terça-feira, 12 de abril de 2011

Pequeno Almoço de Fim de Semana

Algumas coisas boas e que nos fazem sentir bem, não têm que custar muito dinheiro, nem fugir ao orçamento familiar. É o caso do pequenos almoços, principalmente ao fim de semana. Cá em casa o sábado é dia de pequeno almoço cuidado, tomado com tempo, enquanto conversamos. Fazemos o mesmo que tantas pessoas fazem indo até padarias e cafés. A diferença é que o fazemos em casa. E quando o tempo começa a melhorar sabe ainda melhor, pois é tomado na varanda.
E temos sempre pão fresco, acabado de cozer na máquina do pão ou no forno, café, sumo de laranja natural, e, algumas vezes ovos mexidos, outras vezes panquecas, muffins, croissants ou bolo. E depois há sempre as compotas, a manteiga, o fiambre e queijo, iogurtes, leite e cereais.
Uma excelente maneira de começar bem o fim de semana e de o fazer sem gastar dinheiro fora de casa!

29 comentários:

  1. Bom dia!
    Não podia estar mais de acordo! Desperto com muita fome, e adoro um bom pequeno almoço. Támbém temos por hábito sentar na mesa com o pão fresco (feito em casa), a manteiga, o queijo e o fiambre, o leite e o café, e até croissants de chocolate acabadinhos de fazer. Que bom!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto desse tipo de pequeno-almoço, mais demorado e cheio de coisas boas, bem mais do que ir para o café onde, aos fins-de-semana há muito barulho e filas até para sentar =S e depois claro, a factura também é muito maior.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto dos pequenos almoços de fim de semana... Normalmente são mais tardios, mas agora ouvi falar no brunch que também deve ser delicioso e mais económico, uma vez que junta duas refeições :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida; e no fundo toma-se o pequeno almoço com a companhia que queremos :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo e a mesa ficou esplêndida!!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Lá por casa também temos esse hábito de fazer as coisas com mais calma e também comemos o pão feito na máquina e as compotas caseiras...é tão bom e tão saudável!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Não poderia estar mais de acordo!
    Nada melhor que o pequeno almoço recheado em nossa casa...

    ResponderEliminar
  8. São os momentos que mais gosto, momentos de descontracção e simplicidade.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente!
    Aqui em casa o fim de semana também começa assim. Agora temos imensas laranjas ( por aqui nem vendem, oferecem-nos eheheh), um sumo de laranja pela manhã é óptimo para começar o dia, e claro o pão quente graças à Mfp.

    ResponderEliminar
  10. Não poderia estar mais de acordo! Nunca concordei com tomar o pequeno-almoço fora. Podem achar-me radical, mas acho q em casa sabe mt melhor, tanto na qualidade dos produtos q consumimos, cm no dinheiro que se poupa! Acho simplesmente um desperdício ir à pastelaria tomar pequeno-almoço.

    ResponderEliminar
  11. Sou incapaz de tomar o pequeno-almoço fora, é despesa que nunca faço. Mesmo que esteja com muita pressa, bebo um copo de leite ou como um iogurte (feito em casa). Adoro tomar o pequeno-almoço ao sábado de manhã, com calma, na varanda se estiver bom tempo, a ler jornais ou revistas (vivo sozinha). Só ainda não comprei máquina de fazer pão porque não sei se compensa. Além disso, ocuparia algum espaço na minha cozinha, que é pequena...
    Mas com pão feito em casa ou comprado, um demorado pequeno-almoço de sábádo sabe muito, muito bem...
    Parabéns pelo livro!
    Marta

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    primeiro que tudo Parabéns pelo blog, adoro e sigo atentamente.... concordo em pleno acho um desperdicio de tempo e dinheiro tomar o pequeno-almoço fora.... tambem tenho maquina de fazer pão mas, nunca consigo umas fatias tão finas e direitinhas, existe algum truque?
    elsalucas29@gmail.com
    Felicidades

    ResponderEliminar
  13. E muito mais saudável, tenho a certeza.
    Nunca gostei de tomar o pequeno almoço fora. Vejo muitas vezes estarem logo de manhã cedo a comer um croquete e um café.

