terça-feira, 22 de outubro de 2013

65 dias para o Natal

Faltam pouco mais de dois meses para o Natal. E eu ainda mal comecei os meus preparativos.
É certo que este ano tenho um menino Jesus em casa, mas mesmo assim quero muito fazer na mesma os meus cabazes. Acho que o Natal não me saberia à mesma coisa se não me visse na azáfama dos cabazes, como todos os anos.
Entretanto já comecei a fazer uma lista de tudo o que tenho para fazer. Este ano, mais do que nunca tenho de me organizar ainda melhor.
Há muitos cabazes para preparar, como todos os anos, e já me conformei com a ideia de que este ano estes podem ser menos recheados. No entanto tenho ideias novas de coisas para preparar, e há já muitas compotas feitas – de tomate, laranja e morango. Entretanto tenho por aqui marmelos e abóboras e ainda podem sair mais umas compotas. Nos meus cabazes as compotas nunca faltam. Foi com elas que comecei e são um bocadinho a minha imagem de marca.
Já comecei também a pensar nos meus postais de natal. Este ano serão também feitos por mim, e são muito especiais. Vou simplificar um pouco e em vez de escrever 30 postais à mão, este ano vou mesmo imprimi-los, até porque o mais importante, este ano, não será a minha mensagem. E mais não adianto (mas depois mostro!)
Também já comprei algumas prendas de natal – principalmente para algumas das crianças da nossa lista.
Das prendas que são compradas sei exatamente o que quero comprar para cada uma das pessoas – essencialmente pais, avós, sobrinhos e irmãos – e portanto, mais próximo da data as compras serão feitas com alguma facilidade, pelo menos assim o espero.
Na realidade são os cabazes que “me tiram o sono”. Quero fazer algo diferente este ano, mas que ao mesmo tempo não me ocupe tempo que eu posso não ter por causa do Zé Maria. Mas tenho ideias, tantas ideias e sugestões, que só espero mesmo ter tempo para colocar tudo em prática. O que eu devia mesmo, era começar a trabalhar neste assunto quanto antes. E a partilhar aqui as minhas ideias e sugestões para que também vos inspirem.
Porque afinal o natal vai chegar em menos de nada!
E vocês, já começaram a preparar o Natal?

22 comentários:

  1. Os cabazes já são uma tradição minha à muitos anos mas nunca foram feitos por mim. Este ano em Setembro juntei as minhas ideias às suas e elaborei uma bela lista de quem vai receber o quê. Tudo feito a seu tempo e até agora estou a conseguir. Mas iluda-se quem pensar que é simples. Com organização faz-se mas são muitas horas de execução para que fique um mimo. Uma coisa é certa - Para mim o Natal começou em Setembro e não sei se me meto noutra mas estou a adorar esta. Acredito que a melhor parte será ver a reacção das pessoas... até gostava de ter um surpresa para mim :) Bom trabalho e obrigada pela inspiração.

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que estava mesmo à espera deste post ;)
    Já pensei em algumas coisas, mas espero as sugestões da Joana...
    Foi por aqui que me aventurei nos primeiros cabazes e espero continuar a fazer!

    ResponderEliminar
  3. Quero muito fazer também mas por agora limito-me a recolher ideias.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A minha organização só começa quando começam os seus posts! Não faço compotas, só uns miminhos que o ano passado tiveram muito sucesso! Graças a si, á sua organização e ideias!
    Ainda hoje consultei o seu post e os seus livros para organizar os anos da minha Filha que serão amanhã! obrigada pela sua partilha, que nos ajuda tanto e torna os nossos Natais mais económicos, mais vividos, mais mimados e cheios de coisas boas para saborear mos em Familia; porque afinal esse é o grande dia de Natal!
    um beijo e obrigada
    (um beijo na bochecha do Zé Maria)!
    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Olá já começei a preparar as t-shirt estampadas com tecido para os mais pequenos, comprei algumas cx de chá para oferecer a umas amigas especiais encomendei a uma amiga que se lançou a fazer artesanato mas ainda tenho muita coisa para fazer tenho que fazer uma lista e organizar-me melhor mas estava a pensar fazer uns bolos reis de chocolate que os meus familiares gostam muito e fazer uns saquinhos tipo talegos para colocar o bolo rei vamos ver o que o tempo dá para fazer. um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Comecei a oferecer presentes feitos por mim há pouco, e há sempre um ou outro que é comprado, principalmente para as crianças!
    Nos últimos anos ofereci cabazes mais ou menos elaborados, com compotas, licores, bolachinhas, e artigos feitos por mim para complementar (individuais, aventais de garrafa, etc...). Contudo, eu não gosto de repetir ideias, e por isso tento sempre inovar e oferecer algo diferente!
    Este ano acho que foi o ano em que comecei mais cedo...em Agosto comprei alguns materiais para fazer os presentes que tinha idealizado muito antes!!! Entretanto já fiz os presentes com esses materiais...agora ainda faltam mais umas quantas ideias, mas vai indo! Não especifico as minhas ideias, porque não sei quem lê este blog e corro o risco de desvendar...e surpresa é sempre melhor!
    Bom trabalho e bons presentes!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu também já comecei a organizar o meu Natal, confesso estava à espera dos seus post's para ter mais uma ideias, o ano passado aventurei-me nos cabazes e foram um sucesso!!

    ResponderEliminar
  8. Joana , antes de mais parabéns!
    Quero dizer-lhe que o meu Natal é muito mais doce, desde que a "conheci"no seu Blog.
    As minhas compotas estão feitas, vou aguardar por mais ideias suas para melhorar os meus cabazes.
    Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
  9. ainda não mas aguardo por mais da tua inspiração!

