho o ano todo e que não compro porque quando tenho a mais congelo para sopa, faço compotas, etc...bem saudável e económico.

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Olha por cá plantam-se ervas aromáticas, cuidado com a hortelã, que basta um bocadinho de terra e ela ocupa tudo, tenta mantê-la controlada dentro dos vasos, se for preciso corta-a toda e congela que nuns dias ela rebenta de novo. tenho salsa e os coentros a precisar de serem semeados de novo. Tenho morangueiros que plantei no ano passado e este mês já comi os primeiros morangos, mas este ano também experimentei comprar mesmo a semente do morango e já tenho alguns pezinhos de fora.
    Tenho piripiri, pimentos padrão e pimento lampião (tudo coisinhas que não picam na língua), este ano ainda me vou aventurar nas malaguetas. No ano passado tive um vaso de manjericão que deu até mais não, agora anda meio murcho e ainda estou na dúvida se secou ou se está à espera de dias melhores.
    De resto não planto mais nada nas minhas varandas porque os meus pais têm uma horta.
    Quanto às tuas abóboras, não sei se conseguirás que peguem, é que as abóboras precisam de espaço para crescer, isto é, o pé delas cresce 2 ou 3 metros e vai dando flor ao longo do pé. mas tenta, pode ser que até consigas.
    Ai que o discurso vai longo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Acrescento ainda que a minha vizinha da frente tem limoeiros e larangeiras e tenho limões e laranjas o ano todo, é só pedir...acho que é a sorte de morar numa vila onde ainda habita um espirito rural e de boa vizinhança.

    ResponderEliminar
  19. Tenho ervas aromáticas que já comprei no vasinho plantadas. O alecrim está lindo, todo florido! Nem sabia que dava flores. Mas resolvi plantar alfaces. É outra onda plantar a sementinha e ver as folhinhas brotando! Assim como tuas abóboras, me perguntam como elas vão caber no vaso e também não sei! hehehe mas estou toda contente com elas crescendo a cada dia!

    ResponderEliminar
  20. Eu já tenho! No ano passado nos meus escassos 2m2 de varanda tirei cerca de 8kg de tomate cereja!

    Outra vantagem, para quem tem filhos pequenos, é envolver as crianças em todo o processo. Assim sabem que os legumes não vêm do supermercado e até os comem com orgulho!
    Eu tenho três pequenotes e eles adoram estas lides!

    Bjinho
    Marta Boldt
    www.ensinodomestico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Eu já tenho! Na parede tenho vários vasos pregados com as ervas aromáticas e já lá estão á mais de 1 ano. Numa varanda tenho uma arvore de clementina que deu este ano 7 clementinas e agora recem chegada um árvore de alperces que só daqui a 2 anos deve dar algo...
    Na outra varanda tenho plantado alguns legumes. Já tive tomate chery que deu imenso, e é bom para plantar a vaso, tenho ainda pimentos laranjas, são mais pequenos mas super bons e tive imensas beringelas, e deram-se super bem! Agoar tenho alfaces a crescer, 4 couves de broculos, sendo que uma está quase ponta a colher e enorme!!! e semeado cenouras e um pé de ervilhas além dos morangos claro.

    O que descobri com esta minha aventura que já vai para perto de 1 ano é que tudo cresce em vaso sendo que pode é não crescer tanto (as beringelas eram mais pequenas e a rucula que tenho é quase baby). Deves adubar com mais frequencia a terra e tentar respeitar o espaço que precisam para crescer. Foi uma boa ideia!

    Bjs

    Mónica

    PS- se quiseres podes ver um post (desactualizado) sobre a minha horta aqui:
    http://mamamartinho.wordpress.com/2012/01/10/horta/

    ResponderEliminar
  22. Que coincidência, fui no fim de semana a casa de uns amigos e têm muitas coisas plantadas num pequeno quintal! Fiquei com vontade de plantar, mas como a minha varanda no Inverno não apanha sol, não sei o que plantar! Ja tive hortelã e murchou, não devo ser grande "agricultora"! Aceitam-se dicas do que posso plantar, onde se compra as sementes, como tratar, etc!!;-)

    ResponderEliminar
  23. Quando a minha filhota era pequena a minha mãe plantou, no nosso jardinzinho, 2 alfaces, 1 couve, 1 tomateiro e 1 pepineiro para que a menina soubesse qual era o feitio, trabalho e cuidados a dar às plantas. Agora está a fazer o mesmo com o meu filho de 4 anos!

