terça-feira, 6 de novembro de 2018

#14 Organização das refeições da semana (Meal Prep da semana)




Sou uma pessoa de rotinas. E a minha rotina de preparar e organizar as refeições da semana é fundamental para a minha semana correr bem. Quando, por um ou outro motivo não o faço, noto imenso a falta dessa organização no meu  dia-a-dia. 
Claro que compreendo quem não gosta de se organizar assim. Cada pessoa tem de encontrar o método que melhor se adapta a si e à sua família. Descobri que esta resulta muito bem para mim e que com o que vou partilhando ajudo também outros. Mesmo que não façam assim, mesmo que adaptem a partir do que partilho, ou que só tirem ideias das ementas da semana, e se inspirem para refeições diferentes.
De qualquer maneira, e como os pedidos são sempre muitos, aqui fica mais uma semana de “meal prep”.

Ementa da Semana:

2ª feira: filetes de pescada + legumes assados + salada de espinafres e rúcula
3ª feira: Frango Tandori + legumes assados + arroz + salada
4ª feira: Bacalhau assado + batata doce assada + couve salteada
5ª feira: Cachaço de Porco assado + beringelas panadas + puré de abóbora + salada ou puré de espinafres
6ª feira: Feijão Azuki com ovos escalfados e arroz

(De véspera, domingo, deixar a descongelar os filetes de pescada para o jantar de segunda, o frango para cozinhar para o jantar de terça, o bacalhau para cozinhar para o jantar de quarta, a carne de porco para temperar para o jantar de quinta, e o feijão azuki já a demolhar para cozer na segunda feira)

OUTRA NOTA IMPORTANTE - Para quem pergunta se a carne não se estraga tantos dias temperada no frigorífico. Em relação à carne de aves, que se estraga mais facilmente não aconselho mais de 2 dias no frigorífico temperada. Portanto se a prepararem ao domingo, deve fazer parte da ementa semanal entre segunda e terça. Quanto à carne de porco, a história é outra. Aguenta largos dias temperada no frigorífico. Se duvidam perguntem aos avós ou façam uma pesquisa acerca de “vinha de alhos” e “carne de alguidar” e até a carne para chouriças, onde a carne de porco estava longos dias temperada e até fora do frigorífico. É uma técnica de conservação. E portanto não, não se estraga. (Mas se não o quiserem fazer também não tem mal nenhum, que cada um sabe de si e eu estou só a dar exemplos do que faço cá em casa e não a obrigar ninguém!!)

- Retirei a água de demolhar o feijão azuki, coloquei água nova (e alga kombu para melhorar a digerabilidade do feijão) e levei a cozer com sal até o feijão estar macio. Depois escorri, descartei a alga e coloquei numa caixa de vidro hermética no frigorífico.

  • Temperei a os filetes de pescada com um fio de azeite, alho picado e sal e pimenta e sumo de limão para depois passar por farinha e ovo e fazer à hora de jantar. Guarde no frigorífico numa caixa hermética.

  • Temperei o cachaço de porco que guardei depois num recipiente próprio no frigorífico onde fica até quinta feira, quando depois levo a assar para o jantar.

  • Cozinhei o frango tandori (receita em breve no blogue!) sem juntar o iogurte que apenas faço na terça feira, ao aquecer. 

  • Cortei uma abóbora butternut ao meio, retirei as sementes e coloquei no tabuleiro do forno juntamente com algumas batatas doce e levei a assar. Depois de assadas retirei a casca à abóbora e coloquei numa caixa de vidro hermética no frigorífico. As batatas guardei com casca, noutra caixa hermética, também no frigorífico. Para fazer o puré de abóbora para o jantar de quinta feira e as batatas para acompanhamento do bacalhau de quarta feira.

  • Preparei e temperei  legumes (pastinacas, alho francês. cenoura, cebola roxa e pimento) que coloquei a assar. Depois de assados acondicionei no frigorífico numa caixa hermética com tampa. Servem para o jantar de segunda e terça.

  • Coloquei as postas de bacalhau num pirex, temperei com alho, pimenta, louro e azeite e levei a assar. Depois de assado guardei numa caixa hermética no frigorífico. É só depois desfiar para o jantar de quarta feira.

  • Lavei e sequei bem as folhas de espinafres baby e de rúcula e aguardei numa caixa ventsmart da tupperware. Está assim pronta para colocar na saladeira e temperar, quando for necessário.

