terça-feira, 11 de Junho de 2013

Limpar o Frigorífico

Há muitas tarefas que faço sempre antes de ir de férias. Uma das que menos gosto, mas que é essencial, é a limpeza do frigorífico.
Com o uso habitual de todos os dias, as prateleiras acumulam sujidades em todos os cantinhos. Os vidros passam a ter marcas dos fracos, das caixas plásticas e das garrafas que, mesmo sem querer vertem sempre qualquer coisa e aumentam a sujidade.
As gavetas das frutas e legumes também são excelentes para acumular sujidades, e quando damos conta parece que nunca o nosso frigorífico viu água e sabão!
Limpar o frigorífico não é na verdade uma tarefa muito agradável e demora o seu tempo, mas tem de ser feita e, no final, o esforço compensa sempre.
Em primeiro lugar há que começar por tirar tudo de dentro do frigorífico. Depois, retirar cuidadosamente as prateleiras de vidro, as gavetas e os compartimentos plásticos da porta.
Com um bom produto de limpeza (desengordurante e desinfetante) limpar bem o interior do frigorífico enxaguando da melhor maneira possível para não ficarem vestígios de produto. . Não se esqueça que o frigorífico serve para guardar comida e é importante enxaguar bem os restos dos produtos de limpeza que utilizar!
Lave também bem, as prateleiras, gavetas e demais peças do frigorífico com o seu lava louças habitual, enxague bem e deixe secar.
Pessoalmente, depois de lavar e enxaguar o frigorífico com o produto de limpeza habitual, ainda gosto de lhe fazer outra “lavagem”, desta vez apenas com água e vinagre, para me certificar de que não há restos de detergente num local onde vou colocar alimentos.
Depois de tudo bem limpo e enxaguado, e das gavetas e prateleiras bem secas, há que voltar a colocar tudo no local. Gosto também de forrar as gavetas do frigorífico com papel de cozinha – que troco com regularidade - para ajudar a absorver a humidade natural das frutas e legumes que assim se conservam frescos por mais tempo.
E pronto, depois basta recolocar tudo novamente dentro do frigorífico, organizando de forma funcional tudo o que necessitamos, e daqui a uns meses voltar a repetir outra vez!

15 comentários:

  1. Tarefa chata mas que tem de ser feita de vez em quando.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da dica de forrar as gavetas com papel de cozinha ;) Não conhecia e vou passar a fazer!

    ResponderEliminar
  3. Nas gavetas dos legumes costumo colocar panos de cozinha turcos, dobrados ao meio. Funciona melhor que o papel absorvente

    Um Beijo

    ResponderEliminar
  4. Também uso o papel absorvente. A sugestão da Maria parece interessante!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gostei da sugestão do papel absorvente! Da próxima já sei o que fazer!

    ResponderEliminar
  6. Estes posts são sempre úteis para se tirar ideias!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gostei da ideia de forrar as gavetas com papel absorvente. Nunca me tinha lembrado desse pormenor.
    Obrigada pela dica.
    Também deve funcionar bem os panos de cozinha turcos, como diz a Maria Duarte.
    Vou experimentar.


    ResponderEliminar
  8. E o congelador?
    Eu limpo duas vezes por ano. Programo tudo para não ficar nada no congelador. Assim, não ficam lá alimentos para além do prazo. No final, descongela o gelo todo e melhora muito o desempenho, diminuindo o consumo de electricidade...

    ResponderEliminar
  9. olá, penso que é suficiente limpar o frigorifico com água e vinagre pois este é desinfetante. Também utilizo o papel de cozinha nas caixas dos legumes dá muito resultado.

    ResponderEliminar
  10. De facto é uma tarefa muito chata mas necessária!
    Eu não forro as gavetas dos legumes, mas desde o tempo da minha avó que guardamos os vegetais no frigorífico sempre em sacos de pano (feitos com restos de tecido) em vez dos de plástico.
    Desta forma os vegetais duram bem mais tempo, porque o tecido absorve a humidade, as gavetas não ficam sujas e os sacos depois de lavados são reutilizados vezes sem conta.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro o frigorífico limpinho.
    Normalmente 1 vez por mês faço limpeza.

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Fiz um post à pouco tempo com dicas para organizar o frigorífico e manter essa organização. Pelo facto de ter o frigorífico mais organizado, passei a limpá-lo todas as semanas já que se tornou numa tarefa simples e rápida.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  13. Eu vou limpando com água e vinagre semanalmente. Agora tirar tudo do frigorifico para uma limpeza geral faço-o apenas de 6 em 6 meses (mais ou menos:))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Muito bacana seu blog bem organizado com excelente conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso no seu espaço e que DEUS abençoe grandiosamente e ricamente sua vida e a de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  15. Eu também tenho a mania de o deixar bem limpinho sempre que vou de férias :)

    ResponderEliminar