    ResponderEliminar
  24. É uma boa ideia! Eu só tenho salsa plantada na minha varanda. Agora ando com ideia dos girassóis. Este post inspirou-me para experimentar mais coisas. Boa sorte com as plantações :) Beijos Ana

    ResponderEliminar
  25. Olá, eu tenho um pequeno jardim aromático composto por três grandes vasos circulares de terracota (li algures que são ideais para este tipo de coisa) nos quais tenho plantado alecrim, segurelha, salsa, mangerona, cebolinho e mangerição (estão plantados por grupos, li algures que algumas potencializam o crescimento das outras). Depois noutro vaso cumprido tenho alfaces, já plantei verdes e roxas. Ontem plantamos algumas cebolas num vaso à experiência, vamos lá ver se dá.
    Jinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  26. Precisamente por acreditarmos que cultivar o próprio alimento é gratificante e muito mais saudável, estamos a realizar um curso de horticultura urbana (http://transicaocoimbra.wordpress.com/eventos-2012/).
    A procura tem sido enorme, pois cada vez mais pessoas têm essa consciência e a divulgação de casos de sucesso (especialmente da parte de alguém que se auto-intitula "assassina horticula", pois mostra como é fácil!) é fundamental!

    Muito obrigada pelas dicas que permanentemente partilha e por esta em particular.

    ResponderEliminar
  27. Adoooro esses posts verdinhos e SIIIIM... eu tenho uma horta na varanda!
    Agora estou colhendo mais morangos, e estou cuidando dos pés de pimentão, tomilho, salsinha, cebolinha, sálvia, alecrim, pimenta.
    Esses dias semeei mais feijão e beringela!
    E por aqui também já teve colheita de figo, mini tomates e até amoras.
    Enfim... para quem gosta mesmo, sempre tem um jeitinho, né?
    Boa sorte em sua horta!
    E seus limões estão lindos!
    bjos e bom dia,
    Ro

    ResponderEliminar
  28. Eu! Tendo a cozinha a ser remodelada, finalmente iremos ter uma sacada e aproveitando a animação do meu filho, e enquanto aguardamos a sacada, plantámos: batatas, 3 dentes de alho, alfaces, hortelã.
    A semana passada fomos comprar uma mini rosa branca e ele quis uma flor cor de laranja (não sei nome) e a srª ofereceu-lhe um pé de morangueiro, que já está a dar novo broto.
    Além disso, fomos ao supermercado e ele veio com uns saquinhos de sementes (ainda não plantámos) de tomate, cenoura e brócolos. Agora quer semear uma cerejeira e uma bananeira do Algarve(acho que até eu ficaria feliz se desse, hehehe).
    Quando a sacada estiver pronta, também teremos salsa, coentros.
    Todos os dias é ele que rega as plantinhas, e está a tirar fotos para fazer uma exposição nos escutas da sua mini-horta. É muito bom vê-lo assim feliz com este projecto hiper saudável e poupadinho, hehehe.

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente sou uma assassina de plantas! Independentemente disso tentei a mini-horta e já vou na segunda ronda (tendo a primeira sido um fracasso)...tomilho e alecrim, ar de sua graça já deram...mas estão tão pequenininhos há já tanto tempo..de maneira que estou a ficar sem fé! Sorte a minha de poder sempre recorrer ao avô hehe

    ResponderEliminar
  30. Adorei a ideia. Vou experimentar na minha varanda.


    http://beleza-natural2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Gostaria só de dizer que caso a abóbora só dê flores não faz mal, pois a minha sogra com as flores ainda tenrinhas e os rebentos miga tudo como caldo verde, salteia em azeite e alho e depois junta os ovos batidos e mistura tudo, óptimo pra acompanhar carne.

    ResponderEliminar
  32. Apesar de viver no campo a minha horta também é na varanda!!! E com muito cuidado, pois de vez em quando recebo umas visitas de uns coelhinhos!!! Tenho ervas aromáticas e morangos!!!
    Cumprimentos, Carla Martins

    ResponderEliminar
  33. Olá!
    Tambem tenho uma com cheirinho a novo... comprei em Janeiro um limoeiro já com 3 limões (espero que não venham a ser únicos..hehehe). Um vaso de alecrim. Semeei salsa em 2 vasos e tomate em outro... já tenho os rebentos e todo dia vou lá espreitar!!
    Depois de ler estes posts fiquei decidida pelo tomate cereja! Amanhã já vou comprar!
    Boa sorte a todas as agricultoras!

