quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Etiquetas para as Compotas (e não só!)


Aqui por casa aproveitou-se o verão para se irem fazendo as compotas que costumam fazer parte dos cabazes de natal, bem como para se comerem aqui por casa.
Fez-se doce de tomate, de pêssego e maracujá, de amoras silvestres, de tomate, de figo e vinho do porto, framboesas, courgete e beterraba, curd de limão entre outros.
Depois de feitos e devidamente armazenados em frascos esterilizados há que colocar umas etiquetas a identificar o que é o quê. Acreditem que já meu aconteceu não saber que doce estou a abrir por não ter colocado etiquetas  na altura. é que passado algum tempo, apesar de alguns serem facilmente identificáveis, outros são mais difíceis e facilmente se confundem…
Podem sempre optar pelo método antigo. Uma qualquer etiqueta de compra e uma caneta e toca a escrever que doce é e a data de fabrico.
Por aqui há já muito tempo que me deixei disso, e acabo sempre a imprimir as etiquetas em papel autocolante.
Todos os anos me pergunta dezenas de vezes onde e como faço as etiquetas. Basta fazerem uma pesquisa por “free printable lables” no google ou em qualquer outro motor de busca, que vos aparecem várias páginas de etiquetas prontas a serem impressas - e algumas editáveis - gratuitamente cedidas por designers ou páginas próprias.
No entanto tenho a minha página favorita onde vou quase sempre “buscar” as minhas etiquetas. Há para todos os gostos e tipos. Etiquetas para o Natal, para a Páscoa ou para o Halooween. Para organizar a despensa, os produtos de casa de banho ou mesmo para etiquetas o material e os livros escolares dos mais pequenos. Há etiquetas simples, que servem para qualquer coisa, e há etiquetas específicas para o dia dos namorados ou casamentos.
Não dispenso a minha busca por lá, seja para encontrar as etiquetas para colocar nos cabazes de natal, sejam as etiquetas para os frascos de compotas ou para as especiarias que organizei há algum tempo.
Depois de procurarem e encontrarem as etiquetas que querem, basta fazerem download para o vosso computador e de as editarem a vosso gosto - são na sua maioria ficheiros pdf e é muito intuitivo de as editarem escrevendo o que quiserem diretamente do computador.
Depois basta comprar folhas de papel autocolante para impressoras - à venda em qualquer worten ou staples e imprimir as etiquetas. Depois recortar e colar e já está!
Atenção. As etiquetas podem ser utilizadas por todos e são gratuitas, mas não podem ser usadas para fins comerciais. São apenas para usarem nas vossas coisas em casa!

Para as minhas compotas deste verão, as etiquetas escolhidas - bem simples por sinal - foram as que podem ver na foto acima.
E vieram deste site http://www.worldlabel.com/Pages/designed-label-templates.htm
de onde vêm praticamente todas as etiquetas que uso cá em casa inclusivamente as dos cabazes de natal dos últimos 3 ou 4 anos.
Portanto já sabem onde podem encontrar, sem grande gastos as etiquetas para as vossas compotas e restantes mimos e até para os cabazes de natal. Afinal, já faltam menos de 100 dias para o natal!

Espero que vos seja útil!

9 comentários:

  1. Obrigada pela partilha do sítio ;) também recorro a este tipo de etiquetas: são muito giras e práticas. Vou guardar o link. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim, obrigada! Também ando sempre à procura de etiquetas! Essas são bem fashion!

    ResponderEliminar
  3. e são bem fofinhas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Joana, os últimos dias chuvosos fizeram-me pensar no Natal, e na magia do último trimestre de cada ano. Como sempre, virei a este blog em busca de novas ideias! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Ainda no fim de semana, estive a identificar as minhas compotas, através deste mesmo site.
    Mas em vez de imprimir em papel autocolante (que não tinha), imprimi em folhas brancas, recortei e colei.... Resultou na mesma.
    Bjs e tudo a correr bem...
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Tenho q me empenhar a elaborar estas etiquetas :) Confesso q tenho usado as q são vendidas na loja 'Casa' e escrevo à mão, o q ñ desgosto. Mas acho q já tenho esse link aqui guardado, pois ñ é a 1a vez q falas nisto :) E na altura acho q guardei alguns 'labels' no pc :) E sim, com o tempo q esteve esta semana, tb me lembrei q ñ tarda está aí o natal e a mh cabeça já anda a magicar, só acho q ñ vou ter tempo p fazer tudo o q queria ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. http://www.jamlabelizer.com/, gosto deste ;-)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia! Os seus blogues são sempre uma inspiração. Muito interessante este seu post sobre etiquetas. Já espreitei o site mas não consegui perceber como se faz (gratuitamente...). Pode explicar como é? Obrigada, Ana

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.ando a nora para arranjar um rotulis ke eu possa personalizar.

    ResponderEliminar