segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vamos preparar os Cabazes de Natal juntos? 4º Semana

A sugestão que trago esta semana poderá parecer-vos precoce. Bolachas? Já? Não se vão estragar até ao Natal? Falta mais de um mês – poderão pensar vocês. E têm toda a razão.
Mas as bolachas que vos trago para começarem a fazer esta semana têm uma particularidade: podem ser preparadas e congeladas e, mais próximo da data bastará apenas descongela-las e cozinhar no forno. Isto pode permitir que organizem melhor o vosso tempo mais próximo do natal, e que tenham já meio caminho andado na preparação de bolachas.
Em vez de passarem noites a preparar tudo de raiz bastará ligar o forno e é só ver fornadas de bolachas a sair.
Esta receita que vos trago é também extremamente versátil. Preparei as minhas com nozes, que tenho caseiras em abundância e passas, mas podem fazer com qualquer combinação de frutos secos a vosso gosto: alperces, tâmaras, figos, ameixas, pinhões, amêndoas, avelãs…. Podem ainda aromatizar a massa com raspa de limão ou alguma especiaria a gosto como canela ou cardamomo ou ainda juntar um pouco de cacau à massa. A imaginação é o limite. Podem assim fazer as mais diversas combinações, uma para cada cabaz de acordo com as preferências de quem as recebe, ou fazer um pequeno sortido para oferecer numa lata bonita.
Imensas ideias com uma receita comum.
Claro que estas não são as típicas bolachinhas que fazemos com as crianças com cortadores, mas poderão ser talvez mais indicadas para os adultos. Se tiverem tempo poderão depois fazer bolachinhas com cortadores (e há receitas no blogue As Minhas Receitas para essas bolachas) para colocar nos cabazes de famílias com miúdos, se assim acharem melhor.
Esta é apenas uma sugestão de bolachas com a vantagem de poderem ser preparadas esta semana, na quantidade que desejarem e congelarem. Depois bastará cozê-las nos dias que antecedem o natal.
Se preferem outras receitas, não há volta a dar. Preparar e fazer bolachas pela noite dentro nos dias que antecedem o natal!

Quanto a custos, a receita que vos apresento dá para cerca de 20 bolachas e tem um custo de cerca de 1,80€, dependendo do tipo de frutos secos que usarem. Poderão depois colocar as bolachinhas num saquinho de celofane – cerca de 0,1€ cada, ou em frascos de vidro que podem reutilizar. Outra sugestão é colocarem num saquinho de congelação e depois colocarem numa lata reciclada de cogumelos ou milho que depois decoram a vosso gosto!
Esta semana é para preparar bolachas para congelar, tantos rolos quantos os cabazes que pretendem fazer. Eu já comecei. Mais alguém me acompanha?

Bolachas de Rolo com Passas e Nozes:
(adaptado de “easycook”, nº67, página 51)

Ingredientes:

175g de manteiga ou margarina amolecida
85g de açúcar
½ colher de chá de essência de baunilha (opcional)
225g de farinha
75g de passas
75g de nozes

Preparação:

Numa taça bata a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha até ficarem bem combinados. Misture depois a farinha, as nozes e as passas (não precisa de triturar nada, misture inteiros!) e amasse usando as mãos.
Transfira a mistura para a banca da cozinha e forme um rolo com cerca de 5cm de diâmetro. Enrole bem em película aderente e leve ao congelador. (Aguenta três meses perfeitamente) Se por acaso for preparar as bolachas no mesmo dia, deverá deixar repousar no frigorífico pelo menos uma hora.
Para cozinhar as bolachas deixe descongelar no frigorífico. Retire depois a película aderente e, com uma faca afiada corte o rolo em fatias de cerca de 1cm de espessura. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a assar, no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Deixe arrefecer antes de as empacotar.

21 comentários:

  1. Grande ideia essa de congelar as bolachas!
    Eu, que também adoro o Natal, este ano ainda mal começei os meus preparativos, o que já me anda a preocupar de não ter tudo pronto a tempo. Mas esta ideia vai ajudar-me muito!
    Obrigada por mais uma partilha!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Sempre com excelentes ideias ;) e com uma optima organização do nosso tempo. Muito obrigada Joana pelos teus preciosos conselhos.
    Eu continuo nas minhas preparações para os meus cabazes de Natal.. e como muitas de nós somos temos tempo livre ao fim de semana, para fazer as coisas mais complicadas, pois durante a semana vou organizando as coisas e comprando o que me falta para os preparativos... e depois é só meter mãos à obra no fds.
    Aqui o link para o meu post deste último fim de semana: http://planisferiopessoal.blogspot.pt/2013/11/continuacao-da-preparacao-dos-cabazes.html

    Espero que gostem e podem deixar alguns comentários :)

    beijinhos, Cátia

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de ter tudo pronto a tempo e horas, sem stress, e esta sugestão vem mesmo no timing certo!