    ResponderEliminar
  34. O maracujá cresce nas horas! É tipo trepadeira e até pode ser usado como vedação. Também plantei hortelã, rosmaninho, mas sou uma desleixada e agora tenho uma belo grupo de urtigas que me chega até aos joelhos :O A ver se faço uma limpezinha no meu mini-jardim. Boa sorte, mantenha-nos a par do crescimento das suas plantas. Tire umas fotos mês a mês a poste-as aqui no blogue :) Bjo grande!

    ResponderEliminar
  35. Pois eu já iniciei a nossa horta, no domingo plantamos, rúcula, alfaces, morangueiros, courgete, pimentos padron, e rabanete. Pois hoje, 4a feira, os rabanetes e as alfaces já estão a aparecer!! Vamos comparar colheitas ;)

    ResponderEliminar
  36. Boa noite, gostei muito de a ver na TV, SIC. Há muito tempo que sigo o seu blog, tem conselhos muito bons.
    Ainda não comecei a minha horta, irei semear as abóboras no próximo sábado.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  37. ola, gostei mto da noticia fiquei com vontade de seguir o blog e experimentar as suas dicas..

    ResponderEliminar
  38. Eu apesar de morar no campo, não tenho a sorte de ter um quintal. Por isso tenho que inventar. Arranjei mini canteiros onde tenho hortelã, salsa, tomilho, poejos, entre outras ervas aromáticas. Tambem tenho a nossa jois da coroa que são os meus morangueiros, toda a gente lhes acha graça. São dois bidons grandes, com vários buracos em toda a volta, onde plantei os meus morangueiros, é um mimo.
    E preciso ter ideias e não deixar de ter os devidos cuidados. Boa sorte a todas.

    ResponderEliminar
  39. Eu já tenho salsa, alecrim e hortelã a crescer, o manjericão ainda cresceu um bocadinho mas depois murchou e acabou por morrer. Não sei qual foi o problema! Após ler estes comentários todos, amanhã vou já comprar sementes de tomate cereja para experimentar.

    ResponderEliminar
  40. Olá :)
    Acho uma excelente ideia... Vivo num apartamento e tenho um terraço pequeno mas que que dá perfeitamente para ter uma mini-horta... Tenho de pôr mãos à obra!

    Beijinhos.

    IM

    PS: Gostei muito de ver a tua reportagem que passou ontem na televisão :)

    ResponderEliminar
  41. Eu também estou a fazer uma horta na varanda, mas só a salsa é que pegou, os coentros nem velos tal como as cenouras
    Alguém me pode informar onde comprar os pés de morangos para plantar.É que tenho 3 crianças que os devoram. Moro na zona de Oeiras.

    ResponderEliminar
  42. Olá, Bom dia.
    Ontem vi reportagem da SIC e vi-a a descascar uma abóbora para a congelar (como eu faço). Sabia que pode aproveitar as cascas para fazer um delicioso bolo??? Se não souber eu posso-lhe dar a receita.
    Obg pela dica dos cupões de desconto.
    Bjs Mónica

    ResponderEliminar
  43. Olá Joana. Boa ideia! Para além do prazer de acompanhar o crescimento do que plantamos, em casa é mais seguro que não estamos a comer mais pesticidas do que vitaminas.
    Quero deixar-te uma sugestão, eu tenho a felicidade de ter uma pequena horta no jardim e ao principio também plantava as sementes em potes de iogurte que depois transferia para a horta. Hoje, conclui que para a quantidade que planto, apenas para consumo em casa, é mais produtivo e estimulante se comprar as pequenas plantas, por exemplo nas feiras, no mercado ou nas estufas de germinar e depois as plantar em vasos ou no chão.Vê as fotografias do meu post de 28 de Janeiro para ficares com uma ideia.
    Boa sorte,
    Rita

    ResponderEliminar
  44. Eu tenho a sorte de viver na aldeia e ter espaço no terreno de casa para ter uma horta.
    Quando a comecei, a minha avó também achou muita piada, mas agora passado 3 anos das minhas aventuras agrícolas, já lhe estou a apanhar o jeito, e já consigo que os legumes sobrevivam para os poder colher.
    Já agora aproveito e dou-te uma dica, nos mercados, costumam existir pessoas a vender as hortaliças já nascidas, dentro de couvetes de esferovite, já é meio caminho andado para haver sucesso.

