A primavera e a chegada do calor lembram-me que chega o momento de começar a separar, arrumar e organizar. Uma espécie de limpezas da primavera, que servem mais para reorganizar a casa e não deixar acumular “lixo” e coisas de que não precisamos.
Chego sempre à conclusão que, de uma maneira geral, acumulamos coisas demais nas nossas casas, e nem sempre as organizamos e separamos da melhor maneira.
Este ano, apesar da barriga a crescer, a motivação para as arrumações mantém-se e já muito se fez aqui por casa. Devagar, divisão a divisão, vou-me desfazendo do que realmente não necessito.
Uma coisas seguem para dar a instituições, muitas para o lixo e este ano muitas seguem, a pedido da cunhada, para a quermesse da aldeia dos sogros.
Separar, e organizar tem sido o mote dos últimos dias.
- Roupa: Aqui por casa a regra é simples. Se está velho ou coçado ou roto e não há salvação é para o lixo. Se não usamos nos ultimo anos é para dar devidamente lavado e dobrado em sacos ou caixas.
- Calçado: segue a mesma regra da roupa. O que não está em condições e não tem reparação vai para o lixo, o restante segue para dar a instituições.
- Roupa de criança: Como vamos aproveitar tudo o que foi do Zé Maria, as roupas de bebé estão separadas por tamanhos em caixas de arrumação devidamente identificadas, lavadas e passadas.
- Bijuterias: Separei tudo o que já não usava e coloquei em saquinhos. Podem ser doadas a instituições, principalmente com raparigas, mas neste caso seguiram para a quermesse.
- Louças: Confesso que tenho muita louça. Mas as coisas que nunca uso levaram este ano uma emenda volta. Dei imensas coisas, umas para os Vicentinos da minha paróquia, que os saberão distribuir da melhor forma, e outras seguiram para a quermesse.
- Revistas: Separar as que ainda vão ser usadas, daquelas que lemos uma vez e nunca mais lhe pegamos. Só se salvaram as de culinária e algumas mais técnicas que pertencem ao Miguel e que também tinham de ser guardadas. As que não quisemos fora diretas para reciclar, as restantes colocadas em separadores, devidamente separadas e organizadas pelos números. (Usei uns arquivadores brancos de papelão do Ikea, baratos e perfeitos para colocar as revistas nas estantes.
- Papelada: Separar com muito cuidado os papeis que necessitamos dos que não têm interesse nenhum. O papel que não interessa segue para reciclar, o restante é separado por categorias e colocado em pastas ou dossiers de arquivo devidamente identificado para o acesso ser fácil e sempre que necessário.
- Artigos diversos: Tenho imensas coisas guardadas, normalmente para os cabazes de natal, fitas, caixas vazias, sacos de celofane, sacos para prendas… Em vez de tudo arrumado a monte dentro de uma ou mais caixas, separei tudo em caixas mais pequenas (mais uma vez comprei no ikea, umas caixas de arrumação plásticas transparentes com tampa) e identifiquei com etiquetas cada uma das caixas. Uma para os sacos de prendas. Outras para as fitas. Outra ainda para os sacos de celofane e outra para o material de escritório como a fita cola, as tesouras e os furadores. Tudo muito mais simples e eficaz.
Também fazem este género de arrumações? Que dicas têm para partilhar?
Acumulamos tralha a mais e que mais cedo ou mais tarde nos apercebemos que só ocupa espaço . Sabem tão bem estas limpezas de Primavera , parece que nos limpa também a alma :)
ResponderEliminarVicentinos, represent!
ResponderEliminarOlá Joana. Obrigada pelas dicas. Eu vou aproveitar a mudança de casa para fazer um grande grande filtro ao que vai para a casa nova. Às vezes tenho é pena de deitar certas coisas forace não sei a quem dar... Tirando a roupa nunca sei onde me dirigir para doar outros objectos.
ResponderEliminarTambém gosto muito de organizar. A roupa eu vejo em todas as estações e também dou para instituições, mas está muita acumulada no sótão, roupas antigas que a minha mãe não se consegue desfazer... Agora vou mudar de casa, há muita coisa que vai para o lixo.
ResponderEliminarOlá Joana! Tens razão, o difícil é mesmo começar ;) Confesso q só tenho mais tempo para as verdadeiras arrumações/organizações no verão, qd ñ estou a trabalhar... A roupa/calçado costumo seleccionar aquando a mudança de estação, qd troco as roupas de inverno/verão nos armários e vejo o q ñ serve ou ñ usei e tb costumo doar :) Durante o ano, sempre q tenho essa chance, vou dando uma limpeza e arrumação nas papeladas e outras coisas, mas o verdadeiro 'destralhar' é mesmo no verão :) Bjinhos e thanks pelas dicas, sempre úteis!
ResponderEliminarPor aqui também ando numa de destralhar. Às tantas chego a pensar que as coisas têm vida própria!
ResponderEliminarGosto particularmente de fazer este tipo de arrumações, custa começar mas quando se começa é sempre a aviar. Eu já comecei a meter em caixas de plástico (4.99€ cada no Jumbo) a roupa de Inverno. Cada um tem a sua caixa devidamente identificada. Não temos assim tanta roupa, o que facilita a arrumação. No entanto, ainda não sei como arrumar botas (são mais que muitas) e há imensos objectos sem catalogação possível. Preciso de destralhar o sótão, é um facto :)
ResponderEliminarAdoro posts sobre organização e arrumação! Muitas das dicas que registaste já as comecei a implementar, mas das minhas loiças não me consigo desfazer :( Há uns meses desfiz-me de algumas e volta e meia fico a pensar nelas e na "falta" que me fazem...
ResponderEliminarEnfim, fora isso destralhar faz bem e isso reflete-se na aura da casa! No último ano desfiz-me de tantas, tantas coisas que até parece que se respira melhor lá em casa!!!! E depois sabe tão bem abrir as gavetas/ armários e ver tudo no seu lugar, bem catalogado que dá gosto :)
PS- Só agora me apercebi do bebé :) Muitos parabéns e felicidades para a tua família!
Beijinhos
Sem dúvida que fazem falta estas arrumações, que só consigo fazer mais para o Verão quando tenho tempo. E divisão a divisão é melhor, para mim. Outro dia descobri o fundo das gavetas de um armário, já nem tinha coragem de olhar para ali.
ResponderEliminarUm dos segredos é não ter "empatas" por perto, do género:"porque é que isto está nesta caixa? para onde vai?..." Credo!
Há uns anos guardava demasiadas coisas, com os anos tornei-me mais prática, tem de ser! Boas arrumações!
Adoro visitar o teu blogue já o faço á muito, muito tempo sei lá desde o inicio mais ou menos, agora também criei o meu blogue e gostaria de te convidar a ti e a quem te visita a seguir o meu blogue fica a morada onossot4@gmail.com desejo de uma tade de Sábado Feliz um xi coração e um beijinho muito especial ao Zé Maria, até á próxima !
ResponderEliminarFor example, though many of the C-class activities we ran were straight-up sprints to the finish, the wide range of automobiles in competitions often differed, from eight all the way up to 16 automobiles in FIFA 16 Coins.
ResponderEliminarA roupa para arrumar não deve ser passada fica com manchas amarelas.
ResponderEliminar