Já por aqui disse muitas vezes que nós cá em casa separamos todo o lixo. Desde os habituais, vidro, papel e metal e plástico. As pilhas, as capsulas de café, as rolhas, os medicamentos fora de prazo. Tudo bem separado do lixo comum. Agora, que temos as nossas galinhas, também separamos todos os restos de comida, aparas de legumes e fruta para lhes servirem de alimento.
E com a mini horta e o jardim, aprendi que com outros desperdícios cá de casa - e de todas as casas - se podem fazer fertilizantes caseiros, livres de quimicos, quer para as plantas que estamos a alimentar, quer para o meio ambiente.
É uma forma de além de poupar dinheiro, de reciclar alguns resíduos orgânicos do dia a dia e de criar um ambiente mais saudável.
Que resíduos caseiros é que podemos utilizar?
Casca de ovo, casca de banana e borras de café! Fácil, não é?
Ora bem, as borras de café fixam o azoto no solo e melhoram os níveis de matéria orgânica. As casas de banana são ricas em potássio, fósforo e cálcio e ajudam na floração e frutificação das plantas e as cascas de ovos são ricas em cálcio que é importante para o bom crescimento celular das plantas.
E como fazer disto um fertilizante? Aqui por casa é simples. Num saco ou taça vou guardando as borras de café, as cascas de ovo e as cascas de banana. (Eu depois fecho o saco e guardo no frigorífico para impedir que fiquem bolorentas ou que apareçam mosquitos).
Quando já tenho alguma quantidade, coloco tudo no robot de cozinha e trituro até ficar bem fino, e depois é só colocar na base das plantas, flores ou hortícolas, misturando ligeiramente com o solo.
Simples não é?
Espero que tenham gostado da sugestão! As plantas cá de casa parece que têm estado a gostar! Até porque começam a aparecer os primeiros resultados na mini-horta. Já comemos alface, rúcula e espinafres e parece-me que em breve vamos apanhar os primeiros morangos!
Nós também usamos o interior das capsulas de café para colocar nos vasos das roseiras e nas ervas aromáticas e até nos morangos...que já comemos alguns. Portanto a minha opinião sobre estes fertilizantes caseiros é a melhor possível. Bjs
ResponderEliminarBoa ideia,
ResponderEliminarEu tenho dois caixotes de compostagem onde coloco todos os restos de vegetais, aparas do jardim, relva etc e depois uso na horta.
bom fim de semana
o meu tio com as cascas de banana faz um cha, deixa arrefecer e rega a terra com essa água. com ele tb aprendi que para a rega se se usar água da companhia o ideal é encher uns bidões de água e deixar repousar 2/3 dias para o cloro da água desaparecer e só depois regar a terra.
ResponderEliminarParabéns pelos blog´s
luciana
Que bom! Quanto mais natural, melhor e assim se produz menos lixo ;) Adorei a sugestão e colocarei em prática! Bjinhos e brigada :)
ResponderEliminarExcelente dicas, obrigada a todos por partilharem! Já andava com vontade de experimentar as borras de café mas a preguiça de ter de as tirar das cápsulas tem vencido...Vou experimentar esta idéia e o chá de cascas de banana.
ResponderEliminarGostei da ideia, as plantas devem agradecer e o desperdicio também, bjs e boa semana
ResponderEliminarTenho muito em vasos gasto bastante. adubos. vou esprementar no poupar é que. está o ganho
ResponderEliminarTenho muito em vasos gasto bastante. adubos. vou esprementar no poupar é que. está o ganho
ResponderEliminarFazia tempo que não vinha aqui, está tudo tão lindo! parabéns.
ResponderEliminaré uma grande ideia sim, já o faço há muito mas, melhor é divulgar para que todos o possam fazer também... beijinho, eugénia
Olá, ótima dica!
ResponderEliminarJá havia tentado fazer uma vez, mas sem sucesso. Tudo ficou embolorado, vou usar a sua dica de colocar no frigorífico, minhas plantas vão agradecer :)
www.homemadeflavors.com.br
è bem assim, eu coloco tudo no minhocário! bj
ResponderEliminarjá conhecia mas nunca pus em pratica. Deve ser bom poder finalmente experimentar todas as ideias que pela vida a dentro nos dão vontade de experimentar. Nem sempre dá. Eu, por exemplo, ia gostar de viver numa casa mais sustentável, com energia solar, água reciclada e uma central de compostagem :D
ResponderEliminarEspero ter-te dado novas ideias em que pensar :) Todas de custo elevadíssimo, menos a central de compostagem :D