    ResponderEliminar
  45. Olá Joana,não te preocupes com as aboboras pois elas vão crescer fora do vaso, pois as aboboras são consideradas"trepadoras" pois vão trepar para fora do vaso....

    ResponderEliminar
  46. Normalmente quando se cultivam crugetes e aboboras muito perto elas fazem polinização cruzada e as crugetes ficam enormes, com um sabor ligeiramente diferente. Boa sorte com a horta

    ResponderEliminar
  47. :-) também tenho uma pequena horta em vasos,... a minha tem manjericão, tomate, cidreira, que já contribuem para a alimentação cá de casa :-) e espinafre, salsa e coentros, que estão problemáticos para desenvolver!...

    ResponderEliminar
  48. Olá Joana e muitos parabéns pelos blogs e programas! Eu também tenho uma horta na varanda há vários anos. A minha experiência é com pimentos, tomate, ervas aromáticas e frutos silvestres. Dá-se tudo lindamente, em especial o tomate e as framboesas. As abóboras nunca correram muito bem. Só no ano passado, depois de deixar apenas 1 planta por vaso, é que consegui ter algumas abóboras, mas é preciso ter alguns cuidados: é normal que algumas flores caem, pois há flores macho e flores femea, e, como se sabe, só as fêmeas dão fruto. Há que cortar a ponta da planta quando tiver uns 60 cm para que ela possa concentrar-se em alimentar as flores e frutos que estão mais perto da base. Senão, a planta cresce metros e metros e os frutos que estão mais longe acabam por morrer pequeninos. Depois, é verdade que as abóboras crescem ao lado do vaso, só que não podem tocar no chão de pedra, se não apodrecem. Eu deitava-as noutros vasos ao lado, em cima da terra, mas há quem faça "camas" de palha ou mesmo de rede. A verdade é que é uma alegria ver o fruto a crescer de dia para dia e ficar enorme! Boa sorte! Cláudia

    ResponderEliminar
  49. Na minha varanda já plantei tomate, todo o verão andei a colher tomates da varanda, julgo que até Setembro. As alfaces confesso que não gostei muito do sabor delas, ficaram com a folha mais fina, mas soube que as regas, ao contrário de outras plantas, devem ser feitas por cima das folhas. Agora os espinafres (os de folhas mais curta e grossa) vale bem a pena e como dizem que é uma planta bravia, vão rebentando sem ter que voltar a plantar. Já lá os tenho há uns 3 anos e sempre a crescerem, de vez em quando vão parar à sopa. Não tenho grande facilidade em ter uma hortinha na varanda porque é muito exposta ao sol directo e de verão seca tudo.

    ResponderEliminar
  50. Olá
    Este ano também resolvi fazer uma horta na varanda. Comprei alguns pés de alface, alho francês, tomate, bróculos e também dois morangueiros.
    Está tudo a crescer lindamente. Os morangueiros já têm 4 a 5 morangos cada.
    Também semeei rabanetes que estão a começar a aparecer. Tenho dois filhotes que me ajudaram e fazem a rega todos entusismados. Estou a gostar da experiência e quero semear ainda ervas aromáticas.

    ResponderEliminar
  51. Olá!
    Também eu me aventurei numa mini horta na minha varanda :) tenho tomilho,coentros,salsa,rucula, alface e hortelã. contudo o meu vaso de hortelã murchou ao fim de 1 semana (ainda não sei se resistirá para grande tristeza minha) mas não desisto! Os meus vasos são de plástico e tive que lhes fazer 2 furos porque não tinham sónão sei se isso será o suficiente para que a horta dê resultado..
    Aguardemos..
    beijinho
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tenho a minha horta de varanda há cerca de 3 semanas e já noto imensas diferenças. Já comemos 2 pequenos morangos e já há mais 4 quase no ponto.
      A alface cresceu imenso, o alho francês também. Os tomateiros e os bróculos também estão a crescer bem. Os rabanetes nasceram imensos, transplantei alguns, espero que não morram. Entretanto a minha mãe deu-me um vaso com salsa e quero ainda plantar agrião e espinafres, soube que se dão muito bem em vasos.
      Esta pequena horta está a funcionar com um anti-stress para mim, dá-me imenso goso ver as plantinhas a crecer.
      Bjs
      MAB

