sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

6 dicas sobre congelação



Todos os dias percebo que há ainda muitos mitos em relação à congelação. 

A maioria das coisas podem ser congeladas, e a arca congeladora é uma excelente aliada não só para evitar desperdício alimentar, mas também para nos facilitar o dia a dia.


Cá em casa congelo quase tudo. Diria que das poucas coisas que não congelo, porque o resultado não é dos melhore, são ovos cozidos, queijo fresco e pouco mais.

De resto acho que já congelei de tudo um pouco, sendo que algumas coisas ficam melhor que outras.


1 - Tenha atenção onde congela os seus alimentos


Quando falamos de congelação é muito importante perceber que as condições em que congelamos os nossos alimentos determinam o resultado final. Os sacos onde colocamos a fruta no supermercado não são apropriados para congelar, assim como nem todos os recipientes plásticos.


Ao congelar seja alimentos em cru ou já cozinhados tenham atenção aos recipientes em que os congelam. Usem sacos de congelação e caixas plásticas próprias para congelar, uma vez que esse plástico foi testado e preparado para suportar as temperaturas mais baixas e o gelo, sem deteriorar os alimentos no seu interior.


O vidro é também uma boa opção. Congelo várias coisas em frascos de vidro. Só tem de ter cuidado para não encher os frascos até cima - seja com leguminosas, molho de tomate, ou caldos caseiros, uma vez que ao congelar os líquidos expandem e podem rebentar os frascos. Deixe sempre um espaço de cerca de 2 dedos e não terá problemas.


Os pirex, principalmente aqueles com tampas herméticas são perfeitos para congelar refeições que depois podem ir diretamente para o forno (procure por recipientes com essa indicação) Se os seus pirex não têm tampa, feche-os bem com película aderente e depois envolva com papel de alumínio. Os refractários cerâmicos também podem ser usados para congelar as suas refeições prontas.


2 - Descongele os alimentos no frigorífico


A maioria dos alimentos deve ser descongelada antes de cozinhar (com excepção de legumes e fruta), mas a carne, peixe que congela cru, claras de ovo, molho de tomate, leguminosas, ….devem sempre ser descongelados NO FRIGORÍFICO antes de cozinhar, assim como refeições prontas, como sopa, carne estufada, etc. 

No caso de se ter esquecido de descongelar, a melhor opção é usando o microondas, mas sempre  na função de descongelar - e os alimentos descongelados no microondas devem ser confeccionados de imediato. 

Outra forma simples - mas mais demorada de descongelar - é colocar num tacho no fogão, tapado e em lume muito brando, até descongelar completamente.


3 - Ferva sempre as refeições/comida congelada


Ouço muitas vezes a indicação que a comida congelada não presta. Mas esse é um dos maiores mitos que se difunde acerca da congelação. A comida congelada, depois de descongelada, não basta aquecer. Tem de se voltar a ferver, seja sopa, carne estufada, uma caril um feijoada, …. ou até uma lasanha (que apesar de ir para o forno deve atingir uma temperatura interna como se tivesse a ser acabada de fazer).

Se simplesmente descongela a sopa e a aquece 1 minuto no microondas é normal que a sopa não preste. Depois de fervida fica igual a acabada de fazer. E é valido para todas as outras coisas.


4 - Evite descongelar hamburgueres e Almôndegas (ou outras coisas com carne picada crua) antes de cozinhar


A carne picada , exatamente porque está picada é muito susceptível de se contaminar. Deve ser cozinhada ou congelada o mais rápido após ter sido picada, e deve evitar descongelar almôndegas e hambúrgueres para cozinhar exatamente pelo mesmo motivo. Cozinhe diretamente do congelador.


5 - Legumes e Frutas também não se descongelam antes de cozinhar


Legumes e frutas: claro que podem congelar legumes e frutas - até porque até os podemos comprar já congelados no supermercado. Mas ao cozinhar, e para não perderem a sua textura, os legumes nunca devem ser descongelados e devem ser cozidos ou salteados diretamente do congelador. Ou seja, de uma maneira geral, só pode congelar legumes que depois vai cozinhar. Não dá para descongelar e consumir em cru.

O mesmo com a fruta. Ao congelar fruta por estar demasiado madura ou em risco de se estragar, tem de ter em atenção que essa fruta deve depois ser usada para batidos, smothies, gelados ou sobremesas, em puré ou cozinhadas, mas nunca para comer “normalmente” depois de descongelar.


Há que ter em atenção à forma de congelar. Alguns legumes, principalmente os de folha verde, como espinafres, grelos, couve… convém serem branqueados antes de congelar.


6 - Na dúvida congele


A maioria das coisas pode e deve ser congelada, até porque evita o desperdício alimentar e podem ser depois consumidas mais atrde. Sobras de refeições (ou mesmo refeições completas), queijos, enchidos, sobremesas e bolos que sobram de festas e comemorações, claras de ovo, gemas de ovo - ou mesmo ovos inteiros batidos para depois usar em preparações, sobras de polpa de tomate, de leite de coco, natas, molho bechamel……

Deixe descongelar no frigorífico e use depois como habitualmente!


Espero que tenham ficado mais esclarecidos sobre a congelação e deixado de lado alguns mitos!


Sem comentários:

Enviar um comentário