  • Cortei a beringela em fatias, temperei de sal e guardei numa caixa hermética no frigorífico. Depois é só panar e levar ao forno na quinta ao jantar, para acompanhar a carne assada.

  • Descasquei legumes para a sopa e coloquei a fazer na bimby, enquanto fazia outras coisas, Quando ficou pronta triturei, e guardei em doses individuais no frigorífico.

  • Lavei os tomate cereja e sequei bem num pano de cozinha. Guardei numa caixa hermética onde estão prontos a consumir.

  • Cortei a couve em juliana fina, lavei e sequei bem num pano de cozinha e guardei numa caixa hermética ventsmart da tupperware para o acompanhamento de quinta feira.


Segunda feira antes da hora de jantar, basta panar e fritar os filetes, aquecer os legumes e temperar a salada.

Terça feira antes da hora de jantar basta aquecer o frango que já está cozinhado e juntar o iogurte. Depois é apenas fazer arroz, aquecer os legumes. Colocar a salada na saladeira e temperar.

Quarta feira antes da hora de jantar aquecer o bacalhau e desfiar. Aquecer as batatas, cortar em pedaços e juntar ao bacalhau. Regar com o azeite de assar o bacalhau e  saltear a couve para acompanhar.

Quinta feira assar o cachaço de porco lentamente. Panar as beringelas e colocar no forno a cozinhar. Fazer o puré de abóbora com a abóbora já assada. Temperar a salada ou fazer rapidamente um puré de espinafres (com espinafres que tenho sempre congelados)

Sexta feira. Fazer um refogado e juntar o feijão e os ovos para escalfar. Servir com o arroz (que é só aquecer porque vou faço a mais na terça feira!).


Boas meal preps para todos!

11 comentários:

  1. Adoro este sistema! Mudou a nossa vida! Grande inspiração Joana! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Você me inspira! Adoro seu cardápio e a generosidade da partilha!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana!

    Adoro sempre estes posts no blogue porque me servem de inspiração e me motivam para me superar cada vez mais na cozinha!

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Joana. Que inspiração!!!!
    Só uma dúvida a beringela não oxida ficando temperada com sal na caixa hermética?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu posso responder: a beringela não oxida. O que acontece é que o sal impede isso de acontecer ao mesmo tempo que ajuda a libertar a água em excesso da beringela e, consequentemente, a suavizar o sabor algo amargo da mesma.

      Eliminar
  5. Muito obrihada joana grande inspiração é senpre mt bom estes posts

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste sistema, muito obrigada por partilhar, pois consigo sempre tirar ideias para a minha semana de refeições, só tenho uma dúvida, ao congelar comida já preparada, por exemplo um bacalhau c/natas, tiro antes para descongelar e ponho a gratinar ou posso coloca-la congelada directamente no forno.

    Um bem haja

    Mena

    ResponderEliminar
  7. Excelente organização, não o faço mas imagino que deve ajudar imenso!
    Beijinhos/ A Filha

    ResponderEliminar
  8. Ola Joana,
    Quando diz que coloca as doses de sopa individualmente está a referir se a sopa dos seus filhos ou a vossa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana, estou muito desconsolada, pois há uns meses fiz uma neurocirurgia à coluna e tenho muitas dores e tenho de reduzir a atividade. Sou fã da organização e sou a mãe de família típica. Adoro tratar de tudo, arrumações, enfim, gerir o lar. Costumava ter tempo para isso tudo e ainda para fazer um trabalho de investigação exaustivo. Hoje, para além de jantares à pressa, programas lúdicos para as horas livres do meu Filho e tratar da roupa, pouco mais faço. A verdade é que psicologicamente esta desordem afeta-me, mas fisicamente não estou apta a contrariá-la. Dizem-me para ser paciente, para me preservar para conseguir recuperar, que as coisas não "azedam". É difícil. Já visito menos o blog porque o que leio dá-me ideias e motivação, mas o corpo não responde e acabo por me sentir frustrada. Ainda agora me trouxeram um balde de marmelos, adoro fazer marmelada, mas sei que vou contorcer-me de dores durante o processo. A Joana tem tantas ideias de governo da casa, tem algum conselho para me dar? Desculpe o longo desabafo. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Adoro estes posts, pena que não sejam publicados semanalmente.
    Ana

    ResponderEliminar