      Eliminar
  52. Já passou quase meio ano. Os pés de abóbora vingaram? Como ficaram? Tem foto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre,

      Todos os meses há aqui no blogue uma actualização do estado da horta. Quanto aos pés de abóbora, assim que vingaram e começaram a crescer era notório que não se iam aguentar ou desenvolver nos vasos. Foram então levados para a quintinha dos meus avós, onde ha´muito terreno e espaço para crescerem à vontade. E estão a desenvolver-se muito bem.

      Joana

      Eliminar
  53. poie é tudo muito facil mas há algum tempo que eu faço isso. todos me gozam mas na hora de comer pepinos, alfaces couves, fisalis limas limoes, tangerinas ja gostam por isso se tem flores tambem podem plantar umas coisitas com muito mais utilidade

    ResponderEliminar
  54. Boas pessoal, eu vou agora inicializar a minha horta, será que me podem ajudar e indicar quais as mais "fáceis" para iniciar??? A minha varanda está virada a Sul, apanha com o sol o dia todo e com a chuva claro.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li na Internet que tomate cereja seria fácil. Mas acho que eu não soube fazê-los germinar. Faz uns 15 dias e até agora nada. É possível que minhas "sementes econômicas melhoradas" estivessem muito perto de perder a validade; é possível que tenha estragado a terra com farinha de osso; é possível que eu tenha errado em não fazer uma sementeira com algodão...

      Eliminar
    2. Obrigado, vou tentar plantar esses, mas qual a melhor altura??? Comprei alfaces já crescidas, e estão a desenvolver (assim espero). Tenho tambem numa tartarugueira (faz de estufa) uma sementeira de salsa, coentros e hortelã, vamos ver o que dá.

      Eliminar
    3. Se compraste alfaces já crescidas, come-as pá!

      Eliminar
  55. Olá,

    Cheguei ao seu blog buscando informações sobre cultivo de abóboras em vasos e cá estou, que alegria!!
    Parabéns pela sua horta, pela sua dedicação, muito lindos seus vasos.
    Cá estarei sempre ok?
    Felicidades
    Roseane B.

    ResponderEliminar
  56. E um suíno na varanda, não? Sempre estrumava os vasos. umas galinhas, humm? vaca leiteira? Mamar da teta todas as manhãs? Mas qual economia qual quê; só o que se gasta em vasos, terra, água, trabalho... isso tudo para ter uma courgette por ano e uma abóbora nos bissextos. Há muita terra para cultivar, deixem-se de bichanices, dasse.
    Devia era existir uma instituição que zelasse pela protecção das plantas. que raio de merda é essa de ter um limoeiro anão na varanda. Coitado do limoeiro, deve implorar por morte todos os dias.

    Vocês, escumalha, só servem para dar dinheiro ao leroymerlin e ao aki, com essa merda de comprar vasos e afins para conseguirem fazer uma sopa por ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal saltares de blog e deixares os outros na deles?

      Eliminar
  57. Boas

    Vou começar uma pequena horta no terraço e alguns vasos. quem me pode indicar um site ou outro sitio para saber o que plantar ao longo do ano. Por exemplo morangos, quando devo começar?

    ResponderEliminar
  58. Mudas de abacate para enxertar uma pereira abacate que nasceu lá no jardim, Solicito a ajuda de quem tenha ou conheça alguém que venda ou ofereça uma simples mas preciosa muda. Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu pai plantou um abacateiro no quintal, mas já explicaram a ele que o pé não vai dar frutos porque deveria ter outro(s) pé(s) próximo(s) a ele, para passarinhos promoverem a reprodução.

      Eliminar
  59. No ano passado também comecei uma horta na varanda. Gostei tanto que resolvi criar agora um blog sobre o tema. https://hortelaealecrim.blogspot.pt/
    Mas não é fácil gerir o espaço, as pragas sem insecticidas, os falhanços por falta de condições para determinada planta ou aquelas que crescem desmesuradamente... no ano passado plantei um pé de tomate que devia dar tomates pequeninos e a semente devia vir minada e o tomateiro nunca mais parava de crescer até que partiu com o vento! :/

    ResponderEliminar