terça-feira, 30 de junho de 2015

Em que utilizar fruta congelada?

Deliciosos morangos biológicos da minha horta (Terra Fresca)

Como sabem, a arca congeladora cá de casa tem sempre muito uso. Essencialmente para guardar/aproveitar os excessos de frutas e hortícolas. Se bem que agora, por força das circunstâncias e da idade já não há produtos caseiros de casa dos avós, a minha horta Terra Fresca, algumas ofertas e produtos que se compram na época acabam por rechear a arca congeladora com produtos que vou depois utilizando.
Mas há sempre algumas dúvidas sobre como utilizar a fruta congelada, e as sugestões são enormes. Para além de se poderem utilizar para fazer coulis, principalmente no caso dos frutos vermelhos que acompanham gelados, fazem coberturas de cheesecakes ou de bolos, as restantes frutas que costumo congelar, como pêssegos, bananas, morangos, manga, abacaxi,… têm muitas outras utilidades.
A minha utilização favorita é sem dúvida para preparar sumos naturais de frutas, ou smothies e batidos. Basta para isso uma boa varinha mágica, um liquidificado ou um robot de cozinha.
Fruta congelada previamente partida em pedaços pequenos, um pouco de açúcar se acharem necessário, ervas aromáticas a gosto, Basta triturar bem até obterem uma polpa fina e depois juntarem  água ou leite ou leite e um pouco de iogurte, consoante queiram preparar um sumo natural, um batido ou um smoothie.
Outra alternativa fresca e perfeita para o verão é fazerem gelados instantâneos recorrendo ao uso de fruta congelada. Basta juntarem a fruta a gosto, um pouco de iogurte ou natas (não precisam de serem batidas) e triturar até obterem uma consistência de gelado. O único inconveniente é que tem de ser consumido de imediato.
Fora estas sugestões, podem utilizar as bananass por exemplo para fazer bolo de banana (banana bread), os frutos vermelhos para usarem depois de descongelarem uns minutos juntamente com o iogurte e granola caseira para um snac ou pequeno almoço e podem ser usados em problema para adicionarem a massa de bolos e afins, conforme vos faie à dias num post.
Todas as frutas congeladas podem também ser usadas para fazer compotas, apesar de demorarem mais tempo a atingirem o ponto e, de na minha opinião não ficarem tão saborosas.
E por aí, costumam congelar fruta? que destino lhe dão?


4 comentários:

  1. Eu costumo congelar marmelo, amoras e framboesas todas para compotas, leva mais tempo por causa da água que ganha sob a forma de gelo, mas para consumo caseiro não tem importância nenhuma.
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Os mirtilos que congelo vou gastando ao longo do ano em bolos e queques.

    ResponderEliminar
  3. O que vou congelando resume-se a frutos vermelhos e abóbora... Uso em bolos, queques, coulis e compotas :) Mas vou tentar usar em gelados inspirada por ti ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Eu congelo em cuvetes de gelo, depois coloco a refrescar bebidas...

    ResponderEliminar