quinta-feira, 12 de abril de 2018

#11 Organização das refeições da semana (Meal Prep da semana)


Depois de muitos pedidos - e de alguma falta de tempo da minha parte - aqui estamos nós com mais uma “meal prep”!
Ementa da Semana:

2ª feira: Bacalhau com Caçoilo + batata a murro + brócolos
3ª feira: Coxas de Frango no forno + palitos de batata doce no forno + coleslaw de couve, maça e nozes
4ª feira: Polvo à Lagareiro com Batata Doce 
5ª feira: Tacos com carne picada + salada + guacamole
6ª feira: caril de Legumes com ovo estrelado + arroz

(De véspera  - domingo-  deixar o bacalhau a descongelar para o jantar de segunda, bem como o polvo para o jantar de quarta, assim como as coxas de frango para o jantar de terça)

  • Coloquei o polvo a cozer.

  • Descasquei legumes variados para sopa. Metade coloquei na Bimby e fiz sopa, a outra metade coloquei num saco hermético e guardei na gaveta do frigorífico para voltar a fazer sopa a meio da semana. É só despejar o conteúdo do saco para a Bimby (ou panela) juntar água e sal e deixar cozinhar

  • Quando arranjei os legumes para a sopa, arranjei mais quantidade de batata doce. Cortei uma parte em palitos, que guardei num recipiente cheio de água no frigorífico para o acompanhamento do jantar de terça feira, e a outra parte cortei em cubos - e guardei igualmente num recipiente com água tapado, no frigorífico -  para juntar ao polvo de quarta feira ao jantar.

  • Descasquei duas cebolas grandes e 6 dentes de alho. Metade coloquei no caçoilo de barro, onde coloquei também o bacalhau, louro e um pouco de pimenta e reguei com azeite. Tapei com papel de alumínio e foi para o frigorífico até ir parar ao forno mais tarde. A outra metade coloquei num caixinha plástica hermética para usar no polvo à lagareiro do jantar de quarta feira.

  • Temperei diretamente no tabuleiro de louça as coxas de frango. Tapei com papel de alumínio e guardei no frigorífico.

  • Cortei a couve em juliana fina, lavei bem e sequei ainda melhor. Guardei numa caixa de vidro hermética para o jantar de terça feira. Para fazer a coleslaw basta depois juntar maça ralada, nozes picadas e temperar.

  • Arranjei, lavei e sequei bem a mistura de folhas verdes. Coloquei depois num saco plástico hermético. Está pronta para ir para a saladeira, basta temperar.

  • Preparei os brocolos para depois cozer a vapor. Cortei os floretes, lavei bem, e coloquie num saco plástico com fecho hermético. Basta depois cozer.

  • Assim que o polvo ficou cozinhado, retirei e guardei numa caixa de vidro hermética no frigorífico para o jantar de quarta feira.

  • Lavei e arranjei morangos - (lavo bem, seco bem e apenas retiro o pé guardando-os inteiros numa caixa de vidro hermética)

  • Lavei tomate cereja e guardei numa caixinha para estarem prontos a consumir na altura das refeições. (os miúdos adoram!)


Antes da hora de jantar de  segunda feira basta colocar o caçoilo de barro no forno a cozinhar o bacalhau. Lavar e cozer as batatinhas que no fim se juntam no caçoilo ao bacalhau e cozer a vapor os brócolos que já estão arranjados.

Na terça feira é colocar no forno as coxas de frango para assar. Escorrer as batatas doce em palitos da água, secar num pano e colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal numa só camada. Temperar com sal e azeite e levar ao forno. Para a coleslaw, basta juntar a couve em juliana já pronta com 1 maçã ralada, nozes picadas e temperar com limão.

Na quarta feira é preparar o polvo com batata doce no forno. Escorrer a água das batatas cortadas em cubos e dar uma fervura nas mesmas em água temperada de sal. Escorrer e colocar num pirex ou tabuleiro de louça. Juntar o polvo já cozido partido em pedaços, a cebola e os dentes de alho já preparados, temperar a gosto e regar com azeite. Colocar no forno e acompanhar com a salada já pronta que basta temperar.

Na quinta feira aquecer a carne picada retirada de véspera do congelador - (que já tinha sido feita e congelada há umas semanas). Fazer um guacamole e servir tudo com tortilhas, salada já pronta e tomate cereja. 

Na sexta feira preparar os legumes para o caril, fazer o caril, arroz e estrelar os ovos - sem nada preparado, fazer tudo na hora. (À sexta feira o tempo é sempre menos contado....)


E que tal? Já começaram a fazer o mesmo? Ajeitam-se? Que me têm a dizer? Ganhamos ou não tempo durante a semana?

9 comentários:

  1. Gosto mt de ler estes teus posts, são inspiradores e motivos de 'orgulho' (da tua capacidade de organização e método, mesmo com 3 crianças abaixo dos cinco anos! Por isso, ñ acredito nas 'desculpas' de mt gente q diz q ñ tem tempo e compra comida pronta a consumir :/) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Aguardo a minha cozinha nova para começar a fazer o mesmo! :) Parece tão simples e ajuda bastante! Apenas uma curiosidade, a Joana utiliza a bimby só para sopas? De que forma é que esta a ajuda na preparação das refeições semanais? Qual a sua opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Yeeaaahhhhh!! Cá estão os meus posts favoritos de novo!:)

    ResponderEliminar
  4. Vou tirar ideias para a próxima semana.
    Obrigada. Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, costumo ter um frasco com alho descascado em azeite (dica sua!!!), será que dá para fazer o mesmo com cebola já picada? Ou será que mergulhada no azeite por vários dias ficaria muito empapada? Obrigada

    ResponderEliminar
  6. e o marido fica onde nisso tudo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo:
      Sendo que faço esta preparação às segundas de manhã, o meu marido está naturalmente a trabalhar...
      Ao contrário de alguns maridos com horários fáceis, o meu marido sai de casa ainda estamos todos quase sempre a dormir e chega à hora de jantar, quando não chega já depois de nós jantarmos... Também por isso se torna tão importante ter as coisas minimamente organizadas...
      Não se preocupe que o marido é um excelente parceiro e as nossas tarefas de casa e cuidar dos filhos sempre foram completamente partilhadas. Parece-me no entanto obvio, gostando eu de cozinhar e tendo uma disponibilidade de horários que ele não tem, que chame para mim a tarefa de cozinhar e preparar as refeições.
      Att,
      Joana Roque

      Eliminar
  7. A very awesome blog post. We are really grateful for your blog post. You will find a lot of approaches after visiting your post.
    스포츠토토

    ResponderEliminar