terça-feira, 10 de abril de 2012

Notícias da Horta 2

(Legenda fotos: 1 - Alfaces; 2 - Os novos coentros; 3 - Tomate cereja em crescimento; 4 - Pé de tomate chucha com o 1º tomatinho; 5 - Morangueiros com Flor; 6 - Courgete, Pimentos a precisarem de serem replantados e abóboras)
  Finalmente a chuva chegou e a mini-horta parece estar a gostar!
Em relação à ultima actualização, os novos coentros e salsa já começaram a rebentar (e desta vez semeei directamente no vaso e deixei-os nascer na rua para ficarem mais resistentes!). Os tomates cereja já foram replantados para uma floreira e continuam a crescer a bom ritmo.
Tenho agora também  um pé de framboesas que já cá chegou cheio de folhinhas novas - a ver vamos como se aguenta.
As alfaces estão enormes e quase prontas para começar a colher. Entretanto tenho também novas alfaces de uma outra variedade a começarem a despontar numa outra floreira, e arucula continua a crescer bem. Os morangos estão já com flores e cada um dos meus pés de tomate tem já um tomatinho a nascer. Preciso agora de arranjar uns acessórios para os tomateiros crescerem e treparem mais à vontade.
As abóboras e as courgetes continuam enormes, apesar de duvidar que alguma coisa vai nascer dali. Os pimentos também já estão a ficar grandes e a necessitarem de serem replantados para uma floreira para crescerem com espaço.
O limoeiro tem os mesmos 10 limões já crescidos e muitos rebentos e flores novas. A hortelã adorou a chuva pois está cada vez mais viçosa, depois de ter andado mais mortiça com o calor. O tomilho está cheio de flor e o loureiro também está com novos rebentos.
E assim tem andado a minha horta. E as vossas, já alguém começou a colher alguma coisa?

24 comentários:

  1. olá, a minha horta esta a evoluir, na antiga horta já tenho umas alfaces que estam boas para se colher e comer, na nova horta, num local com mais espaço, pois fomos viver para o campo e espaço é o que não falta para fazer umas plantações, na nova horta plantamos cebolo, batata, pimentos, tomateiros,cenouras, alfaces, que tivemos que comprar mais, pois os passaros deram cabo das primeiras, aboboras, pepinos, e tenho que ver com o meu marido se plantavamos uns moranguitos, pois o nosso filhote gosta muito, temos um limoeiro, um loureiro(descoberto pelo filhote), tangerineira, nogueira, como tambem temos animais, ou seja, está tudo como o filhote deseja, a sua quinta como ele lhe chama. Quem tiver uma casa no campo com um bom terreno aproveite bem para as hortas e umas galinhas,etc, nos ate temos uns borregos, uma prenda que o filhote recebeu do avó.
    Beijos e sorte para todos com esta maldita crise

    ResponderEliminar
  2. Estou com um problema na horta e não sei como o resolver. Plantámos 12 alfaces e no dia seguinte algo as tinha comido até ao caule. Desculpámos o esfomeado e plantámos mais 12 alfaces, e o mesmo aconteceu... Custa-me a acreditar que seja coelho, por as alfaces serem muito pequenas mesmo, uma 3 pequenas folhas cada. Alguma sugestão do que poderá ser e como ultrapassar este problema, sem métodos radicais?

    ResponderEliminar
  3. UAU... sim senhora! Temos horta... e agricultora!! eu tenho uma horta a sério, mas acho que a sua tem mais variedade do que a minha!! Parabéns! heheh

