terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Projetos de Natal DIY


Finalmente chegou Dezembro. Aqui por casa, apesar de os presentes caseiros estarem mais do que atrasados e ainda mal começados, a árvore está decorada, o presépio montado e a casa já vive o espírito do Natal.
Inspirada pelo fim de semana passado com a decoração da casa, dois simples projetos de natal ao alcance de qualquer um e que, para mim fazem a diferença.

O primeiro é a coroa de natal que preparei para colocar na nossa porta.
Este ano, em vez do habitual enfeite comprado - e que passa de ano para ano, optei por fazer uma coroa com uma planta natural. A planta (da qual não consigo encontrar o nome, mas que é uma espécie de arbusto rasteiro com uma folha pequena e umas bolinhas vermelhas  que não são venenosas) cresce livremente no jardim da casa ao lado da minha, onde não habita ninguém há já muitos anos. Tomei a liberdade de apanhar uns ramos e de formar a coroa, armando os ramos uns aos outros e prendendo-os com um pouco de fio.
É preciso algum cuidado e usar luvas, umas vez que a planta tem uma espécie de espinhos. Depois da coroa formada usei uma tesoura de podar para cortar as pontas mais feias e de a terminar de forma mais bonita. Usei depois uma fita vermelha para a pendurar na porta de casa, e acho que é a coroa de natal mais bonita que já tive.



O outro pequeno projecto, é algo que faço desde que o Zé Maria nasceu. Desde o primeiro natal dele, em 2013, que lhe compro um efeito especial para ele colocar na árvore Foi assim em 2013 e 2014. Este ano, com a chegada do António e o seu primeiro natal, decidi personalizar o enfeite.
Comprei uns pinheirinhos simples de madeira (decoração de natal do IKEA) e umas canetas de gel de purpurinas baratas numa loja chinesa e vai de personalizar com o nome e o ano e efeito decorativo dos meus filhos. Simples, eficaz e uma recordação para mais tarde. E não faltou a fotografia da praxe a colocar o enfeite na árvore.




E vocês, têm algum projeto decorativo de natal em mente? 

10 comentários:

  1. Este ano decidi fazer um calendário do advento :)

    ResponderEliminar
  2. Bela ideia, a coroa. Este ano decidi construir uma rena com pedaços de madeira. Está quase pronta. Colocarei daqui a dois ou três dias as fotos da construção na minha página.

    ResponderEliminar
  3. Nome científico: Pyracantha Nomes comuns: Espinho de Fogo

    ResponderEliminar
  4. Adorei. Eu tambem andei a fazer alguns cá por casa. Depois publico no meu Blog :) Beijinho

    http://cozinhapra3.blogspot.ch/

    ResponderEliminar
  5. A minha cora este ano é feita de paus de videira que são moldáveis, depois decorei com um grande laço dourado, ficou lindo ( pelo menos para mim).
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa também já entramos no espírito do natal, a árvore já está feita. Também tenho o hábito de todos os anos comprar um enfeite especial para cada um dos meus filhos, o ano passado foi uma girafa em cor-de-rosa e um elefante em azul, este ano como a minha filha anda no ballet comprei-lhe uma bailarina, e ao meu filho um boneco . Andamos a fazer um boneco de neve gigante para pôr na porta da entrada, e aproveitamos também os tubos do papel higiénico para azer uma árvore de natal em miniatura. Não vou fazer muito mais, porque vou passar o Natal a Portugal, mas mesmo assim gosto que os meus filhos vivam o espírito do natal.

    ResponderEliminar
  7. Que linda coroa!
    Este ano quero fazer imensas coisas com o meu filhote de 4 anos! Começámos por umas árvores de Natal feitas com rolos de papel higiénico mas não vamos ficar por aqui :-). Vou colocando as idéias no meu blog:

    Traquiniceselapisdecera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. A coroa de Natal é maravilhosa! Espero um dia poder colocar em prática cá em casa a ideia dos enfeites :)

    ResponderEliminar