quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Caixas de arrumação no escritório


Na casa antiga os artigos de escritório, as etiquetas, fitas, lápis, sacos de celofane e afins andavam espalhados por várias caixas grandes empilhadas atrás da “biblioteca escondida” no nosso quarto, ou dentro do armário no quarto do Zé Maria. 
De cada vez que era preciso alguma dessas coisas, apesar de a procura se resumir a dois locais, nem sempre era fácil de descobrir o que precisava, porque na mesma caixa viviam vários itens, arrumados mas ao mesmo tempo baralhados. Não havia mais espaço para mais caixas e para separar melhor as coisas. Era a caixa das coisas dos cabazes de natal onde etiquetas conviviam com sacos de celofane, fitas variadas, naperons de papel, furadores e agarradores e onde era preciso retirar quase tudo para se descobrir o que era preciso bem no fundo da caixa.

Uma das primeiras resoluções ao sabermos que íamos mudar de casa, foi ir organizando todos esses itens separadamente em caixas iguais (usei umas do IKEA - transparentes e com tampa) para que cada coisa tivesse o seu sítio. Já sabíamos que íamos ter espaço, e uma estante grande, e eu poderia assim ter finalmente as minhas coisas organizadas e à mão para quando necessitasse.
Foi também muito mais simples fazer tudo isso ainda na casa antiga. Comprei as caixas, organizei tudo a meu gosto e como mais me convinha, e etiquetei cada uma das caixas. Foram depois assim, já organizadas e preparadas para a nova casa, onde apenas foi necessário colocá-las no sítio certo.
Posso dizer que no natal, no meio da azáfama dos cabazes de natal e de embrulhar os presentes, foi sempre muito fácil descobrir tudo aquilo que necessitava. Porque uma caixa só tinha os sacos de celofane. Outra só tinha as fitas e outra ainda as muitas etiquetas que antes estavam espalhadas por várias caixas. Consegui perceber que tinha muito mais coisas do que pensava - mal de ter tudo espalhado - e este ano quase que não comprei nada para complementar os meus cabazes.
Com a vida na nova casa percebo como este sistema é mesmo muito mais prático. Se preciso de um envelope, sei que está na caixa que diz material de escritório, assim como o agarrador ou o furador. Se preciso de um saco para colocar uma prenda, sei que está na caixa que diz sacos de prendas. Nada está ao monte. Apenas caixas alinhadas e arrumadas com todas as pequenas coisas que vou precisando. (Utilizei também, tal como já vos tinha contado, o mesmo método na cozinha, onde tudo está agora arrumado no local certo e onde agora e por agora, descubro sempre tudo o que preciso!)



Tudo é mais fácil quando há um local certo para cada coisa. E eu sou uma sortida porque agora tenho espaço para conseguir organizar tudo como gosto.

Mais alguém tem soluções de arrumação que queira partilhar,  que sirvam tanto para casas grandes como pra espaços mais pequenos?

4 comentários:

  1. As caixas transparentes são uma excelente opção pois permite saber o que tem dentro. Também estou com mudanças cá por casa a tentar "ganhar espaço". Vou publicar algumas das mudanças no meu blog :)

    Beijinhos,
    makeithappenbym.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Há cerca de um ano, desde que começámos preparar a casa para a chegada da piolhita bebé, que tenho vindo a tentar ter tudo mais organizado. Algumas coisas já consegui, mas a falta de espaço é um obstáculo gigantesco. Nalgumas matérias já consegui e tenho partes da casa bem mais organizada, mas tenho ainda muito para fazer/organizar. Esta opção das caixas transparentes é excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por aqui o espaço é reduzido e precisam-se dicas para o rentabilizar. Adoro o escritório. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que inveja desse escritório. As caixas do IKEA são óptimas. Mas eu prefiro as opacas. Como o meu espaço é pequeno, ver a tralha que está dentro de caixas transparentes torna o espaço mais cheio ainda.

    ResponderEliminar