quinta-feira, 17 de outubro de 2013

4 Maneiras de Aproveitar Tomate

Antes de mais peço desculpa a todos pela quase ausência deste blogue. Ter um bebé em casa é estar enamorada todos os dias, é ter mais trabalho (mas um trabalho bom), e deixar algumas coisas um bocadinho para trás. Tenho mantido religiosamente as publicações do As Minhas Receitas, e sei que tenho deixado este blogue para trás. Não por falta de ideias, mas sim por alguma falta de organização e vontade de vir aqui escrever. Fico tantas vezes absorvida pelo meu amor pequenino que me esqueço de aqui vir. Sei que compreendem.
Este post no entanto peca por tardio. A época do tomate maduro e abundante já se passou, mas pode ser que alguns mais sortudos ainda se debatam sobre o que fazer com ele.
Cá a casa também chegaram, da horta dos avós, alguns quilos de tomate.
Preparei compota de tomate, a receita tradicional que a avó faz sempre (http://paracozinhar.blogspot.pt/2006/08/doce-de-tomate.html), e arrependo-me de não ter preparado a versão de tomate com maçã que é deliciosa.(http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/08/compota-de-tomate-com-maca.html)
Congelaram-se alguns, mais maduros, para usar durante o inverno em estufados, caçarolas e cataplanas. Nos últimos anos, em vez de me dar ao trabalho de pelar e arranjar o tomate para congelar, tenho simplesmente congelado o tomate inteiro, com pele e bem lavado. Quando quero usar, bastar retirar o tomate dos saquinhos de congelação, passar por água quente que a pele sai automaticamente. Depois, basta cortar em pedaços e simplesmente colocar na panela. Muito menos trabalhoso e igualmente eficiente. Fica a dica para quem ainda não conhecia.
Além disto tudo ainda preparei molho de tomate caseiro que guardei em frascos e pasteurizei, tal como tinha feito no ano passado. Se não quiserem pasteurizar, podem sempre colocar em tacinhas plásticas e congelar, descongelando depois conforme as necessidades. Ideal para usar em bases de molhos de massas e pizzas, eo ano passado ainda fiz bastantes para oferecer no natal.(http://economiacadecasa.blogspot.pt/2012/09/pasteirizacao-caseira-molho-de-tomate.html)
E este ano, uma inovação com os tomates. Resolvi fazer ketchup caseiro (http://paracozinhar.blogspot.pt/2013/09/ketchup-caseiro.html). Ficou muito saboroso e certamente muito mais saudável do que a versão que compramos no supermercado. Além disso é também uma sugestão engraçada para fazer (pasteurizar) e depois oferecer no natal.
E entre compotas, molhos, congelar, ketchup, muitos cozinhados e muitas saladas assim se usaram os tomates deste ano. E vocês? Certamente que também os usaram em várias combinações. Alguma coisa nova que queiram partilhar?

14 comentários:

  1. Senhores!!! Mesmo com um bebé em casa, esta senhora não pára! Muito obrigada pelas dicas.

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá...sou seguidora deste blog, já há algum tempo. Este ano além de tudo o que já foi mencionado, experimentei secar tomate ao sol e depois guardá-lo em azeite aromatizado com alho e orégão. Este tomate fica muito bem em tostas para uma refeição ligeira, com carne...e o azeite aromatizado pode ser utilizado para temperar saladas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo seu blog. É um blog auténtico, com personalidade própria.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas sugestões!! E aproveite o seu bébé... Bjinho.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as sugestões!
    Aproveite bem o seu Bébé, crescem num instante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei este blog! O que mais preciso no momento é economizar! Vou ler todas as dicas com calma e já começar aproveitando os tomates.

    ResponderEliminar
  7. Na minha casa usa-se muita a polpa caseira e congelar simplesmente os tomates mais pequenos e bem maduros como disse: bem lavados e com casca para os estufados...um frango caseiro, bem estufado com o tomate, louro e uns cogumelos...hummm que delíiicia!

    ResponderEliminar
  8. Nada de novo em relação ao que fazes e que eu já sabia, pois vou estando atenta a td o q publicas :) Thanks pela partilha e ñ tens q te desculpar, já nos ajudas imenso! Bjinhos e continuação de mts felicidades com o JM!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo bebé! Não sabia que já tinha nascido ;)
    Comprei o seu 1º livro e vou-lhe dando uso.
    Já sinto falta das suas sugestões. Aguardo as de natal!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Felicidades pelo bebé.
    Eu quanto aos tomates, tenho os preparado cortadinhos ao cubos e congelo, depois é facil é só retirar do congelador e voilá. Aguardo mais noticias, e excelentes ideias. Sou fã
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ola Joana,
    Fica aqui a minha sugestão:
    Congelo para depois ser mais facil de pelar. Faço um refogado dos tomates com cebola, alho, azeite e uma pitada de sal. Trituro tudo com a varinha mágica e com um funil coloco nos sacos de gelo e congelo! Estão sempre prontos a usar quando se quiser fazer, por exemplo, um arrozinho de tomate! Super facil e pratico

    ResponderEliminar
  12. Excelentes dicas!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    É possível usar os tomates congelados para fazer doce de tomate? Fica igualmente bom?

    Obrigada por todas as dicas e sugestões, que já sigo a algum tempo :)

    ResponderEliminar