    Beijinhos
    Flor

    ResponderEliminar
  14. também gosto de tomar o pequeno almoço na varanda! sabe tão bem!

    ResponderEliminar
  15. muito bom mesmo!!!

    http://blog-anythingood.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Também o faço muitas vezes!
    Merecemos este tratamento para o fim de semana começar da melhor forma!

    ResponderEliminar
  17. Boa noite
    Ora aí está uma coisa que não faço pq geralmente cada um se levanta a uma hora diferente e principalmente porque o meu marido e filho mais velho têm um pequeno almoço de eleição: os cereais.
    Aproveito e digo-te que tenho o teu livro e que gosto bastante. Parabéns.
    Só é pena não estar autografado.
    Bjocas

    http://bimbexpress.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. É uma excelente ideia. Cá em casa também tomamos sempre o pequeno almoço em casa: não só é mais barato, mas mais saboroso, mais saudável e mais tranquilo.

    ResponderEliminar
  19. Como eu adoro pequenos almoços assim. Principalmente os feitos de panquecas. Adorei conecer o seu blog :)
    óptimas dicas. Vou passar a aparecer mais vezes.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Em minha casa é igual, é um brunch muito bom, em casa e bem económico!!! Sabe tão bem!!!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  21. Falando por mim, sabe-me melhor tomar o meu pequeno almoço em casa do que num café. Já para não falar no facto de sair muito mais barato. Acho um absurdo ir a um café e pagar 2€ por uma meia de leite e uma torrada. Enfim...

    Parabéns pelo Blog :)

    ResponderEliminar
  22. Joana, cá em casa infelizmente não há varanda! O Marido não gosta que lhe prepare o pequeno almoço e não gosta de o tomar á mesa, sniff! sniff! Adoro a ideia, mas é impossivel para já pô-la em practica!
    Já comprei o seu livro e AMEI!!!!! parece que estou a ler a Bíblia, no metro fico a lê-lo e a mostrar a capa para fazer publicidade.Para mim precisava de fotografias junto com as receitas, mas o conceito de caderno manuscrito foi o que me chamou a atenção, contrariedades...
    Muitos sucessos, novas e inesperadas receitas, que nós cá estamos a torcer para que seja este o seu caminho profissional e de enormissima realização pessoal!
    Parabéns!
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  23. mais uma optima dica de poupança e bem-viver. também costumo fazer isso: chamo-lhe pequeno-almoço em familia, ao sábado ou domingo conforme a folga do marido. faço scones, ou uns bolinhos que chamo de almofadinhas, pão caseiro, mel, etc.

    ResponderEliminar
  24. lembra-me os lanches de domingo em casa da minha avó...

    ResponderEliminar
  25. Por tradição, em Portugal privilegiamos mais os almoços e os jantares do que o pequeno almoço. E no entanto, essa primeira refeição do dia é tão importante!Cá em casa, quando trabalhávamos e os filhos eram pequenos, sempre nos levantámos meia hora (mais ou menos)mais cedo, para termos tempo tomar esta refeição em conjunto, sentados à mesa. Além de ficar mais económica, ela serve para reforçar os laços familiares.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  26. Muito melhor tomar um pequeno almoço mais requintado em casa do que num café! O sossego, com calma, e se for em óptima companhia melhor ainda.

    http://checkinmyideas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Não podia estar mais de acordo.
    E nestes dias de sol é maravilhoso. Tenho a felicidade de ter uma varanda enorme que "percorre" toda a casa, muitas das nossas refeiçoes são feitas lá.
    Faz tão bem começar o dia assim. Posso acrescentar? Uma boa musica. Melhor impossivel!

    ResponderEliminar
  28. Bom dia
    Tambem faço esse pequenos almoços ao fim de semana.
    Ponho muita fruta, carnes frias.
    Não tenho maquina de pão mas hoje em dia, basta ir a uma padaria de fabrico próprio, compra-se a massa de pão crua, congela-se, e no dia é só descongelar 10mn e levar ao forno pré-aquecido mais outros 10mn.
    Depois fica a mesa posta até tarde, o que faz com que se vá petiscando o dia todo e faz-se um bom jantar um pouco mais cedo.
    è delicioso para aqueles dias que não apetece nada, nem sair de casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar