segunda-feira, 5 de março de 2012

Sementeiras para a Mini-Horta na Varanda

Afinal parece que há muitas mini-hortas nas varandas! Confesso que ainda fiquei mais entusiasmada com as ideias e sugestões que deixaram.
Como já vos tinha dito, tinha ideia de plantar umas alfaces e uns tomatinhos cereja, e como me disseram que são fáceis de fazer crescer e de manter estou mais do que convencida. Decidi também voltar a semear coentros e salsa. Já tinha feito umas experiências por aqui que não resultaram bem, mas que agora, com as vossas dicas e as do meu pai (que tambem virou agricultor de varanda) vou voltar a experimentar.
Reparei também que algumas pessoas querem começar as mini-hortas nas suas varandas e não sabem como começar. Eu também não sei muito bem, mas vou partilhar aqui o pouco que sei da minha quase nula experiência. Outras sugestões e ideias serão bem vindas.

A terra que tenho nos vasos é a mesma terra que se usa para as flores, da que se compra nos supermercados. Claro que quem tiver um jardim ou mesmo terrenos poderá encher os vasos com a terra que tem à disposição.
As sementes das abóboras e dos pimentos, são as sementes que guardei depois de preparar os legumes para  cozinhar ou congelar. Retirei-as cuidadosamente e deixei-as a secar em papel absorvente de cozinha. Depois foi só colocar nos vasos com terra, ir regando normalmente e algumas plantinhas já começaram a nascer.Também podem comprar as sementes em lojas da especialidade e até nos supermercados e proceder da mesma maneira.
No caso das alfaces, grelos, pés de morangos, o melhor mesmo é irem à feira ou aos mercados e comprar os pés prontos a plantar. É o que vou fazer com as alfaces e uns pés de morango quando for dia de feira. Depois é só transplantar para um vaso e cuidar na esperança que cresça e no caso dos morangos dê fruto.
No caso das ervas aromáticas, podem sempre comprar a plantinha já crescida em vasos e depois transplantar num vaso maior ou começar por fazer pequenas sementeiras. É o meu caso, e fiz tal como o meu pai me disse. Em velhas caixas de ovos coloquei terra e em seguidas as sementinhas de salsa e de coentros tapando bem com a terra. (Usei uma caixa para a salsa e outra para os coentros, claro!) Num borrifador antigo coloquei água que uso para humedecer a terra dessas sementeiras e tapei-as com sacos plásticos para um efeito de estufa e assim crescerem mais depressa. E tenho-as por enquanto dentro de casa, na minha cozinha quente e cheia de luz. Quando começarem a surgir os pequenos rebentos é que se transfere a salsa e os coentos para os vasos ao ar livre na varanda para crescerem. (E para estas sementeiras usei sementes compradas no supermercado!)
Também já há tomatinhos cherry semeados. Fui ao supermercado e comprei uma caixinha deles. Em casa retirei cuidadosamente as sementes - e aproveitei o tomate para saladas - e deixei as sementes a secar em papel de cozinha. Depois foi só semear no vaso e agora é regar e esperar o melhor.
Quanto às condições da minha varanda: apanha sol quase todo o dia, mas nos campos, a maiorr parte das colheitas também estão ao sol. Acho que tenho apenas de ser cuidadosa e regar quando necessário e arrancar ervas daninhas.
Eu estou entusiasmada e cheia de confiança nesta minha pequena horta. E prometo fazer relatórios do que se está a passar.

21 comentários:

  1. A gora com a primavera a chegar, está mesmo na altura de fazer as hortinhas :)

    ResponderEliminar
  2. Com a crise, temos mais é de ser criativos. Pena que a minha varanda seja virada a norte e estar rente a uma estrada muito movimentada.

    ResponderEliminar
  3. Lá em casa também estamos a virar agricultores de varanda!1 e os miúdos estão super-entusiasmados!! envolve toda a família, o que ainda é mais agradável. Agora é esperar que tudo cresça, certo? Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Deixo aqui algumas dicas para fazer uma horta em pouco espaço,http://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture

    ResponderEliminar
  5. Olá! Eu também tenho uma mini horta :) Sabe tão bem poder colher as coisinhas que semeio :))

    Beijinho grande e feliz semana ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu costumo semear directamente na terra, porque vivo na aldeia e tenho um quintalinho e uma hortinha! Mas podem também aproveitar as caixas do peixe, cá a senhora peixeira costuma dar para quem quer, sabem aquelas de esferovite grandes onde eles têm o peixe? Muitas dessas caixas depois vão para o lixo. Vocês podem aproveitar para colocara s saladas e esse tipo de coisas :) Só têm que ter cuidado porque algumas têm buracos de lado e pode sujar-vos a varanda com terra... Boa sementeira :)

    ResponderEliminar
  7. Tens um óptimo e útil blog!
    Resolvi "linkar-te".
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. É uma ideia muito boa. Eu também comecei o ano passado e já colhi bastantes coisas. Tenho um pequeno terreno, este ano tenho já bastantes favas, o pimenteiro não morreu, deu pimentos o ano passado e já está a dar mais pimentos. O ano passado tambem tive tomates cherry e guardei as sementes, já as semeei e já estão a nascer as plantinhas. As alfaces semeei 17 e morreram todas:( comprei pés, agora estou a experimentar semear a semente.
    Boa sorte para a tua horta. É realmente uma grande terapia.

    ResponderEliminar
  9. adorei a ideia!!!
    vou aderir...
    espero colher,bons resultados!;)
    beijinhos boa semana...

    ResponderEliminar
  10. É verdade, as hortas na varanda estão na moda. E cumprem, na minha opinião, três missões: sabemos o que comemos, poupamos algum dinheiro e é uma terapia anti-stress.
    Em relação às tuas sementeiras, deixo só um conselho: se não tiveres a certeza de como a planta se comporta, tem cuidado com as mudanças de ambiente. Quando as plantas são muito pequenas, ás vezes, não gostam de mudanças e perdem-se. Por isso, quando as puseres na rua, não as ponhas todas; se elas não gostarem, sempre ficas com as outras para colocar na rua quando estiverem mais desenvolvidas.
    Parabéns pelo blog! Foi curioso que quando vi a reportagem estava a acabar de criar o meu, mais ou menos com o mesmo objetivo: muito do que faço no meu dia-a-dia fui buscar à net, à experiência de outras pessoas e então achei que eu também podia fazer a mesma partilha. Já agora, dá uma vista de olhos (www.ardecasa.blogspot.pt) e diz-me o que achas, tá?
    Bj e parabéns, mais uma vez!!!

    ResponderEliminar
  11. Boa sorte!
    Por vezes, as frutas compradas em supermercados são geneticamente alteradas e ao semear as sementes não acontece nada. Eu fiz umas experiências com a semente de abacate e só quando me deram uma semente de uma árvore "à séria" é que criou raiz. O mesmo para mangas.
    Beijinhos!
    Sarit

    ResponderEliminar
  12. É uma óptima ideia, eu acho é que terei que arranjar uma mini estufa porque a minha varanda é aberta e da última vez que plantei morangos apareceu bicho, penso que são os pássaros que os trazem. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Thanks Joana. Tb partilho do teu entusiasmo e já dei a dica aos meus pais (estão agora na pré-reforma e têm q se entreter!). Já plantaram feijão e vamos ver o q podemos plantar mais... Vou aproveitar as tuas dicas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  14. Eu também já tenho aqui as sementes de salsa e coentros para semear em caixinhas de ovos, mas vai ser uma responsabilidade a dividir com o marido, pois quero ver se apanha o gostinho.
    Infelizmente não tenho varanda e a "plantação" que posso fazer cá em casa é muito comedida, pelo que, para já, fico-me apenas pelas ervas aromáticas.
    Beijinho e boa sorte com as plantações.

    ResponderEliminar
  15. Bem, adorei a ideia de reutilizar as embalagens de ovos para criar a mini-horta. Vou seguir com atenção os próximos capítulos pois é uma coisa que também quero fazer logo que mude de casa!
    Adorei o post :)

    ResponderEliminar
  16. Fui só eu que me vi grega para descolar as sementes dos tomates cherry do papel de cozinha?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. semeia com o papel, ajuda a controlar a humidade e volta para a terra;)

      Eliminar
  17. Eu também tenho uma mini-horta na varanda, embora tenha começado pelas ervas aromáticas. Eu gosto muito mas ás vezes a falta de tempo a dispensar para isto é que é complicado. Tenho até uma macieira, foi plantada num vaso grande, morreu, mas agora com o tempo bom, voltou a começar a crescer...Nem sempre o que parece é! É uma experiência muito boa. Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah como vasos utilizem garrafões de água abertos ao meio resulta perfeitamente.... mais uma ideia para reciclar... pode também ser feito com garrafas...

      Eliminar
    2. EU TAMBEM UTILISO GARRAFOES DE AGUA PARA SEMEAR S SEMENTES E DEPOIS QUANDO FOR ALTURA MUDO-AS PARA A TERRA. GOSTARIA QUE SE ALGUEM QUE ME SOUBESSE RESPONDER SE AS ABÓBORAS MANTEIGA SE DÃO MUIA RAMA OU SE SAO COMO AS COURGETES

      Eliminar