sexta-feira, 26 de junho de 2009

Novo uso para latas!

Como já devem ter percebido gosto de aplicar os três "R" da educação ambiental: reciclar, reutilizar e reduzir.
A ideia que trago hoje é sobre como reutilizar as latas que compramos com os mais variados alimentos: leite condensado, tomate pelado, milho, ...
As minhas latas tinham como destino habitual a reciclagem, até ao dia em que me lembrei de lhes dar um novo uso. Ficariam perfeitas como latinhas de bolachas.
Depois de devidamente embelezadas deram um amoroso recipiente de oferta.

O processo foi simples. Primeiro é preciso lavar muito bem a lata usada e retirar-lhes o papel e a cola. Há que ter atenção aos bordos cortantes das latas. As de abertura fácil não têm bordos cortantes, e as que não têm, como eu uso um abre latas electrico também ficam livre de bordos perigosos.
Enchi as latas com as bolachinhas (a receita está aqui!), que eu tive o cuidado de fazer de acordo com o diametro da lata, e com película aderente fechei a abertura da lata, esticando bem, e prendendo depois com fita cola. Fiquei assim com um recipiente estanque.
Depois recortei uma tira de papel do tamanho da lata e revesti toda a lata com ela, colando com cola universal ou com fita cola.
Em papel de cor contrastante, e com a ajuda do computador e impressora, escrevi o conteúdo da lata. Recortei novamente uma tira que desse para envolver toda a lata, mas que não fosse tão larga como a anterior, e colei por cima da tira anterior.
Como podem ver um projecto de DIY (do it yourself - faça você mesmo) bastante simples e uma nova maneira de reutilizar latas sem aparente utilidade.
Já me estou a imaginar a revestir latas com tecidos e a decorá-las com fitinhas para os meus cabazes de Natal.

A imaginação é o limite, tanto para aquilo que podem colocar dentro das latas - bombons, bolachas e biscoitos, amêndoas de páscoa, misturas de frutos secos, chás, ervas secas, pout-pouri - como para a decoração das mesmas - restos de papel, tecido, papel de parede, cartolinas, cartão canelado, cordel, papel de embrulho!

8 comentários:

  1. Parabéns, addorei o blog. Vou segui-lo com muita atenção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cheguei aqui através "das minhas receitas", blog que sigo assiduamente por adorar as receitas e fiquei em frente do ecrã a ler todos os conselhos e dicas que disponibiliza. Alguns já fazem parte da minha prática, outros vou tentar que passem a fazer.
    Parabéns e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia das latinhas e vou pô-la rapidamente em prática. Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Parecem aquelas latas com produtos gourmet que ultimamente se vê muito. Excelente ideia :D

    ResponderEliminar
  5. Estão com ar super moderno e o conceito não poderia ser mais actual :)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei fã deste blog.
    Adorei as ideias, principalmente os presentes de Natal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Está de facto uma ideia muito original e umaboa maneira de reciclar...Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, antes de mais parabéns pelo blog. Visitei pela primeira vez e estou a gostar muito.
    Vou ter a minha casa e todas estas dicas são bem-vindas :)
    Tenho uma dúvida... como fecha as latinhas?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar