segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Aproveitar móveis antigos


A decisão de mudar de casa coincidiu com a morte da minha avó, e a necessidade de “desmontar” a casa da aldeia dos meus avós. Isso significou que herdei muitas coisas que eram dela e pelas quais nutro um carinho especial.  Para nós também significou podermos aproveitar as coisas de que gostávamos para a nossa nova casa em vez de comprar coisas novas. E confesso que é um orgulho ver alguns dos móveis que eram dos meus avós a decorar a nossa casa e a receberem tantos elogios.
Muitas vezes creio que acabamos a comprar coisas novas usando podíamos aproveitar móveis de família, com história e significado. Quem não tem uma tia, ou uma avó com um sótão ou arrecadação com móveis antigos? Provavelmente existirão coisas a nossa gosto que podemos aproveitar, seja um banco antigo de ferro, ou umas cadeiras, ou ainda alguma arca ou cama.
As circunstâncias da vida acabaram por nos proporcionar imensos móveis por onde escolher.
A nossa nova mesa da sala e da cozinha vieram de casa dos meus avós, bem como as cadeiras que as acompanham. A cama de ferro do sótão e as mesas de cabeceira e uma cómoda onde agora guardo os lençóis e atoalhados de casa. Uns sofás dos anos 60, completamente retro estão na nosso escritório, e o louçeiro pelo qual tenho um fascínio desde miúda é a peça central da minha cozinha. Há também um pequeno móvel anos 60 na entrada, e uma antiga mesa de cozinha, pequenina que será a minha secretária.
Tivemos a sorte de poder adaptar muitos móveis à nova casa, e que se enquadram com o estilo de decoração que eu gosto, uma mistura de novo e moderno com antigo e vintage. Alguns estavam em perfeitas condições, e foi apenas dar-lhes uma boa limpeza, carinho e óleo de cedro. Outros, por serem mais antigos e estarem em muito mau estado tiverem de ser arranjados por alguém competente - foi o caso da nossa mesa ca cozinha, que estava abnodada numa adega e ninguém imagina em que estado e que eu infelizmente nem uma foto tirei. Agora está linda e fica perfeita na cozinha. Valeu a pena o investimento e o trabalho do Sr. Lourenço. A mesa é de madeira maciça de cerejeira e tem mais de 120 anos. Acho que vale a pena recuperar bem coisas assim.
E depois há projectos de DIY para nós. As cadeiras de ferro e a mesa que vão para a varanda e que estão à espera de ser pintadas. A minha futura secretária, antiga mesa de cozinha, que tem de ser decapada, lixada e novamente pintada. A cama de ferro do quarto de hóspedes, que foi pintada e parece outra. Há ainda outros pequenos móveis, bancos e cadeiras à espera de serem transformados.
Aproveitar móveis antigos é uma excelente maneira de decorar a nossa casa, aproveitando móveis de família, e levar para nossa casa uma recordação de gerações e um pedacinho da nossa história familiar. Em muitos casos temos melhor qualidade e um menor custo, principalmente se podermos ser nós a fazer um pouco dessa recuperação.

Quem mais aproveitou móveis antigos para as suas casas? Gostam da mistura do antigo com o moderno? Transformaram-nos? Como fizeram?

12 comentários:

  1. É muito bonito o móvel da fotografia!
    Parabéns pela recuperação!
    Espero ver mais imagens dos restantes móveis!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Há imenso tempo que sigo os seus blogs diáriamente, são excelentes, tal como a Joana, aliás, tenho todos os seus livros, mas raramente tenho o hábito de comentar, no entanto hoje não podia deixar de lhe dar os parabéns, por toda a sua vida que desejo continue de vento em popa, mas também pelo facto de "aproveitar" os móveis dos seus antepassados, são lindos, tem história e histórias e são sempre um bocadinho de nós próprios. Bem haja Joana.

    ResponderEliminar
  4. Adoro esses móveis. já andei tentada em comprar um para o pintar de branco, fui até a uma loja de moveis em 2º. mão, mas quando são da familia tem ainda mais valor.

