segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Móvel Escritório - DIY

Acho que já vos contei isto, mas há já algum tempo (2 ou 3 anos) decidimos desfazermo-nos do escritório que tínhamos montado no outro quarto da nossa casa. No nosso caso não fazia sentido. O Miguel quando está em casa nunca trabalha no escritório – simplesmente abre o computador portátil na mesa da sala. Eu nunca trabalhei no escritório: na cozinha muitas vezes, na varanda quando o tempo permite, no meu café de sempre ou no sofá….
No início ainda tínhamos um computador que fixo que poderia justificar tal coisa, mas com a massificação dos portáteis, das redes sem fios… deixou de fazer qualquer sentido.
Havia uma enorme secretária que ninguém utilizava, estante metálica à vista cheias de dossiers que raramente abríamos, uma estante com livros. O computador fixo que praticamente não utilizávamos encontrou uma nova casa, bem como todos os outros móveis e deixamos para trás uma divisão que servia mais para acumular tralha do que para o efeito que foi criada.
Decidimos então criar uma pequena sala/quarto de hóspedes e até sala de costura, porque acabei por colocar ali a máquina de costura.
Mas havia sempre “coisas “ de escritório que precisávamos de arrumar. A impressora, os routers, o disco externo, as papeladas, os dossiers com documentação importante. O armário de parede tinha (e tem) roupa e outras coisas, não havia espaço para isso, para além do problema das tomadas…
A solução foi comprar um pequeno armário (mais uma vez IKEA – eu já vos disse que adoro o IKEA?) e adapta-lo a armário-escritório. Colocamos mais prateleiras, reforçamos o armário por causa do peso, abrimos um pequeno buraco na parte traseira para passarem os cabos da multifunções e afins e lá conseguimos o nosso pequeno armário-escritório que serve as nossas necessidades sem ser preciso uma divisão para isso.
Assim, pudemos adaptar o espaço sem o conceito de escritório, mas com a funcionalidade de que realmente precisávamos. Deu-nos um certo jeito agora, quando precisamos de usar o quarto para fazer o quarto do Zé Maria. A divisão era pouco mais do que uma “tábua branca” pronta a servir o melhor propósito de todos.
E o nosso armário-escritório continua a surpreender todos o que o abrem… Principalmente agora que o julgam cheio de roupa de bebé!

13 comentários:

  1. Uma ótima ideia :)
    Acho que um dia vou ter que fazer o mesmo e assim posso ter um quarto de hóspedes ou um quarto de brincar!

    ResponderEliminar
  2. Por aqui partilham-se sempre ideias funcionais e com sentido! Boa semana! Manuela

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito funcional,parabéns pela ideia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro a ideia, é o ideal cá para casa. Eu estive à procura no site do Ikea mas não encontrei o armário, pode me indicar o link s.f.f. Obrigado fantástico quarto, super fofinho. E próximo livro, já tenho os dois primeiros muitos sozinhos na minha cozinha. :p

    ResponderEliminar
  5. É uma ideia maravilhosa!
    :)
    Evite muita coisa à vista e espalhada!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante da ideia! Cabe em qualquer lugar e o fato de poder fechar as portas, deixa tudo mais organizado!

    Conheci seu blog hoje e já gostei! =)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o quarto, e principalmente a ideia da estante. Qual é o modelo do IKEA?

    Helena Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da ideia! Desde que tive a minha filha e deixei de ter escritório que ando à procura de uma solução assim prática e "condensada" para fazer de escritório lá em casa... mas gostava que ainda tivesse mais uma aptidão, que desse para sair uma prateleira e nos sentarmos ao computador para pequenos trabalhos!...

    ResponderEliminar
  9. Um mini-escritório que pode ser colocado em qualquer recanto (até num hall de entrada ou corredor) e assim deixar um quarto vago para outras funções.

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Desculpe, mas como se pode reforça ras paredes do armário, para colocar as prateleiras?
    Rosa Matias

    ResponderEliminar
  11. Eu ando à procura de um despenseiro para a marquise, e acho que também faria na perfeição essa função.
    O que acham?
    Eu tenho um destes no quarto das minhas filhas, e acho-o bem soft e com arrumação suficiente!

    Onde será que posso mandar fazer mais prateleiras? No IKEA?

    ResponderEliminar