terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como Congelar Feijão Verde

Tem chegado cá a casa uma quantidade razoável de feijão verde. Mais do que conseguimos consumir, mesmo com as sopas carregadas de legumes do Zé Maria.
A solução é a mesma de sempre: congelar para não estragar, mas principalmente para poder depois consumir fora de época. Até porque este feijão além de “caseiro” é biológico, e portanto sabe mesmo a feijão verde, muito diferente dos legumes comprados nos supermercados vindos de paragens “estrangeiras” e que na maioria das vezes não sabem a nada.
E como congelar o feijão verde?
Pois bem. Nada mais simples. Arranjar normalmente. Tiras as pontas e o “fio”, se necessário. Deixar inteiro ou partir ao meio, consoante o tamanho das vagens. (Eventualmente cortas em pedacinhos se for apenas para usar em sopas.)
Levar uma panela ao lume com água e deixar ferver. Juntar o feijão verde e deixar ferver durante 3 minutos (aquilo que também chamam braquear). Retirar, escorrer bem o feijão verde e colocar numa taça de água com gelo. Deixar arrefecer e escorrer bem.
Colocar num saco de congelação, retirar o máximo de ar e congelar.
Para cozinhar basta colocar diretamente do congelador para a panela de água a ferver.(Ou para a sopa)
E assim, muito facilmente, se congela o feijão verde.
Alguma outra sugestão?

13 comentários:

  1. Está explicado porque quando congelo feijão do quintal da minha mãe . sempre que faço alguma coisa com ele, fica um bocadinho encruado. deve ser por não fazer esse passo a que chamas branquear.

    ResponderEliminar
  2. Também costumo branquear o feijão verde, fica bem melhor.

    ResponderEliminar
  3. Não sabia...normalmente não dava a cozedura e sinceramente depois não prestava.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Excelente dica!!!! Desconhecia como se poderia congelar o feijão verde e voltar a descongelar mantendo-o com bom paladar. Obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está o que precisava nem a aproposito do que queria saber beijinho e muito obrigada.

    ResponderEliminar
  6. UPS! Não costumo ferver. Normalmente vai cru para o congelador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu limpo os fios se tiver as pontas corto da maneira que depois vou usar congelo e depois é só por a água a ferver bem cozer e por para soups fica tal qual como quando se apanha deve ser feito logo que se apanhe do fajoeiro não guarde para o dia seguinte vai fazer muito a diferença , por vezes acontece ficar algum até um ano quando se tira do congelador tem aspecto de quase seco mas logo que coza fica verdinho e bom , continuação de bom cozinhar , e ensinem vossos filhos e filhas porque tem tendência de ninguém querer cozinhar e’pena saúde paz e alegria e viva a colinaria Portuguesa

      Eliminar
  7. Eu congelo cru. E depois cozo o a vapor. Fica sempre bom

    ResponderEliminar
  8. E quanto tempo teria de validade o feijão verde fazendo dessa forma o congelamento.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,

    Eu tenho um pequeno projeto de fornecer feijao verde a pequenos mercantis na capital do Ceará. Quando faço a selagem do feijão berde a vácuo o mesmo com dois a três dias cria oxigenio dentro da embalagem, conversei com um fisico e o mesmo me informou que o feijao pelo fato de ser verde o mesmo tem o processo de amadurecimento e com isso o feijao solta CO2, goatsria de saber se eu fizer o processo de branquear e após feichar na embalagem a vacuo o mesmo iria ter uma boa duração.

    Desde ja muito obrigado

    ResponderEliminar
  10. Olá... Não sabia como era pra conservar e coloquei apenas na geladeira. Percebi que começou a brotar eu acho... Ainda serve pra consumir?

    ResponderEliminar
  11. Oi. Não sabia como conservar e coloquei apenas na geladeira. Apareceu tipo uma raiz no feijão, ainda serve para consumo de fizer o procedimento certo agora?
    Obrigada

    ResponderEliminar