    ResponderEliminar
  5. É uma bênção grande poder ter objectos de família em casa. Herdam-se não só as peças, mas sobretudo as memórias, um pouco de quem já partiu mas que vive no nosso coração.
    E como a família são os laços do amor, não os do sangue, podemos sempre ter peças que sendo compradas, passam a ter um significado especial.
    Há uns tempos quis ter um oratório. Como não havia nenhum de família, fui ao OLX e encontrei o que procurava.
    Quem o estava a vender era uma Senhora com bastante idade. O oratório tinha sido da Mãe dela e tinha um carinho especial por ele.
    Quando chegou a minha casa, chamou-me a atenção a madeira, que era de uma qualidade que nunca tinha visto antes. Perguntei à Senhora, que se chamava Angelina, de onde tinha vindo o oratório. Ela respondeu-me que a Mãe era brasileira e o oratório tinha vindo com ela do Brasil para Portugal.
    E não é que eu tive um Avô brasileiro que veio para Portugal?
    Perguntei-lhe qual era o santo favorito da Mãe dela e o dela também, para os colocar no oratório em memória de ambas.
    E quando rezo, peço uma bênção para a Avó Angelina, que me deu a honra de ter uma peça tão especial e pela qual estarei grata até ao fim dos meus dias.
    Beijinhos, Joana, e bem haja!
    Susana

    ResponderEliminar
  6. Olá Amiga! A vossa casa está linda!
    Também gosto muito das mobilias antigas e o contraste do antigo com o moderno "apaixona-me"!
    Não só pela questão estética, mas também pelo sentimentalismo e memórias que essas mobilias têm para os avós, pais e irmãos... e agora estão em tua casa e sempre em família!
    Boa sorte, de coração, para o vosso futuro nessa casa linda.
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  7. Não sou fã de móveis antigos. Parecem-me todos pesados, enchem demasiado uma divisão. E se forem escuros, pior ainda! A única coisa que gosto neles é, de facto, a qualidade do material em que são feitos.
    Parabéns por mais um bebé a caminho!!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro! Às vezes acho que a minha casa é uma salganhada de coisas, mas depois penso na origem de cada uma delas e na história que carregam e fico mt feliz por as ter! :)

    ResponderEliminar
  9. Já há muito que não passava por aqui! Está novamente grávida! Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Joana, concordo plenamente com o seu estilo moderno com peças vintage à mistura.
    Eu na casa nova ando com as mesmas ideias... o meu avô que felizmente é muito jeitoso nestas coisas e ainda vai podendo ajudar está a pintar uma mesa antiga mas linda para a nova cozinha.
    Eu desde miúda que namoro uma cadeira de escritório rotativa de madeira maciça estilo industrial que o meu tio já havia herdado não sei de quem e consegui que a tia/madrinha me a oferecesse...

    Entretanto ando a ver se arranjo quem restaure umas cadeiras lindas que a minha mãe tem na garagem que eram da minha avó mas infelizmente estão em mau estado. Se souberem de alguém da zona de lisboa e arredores é só dizerem...

    Boa sorte com as decorações e o louceiro da fota está lindo. Devia ser mesmo muito estimado pela sua avó.

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro aproveitar mobília, renová-la e sempre que possível pintar de branco. O ultimo projecto foi a secretária do Afonsinho que entrou agora para a 1ª classe, poderá ver aqui http://primeirolimao.blogspot.pt/2015/09/1-ano-secretaria.html mas tenho mais na casa nova como este louceiro antigo http://primeirolimao.blogspot.pt/2011/01/aqui-ficam-as-imagens-do-louceiro-no.html ou este candeeiro tipo lustre antigo http://primeirolimao.blogspot.pt/2010/07/querido-mudei-casa.html mas basicamente toda a minha casa é uma mistura de novo e antigo pois era uma moradia muito antiga renovada que deu um excelente antes e depois como é exemplo aqui a cozinha http://primeirolimao.blogspot.pt/2010/09/3-meses.html

    ResponderEliminar