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela horta! Eu também sou uma entusiasta, tenho um terraço com várias coisas plantadas, inclusivamente árvores de fruto. Se me permite deixo algumas sugestões: quando colher as alfaces, corte pelo pé mas deixando o "coto" na terra, elas voltam a formar rebentos e novas alfaces! A abóbora e as courgetes precisam de muita terra e espaço para a planta crescer pelo chão fora. O melhor mesmo era deixar apenas 1 planta de cada em cada vaso. Quando os morangos estiverem grandes e apenas faltar amadurecerem, convém colocar um cartão ou plástico entre eles e a terra, senão, apodrecem. O melhor mesmo é um sistema tipo minigarden (são caros eu sei, mas valem a pena). Finalmente eu gosto muito de uma variedade de alfaces chamada "maravilha das 4 estações" que se vende no Continente e se planta todo o ano. É uma variedade doce e saborosa.
    Já agora aproveito para responder à leitora Rita: provavelmente são lesmas ou caracóis! Compre um produto próprio que se vende nos hipermercados, são uns grânulos que se colocam na terra (cuidados com os animais domésticos!).
    Felicidades e bons cultivos!!
    Sara

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana obrigado pela inpiração,obrigado pelos conselhos e pala facilidade com que eu actualmente giro o meu dia a dia, ter encontrado o teu blogue foi como encontrar um tesouro :)
    Parabéns pela horta, assim que poder vou tentar fazer o mesmo, adorei o resultado de ver as plantinhas crescerem e saber que está a ter uma alimentação de qualidade, aproveite ao máximo!!!
    Beijinhos e mais uma vez obrigado e força!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Que ricas alfaces, Joana :) Plantámos feijões e mais qq coisa, a ver se espevita agora c esta chuva, se bem q para o nosso lado (aveiro) ñ tem chovido tanto cm noutros pontos do país... Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Sff uma alface roxa pra mim ;)

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  8. Que fantástica está a sua horta!
    Acho que tenho de mostrar ao meu marido para incentivá-lo a ajudar-me! É que não costumo ser muito boa a tomar conta de plantas, mas tenho feito horta biológica com os meus alunos e começo a tomar-lhe o gosto!
    E gosto tanto de espreitar este cantinho!
    Uma abraço

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela horta! Eu mudei agora de casa e tenho dois canteiros na varanda prontos a ser utilizados... E quero agradecer a inspiração que esta hortinha tem sido para mim =)

    Espero que continuem as notícias!

    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. As minhas alfaces estão com o crescimento muito atrasado. O que vai mais adiantado é a abóbora, mas tal como a Joana, acho que dos meus vasos não sairão abóboras... mas já fico contente com as flores! :)
    A tua horta está linda. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Nunca comentei, mas todos os dias "cá" venho e já experimentei mt receitas, embora tb tenha o hábito de lhes dar um "toque" meu. :-). A torta de cenoura é deliciosa e a última bola rápida que publicou fez um sucesso tal, q voou.

    Em relação à horta, tb plantei umas coisinhas com o meu pequenito, umas semanas antes de "descobrir" a sua. Plantamos salsa, tomilho e alecrim, sendo q a salsa já dá para roubar uns pés baixinhos. O tomilho está a ficar forte e o alecrim está meio tímido. Temos planta de tomate cereja a crescer de dia para dia, cebolinho e basílico, a espreitar.
    A hortelã está gigante, e o limoeiro cheio de flores prontas a abrir veio cá para casa em Set/Out e deu 6 limões, amarelinhos e mt sumarentos).
    Compramos mais recentemente 3 pés de morangos e o meu filhote já lá "roubou" uns quantos (e tão doces q dá vontade de plantar mais e mais).

    Como moramos tb num apartamento e fazemos este "cultivo" na varanda, por agora não temos mais nada.

    As sua aslfaces são tentadoras!

    bj MArlene

    ResponderEliminar
  12. Olá! Antes de mais, parabéns pela horta! Também temos uma na varanda, mas temos outra no quintal. Semeio as coisas na varanda, deixo crescer um pouco e, quando ocupam muito espaço, como as abóboras, as courgetes, as chilas, as couves de bruxelas, os tomates, os pimentos, transplanto para o quintal. A nossa está mais atrasada, ainda não colhemos alfaces (apesar de estarem a crescer rapidamente), apenas temos colhido morangos. Também temos framboesas, uma na varanda e as restantes no pomar. A da varanda está mais adiantada, mas sem sinais de fruto. Nestes últimos dias, ficou com as folhas amareladas. Vamos tentar um tratamento a ver se melhora.
    Beijinhos e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  13. Ola boa tarde!
    Mas que bela horta. Eu aventurei-me agora no cultivo de alfaces e reparei que as tuas estao lindas.
    Tenho uma mini estufa onde nasceram os primeiros rebentos da alface. Agora só tenho que passar para algo maior certo?! Preciso de separar muito cada rebento ou nem por isso...??Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana,