    Mto obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu ja fiz bolachas de manteiga que guardei em frascos ou caixas de bolachas (em casa não se come muito só se fazem quando a minha Joana as quer fazer.
    Como estava a dizer, elas mantém-se boas dentro das caixas e continuamos a come-las durante semanas, estava a pensar faze-las e guardar para oferecer no Natal. Acha que feitas com tanta antecendencia não vão estar boas ? :(

    ResponderEliminar
  5. Adorei as bolachas, vou faze-las para a feirinha de sabores da escola da minha filha.

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Uma pergunta congelamos o rolo ou já as bolachas cortadas?
    Tb tenho um bebé pequeno dois meses e meio, e preparo sempre as minhas prendas con antecedência....
    Beijinhos e muitos parabéns

    ResponderEliminar
  7. Uma pergunta congelamos o rolo ou já as bolachas cortadas?
    Tb tenho um bebé pequeno dois meses e meio, e preparo sempre as minhas prendas con antecedência....
    Beijinhos e muitos parabéns

    ResponderEliminar
  8. ADOREI esta sugestão! Desconhecia-a completamente :) Que bela ideia! No ano passado tb ofereci as bolachas ANZAC q tb duram algum tempo, mas esta novidade ñ faltará! Bjinhos e thanks pela receita!

    ResponderEliminar
  9. Adoreeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii esta ideia! Acho que este fim de semana já vou entrar em acção fazendo os rolos.
    Obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  10. Não vou fazer (ainda) mas levei a receita.
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  11. Têm um aspeto diferente mas tentador!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana! estamos em plena sintonia! acabei de partir algumas nozes (também caseiras) e como temos muitas, porque além das nossas (+-5kg) ainda trouxemos mais 10kgs da casa de uma amiga, pensei em aproveitá-las para os cabazes, vou pôr algumas inteiras, mas pensei numa receita de bolachas que pudesse levar nozes. O primeiro sítio onde vim procurar foram os seus blogs e voilá, estas bolachas que juntam tudo, têm nozes e ainda podem ser feitas com antecedência! adoro! obrigada! Magda Novais

    ResponderEliminar
  13. que aspecto fantástico!
    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  14. Aqui em Curitiba,Brasil, não encontro nada barato!! Por isso adorei a ideia, obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, desde já parabéns pelo blog fantástico,obrigada pelas ideias...há cerca de duas semana fiz os azeites aromatizados, esterilizei os frascos, coloque alho, ervas, pimento e o azeite mas aparentemente algo não correu bem porque estão a ficar com bolor...devia ter desvitalizado as ervas? alguém me pode ajudar? agradecia...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a todos. depois de ver o comentário da Vera fui ver os meus azeites... fiz azeite com alecrim e passei o alecrim por água a escaldar e esterelizei os frascos. e o meu azeite está a ganhar parece algodão à volta do azeite. alguém sabe pq será? :'( para primeiro ano de cabazes isto não me está a correr nada bem. :(

      Eliminar
  16. Este fim de semana preparei 4 rolos para bolachas. Estou é na dúvida... em alguns não me pareceu que a massa se ligasse muito. isto é normal?

    ResponderEliminar
  17. Este fim de semana fiz parte do rolo de bolachas e deixei o resto da massa congelada para fazer mais próximo do Natal. Obrigada pela sugestão. No entanto, acho que não deixei o tempo suficiente no frigorífico porque ao cortar as bolachas a massa não estava muito ligada. Acabei de moldar com a mão e ficaram óptimas. Agora vou fazer as salgadas para ver se também ficam boas :)

    Rita Morgado

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela partilha, fiz as bolachinhas , que distribui por amigos e familiares no Natal. Todos adoraram!

    ResponderEliminar
  19. Huumm..não conhecia essas bolachinhas, mas parecem muito boas!!!

    ResponderEliminar