    ResponderEliminar
  10. Pois é... pois è! Parabéns pelo menino Jesus José Maria... muita saúde e felicidade para ele e para os Pais.
    Também já fiz as minhas compotas: Figo, cereja, morango, melão... falta abobora e marmelada. Mas claro estou à espera das suas sugestões... sempre preciosas! O ano passado fiz bolachinhas de canela, fiz caramelos e bombons, compotas, forrei canecas com tricot, pacotinhos de cappuccino caseiro, tudo embrulhado numas caixas feitas por mim com pompons e muita lã... ficaram muito giros.
    Este ano queria fazer algo no género mas... diferente! Venham de lá essas ideias... muito obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Joana, é sempre um prazer passar por aqui e colher as suas ideias... Também sou adepta dos cabazes, e tal como referia uma sua leitora, já comecei a preparar os meus.. Se tiver disponibilidade dê uma espreitadela no meu blog pois já fiz alguns postes com ideias para os tais cabazes, que passam por doces, chás colhidos na minha horta e por aí adiante!!! Certamente passarei por aqui muitas vezes para aprender mais um pouco consigo!! Aliás tenho o seu blog adicionado à minha lista de blogs favoritos, para desta forma ficar de imediato ao corrente das suas publicações! Um abraço, Manuela

    http://cemmanias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já sim! E inspirada por ti, ora espreita:
    http://wonderlandmywonderland.blogspot.pt/2013/10/nao-falta-assim-tanto-para-o-natal.html
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá! :) Ainda nao fiz nada e estou a começar a acordar para a coisa agora! :S mta coisa para fazer! tenho de por mãos a obra :) aguardo pelas ideias porque não há cabaz sem a ajuda deste blog :)

    ResponderEliminar
  14. Também já tinha pensado nisso, mas ainda não tenho assim muitas ideias, estou a espera do seu post deste ano...

    que parece ser belissimo

    ResponderEliminar
  15. Eu já tenho a compota de morango, melão e ginja feita, a da abóbora farei por estes dias. O licor de ginja já está no ponto, só me falta arranjar as garrafinhas para ele. Entretanto já vi que o Aldi vai ter as caixas de Natal no próximo sábado dia 2 que vou aproveitar para comprar e colocar lá as bolachas e assim fazer os cabazes.
    As prendas para os miúdos que tinha que comprar já estão tratadas (isto de receber o S. de Natal em duodécimos dá para isto).
    Por agora estou a fazer selecção de fotos da filhota para fazer o calendário para os avôs, falta ainda seleccionar uma foto bem bonita da família para tratar da prenda para o maridão!
    Final de Outubro e as prendas já estão “quase” prontas… Este ano acho que as coisas se fazem bem ;) Já estou ansiosa para sentir o cheirinho dos dias perto do Natal. Bolachas quentinhas a sairem do forno a toda a hora :)
    Marta

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Adoro seguir os teus blogs!!! As tuas receitas são simples e divinais!!! O fim de semana passado comecei a fazer doce de tomate (que antigamente a minha fazia todos os anos, mas depois deixou de fazer).
    Fico ansiosamente à espera das tuas novidades e novas ideias para prendas para o Natal de 2013.
    Gostava de te pedir um favor e algumas dicas. Eu o Natal passado fiz um presépio bem giro e grande (desculpem a minha falta de modestia, mas ficou muito bonito). Mas será que podias dar algumas dicas novas, para inovar o presépio?? Como é que fazes as montanhas; por pedras por exemplos, adorava que fizesses um posts com essas dicas, pode ser?
    Sei que com o bebé Zé Maria, as coisas este Natal, vão ser complicadas... um bebé requer muita atenção e tens que aproveitar agora que eles são tão pequeninos e adoraveis ;)

    Beijinhos e obrigada pelas tuas dicas.

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana
    Tu és uma verdadeira inspiração.. com um bébé em casa e sempre tão dedicada a tudo o que te rodeia. És uma verdadeira Mulher!
    O que eu não dava para receber um cabaz teu no Natal só para poder sentir o amor e carinho que pões em todas as comidinhas boas que fazes!
    Muitos parabéns e mtas felicidades nesta nova etapa da tua vida. Que o 1º Natal do José Maria seja cheio de luz
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Ai Joana, já só faltam 60 dias p o Natal!!! :) Fisicamente, só tenho algumas compotas feitas, mas ainda há maçã e abóbora para gastar em mais frascos. Tb já tenho licor de amora feito e talvez faça de novo o de canela, pois reuniu fãs no ano passado... De resto, estou a pensar nuns cookies, em fudge e mais ideias na mh cabeça q logo verei se porei em prática ou não... E claro, mais sugestões tuas são sempre bem-vindas :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  19. Nada, nadinha. E aqui espero sugestões :)

    ResponderEliminar
  20. bela ideia para o natal. Gostei da forma como incentivou no seu texto as leitoras a fazer os seus cabazes !! Beijinhos, Evelyne.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Joana,

    Confesso que adoro as suas ideias, no ano passado iniciei-me neste mundo dos presentes feitos em casa e foi algo que fez muito sucesso. A partir daí ninguém me parou mais. Iniciei-me no mundo dos licores e das compotas. Já tenho algumas preparadas a que faz mais sucesso é a de abacaxi e a de pêra e maçã. Quantos aos licores tenho três a preparar: morango, framboesa e poejo.

    Para as garrafinhas de vidro e frascos encomendo na Vetromarim, eles até têm garrafas alusivas ao Natal para quem gosta.

    Ainda não tenho ideias para algo diferente, talvez umas misturas de especiarias e tenho muitos frascos grandes, talvez umas misturas para bolos pré-preparadas.

    Bons cabazes!

    ResponderEliminar