    Realmente incrivel como em tão pouco a horta evoluiu imenso, as alfaces estão enormes e com um aspecto apetitoso LOL. O tomatinho também está fantastico, é bastante motivador ver as plantas a crescer. Eu também tenho uma mini mini horta, pois só tenho uma varanda minuscula, mas também tenho tomate cherry, rucula, alface, nabiça, morangos e uma couve broculo. E como tenho uma menina com 4 anos é sempre bom, para ela ver crescer os alimentos e apreender a cuidar. Por isso para além de nos dar alimento saudável, ainda é educativo e terapeutico. Beijinhos e continuação do bom trabalho! Em breve teremos receitas com produtos da horta! eheheh
    Alda

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde!
    Já não resisto a passar por cá quase todos os dias.... e isto de ter uma horta em casa é uma maravilha.... Também quero!!!! Mas tenho uma duvida, a minha varanda é generosa e arejada, mas não bate lá o sol, será que posso plantar alguma coisa? ou todos estes legumes precisam de sol directo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Rita,
    os pardais são loucos por alface, cobre-as com uma rede.

    ResponderEliminar
  17. OLá,
    Não desanimes com a courgetes. Nas pesquisas para a minha horta, econtrei um blogue muito interessante. E neste post, poderás encontrar courgetes criadas em vaso: http://hoticasa.blogspot.pt/2011/06/na-varanda-do-9-andar-parte-2.html
    Boa sote!

    Rita

    ResponderEliminar
  18. Olá... Pois bem, o meu namorado também anda numa de hortas :) pediu um bocado de terreno aos pais, na quinta onde moram, e anda todo contente a plantar tudo que se lembra, é alfaces, courgetes, pepinos, feijão de vagem, tomates, pimentos... Isto tudo pela necessidade de ocupar o tempo que tem livre, depois que chega do trabalho, com algo que lhe faça aliviar o stress. Pois eu também gostava de lhe pedir ajuda para ocupar o meu tempo livre, uma vez que trabalho por turnos então tenho quase sempre as tardes ou as manhãs livres. Vivo numa vila do interior e gostava de ter alguma coisa para fazer no tempo livre e que desse para ganhar mais algum dinheiro no final do mês... Agradecia sugestões.
    Obrigada,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia vi que procura algo para fazer e ganhar algum dinheiro. Penso que tenho o que procura o nosso mail profissional é fmgroupalexandre@gmail.com aguardo o seu contacto se ainda estiver á procura.

      Eliminar
  19. Que linda horta :)
    Bom trabalho sim senhora

    Transplantei os meus tomateiros há coisa de 2 semanas. Ainda estão tão pequeninhos :(

    Há que ter muita paciência para estas coisas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. O meu loureiro também está com muitas folhinhas novas, depois de lhe ter feito uma pequena poda. Também semeei courgettes há umas semanas, mas até estou com medo delas, depois de ver o tamanho das tuas!!! Tenho também, entre outras coisas, salsa, tomilho e brócolos ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. Olá boa tarde Dª Joana, eu comecei a fazer a minha mini horta, tenho vários tipos de ervas aromáticas (ex: salsa, coentros, oregões, cebolinho, tomilho, aneto, seguralha...).
    Gostava de ter mais coisas sem ser ervas mas não sei bem como fazer. Tenho um pequeno terraço e até dava para ter umas coisas mas e se morrem? Eu ia ficar tão triste :(
    Pode ajudar-me?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Cuidado com as hortas urbanas.. Os vegetais são óptimos a remover metais pesados do ar e a incorpora-los nos seus tecidos!

    ResponderEliminar