sexta-feira, 15 de abril de 2016

O Jardim e a Mini-Horta


São inúmeros os projetos na nova casa. Para quem, como eu sempre morou em apartamentos, uma casa envolve muito mais tarefas, projetos e bricolages do que eu poderia pensar.
Como viemos para cá morar a meio de Julho passado, fomos de férias em Agosto e o António nasceu em Setembro, o verão praticamente passou e nós acabamos sem dar grande uso ao nosso jardim.
Temos um simpático espaço exterior, relvado e com um pequeno pátio já feito por nós, para colocar mesa e cadeiras para refeições ao ar livre. A casa já tinha também um alpendre com churrasqueira, forno a lenha e espaço de bancada e lava louças nesse mesmo alpendre, e ainda uma espécie de gaiola e uma casota para o cão.



Será finalmente este ano que vamos organizar esse espaço exterior, já que o ano passado pouco o usamos.
O espaço com a churrasqueira e o forno a lenha é para manter e necessita apenas de algumas pequenos arranjos e decorações. A antiga gaiola dos pássaro será para albergar galinhas poedeiras - sim, eu vou finalmente ter galinhas! - e o espaço onde está a casota do cão vai ser “demolido” para albergar uma zona mais lounge de apoio ao jardim e churrasqueira, e para podermos desfrutar do jardim nos meses quentes. Já temos os materiais - que vão manter-se no estilo já existente, mas estamos à espera que o tempo dê umas tréguas para conseguirmos fazer essas pequenas obras.
Temos também umas melhorias a fazer na zona da churrasqueira, como ligar uma máquina da louça para apoio - porque a cozinha da casa fica no primeiro andar e andar com louça para cima e para baixo não é uma opção, mas estamos também a adiar o projeto para quando o tempo melhorar.


O que entretanto avançamos, foi a pequena mini-horta no jardim. O cantinho das aromáticas ficou pronto ainda o ano passado, como podem ver neste post aqui, mas com mais de 22 metros de canteiro a toda o comprimento do jardim, a ideia da horta não podia ser posta de parte.
Com uma parte desse canteiro, com 40cm de largura e com 15 metros de comprimento fizemos uma mini-horta. Com réguas de pinho nórdico tratado de 240mx14,5cm (compradas no Leroy Merlin a 5,90€/cada), uns parafusos e berbequim e um marido habilidoso, aproveitamos então o canteiro para fazermos umas caixas de madeira para separar a relva da horta e poder dar mais altura aos canteiros. Depois de feita a caixa de madeira enchemos com substrato universal e finalmente cobrimos com plástico. 
Na véspera desta empreitada, tinha ido à Feira e comprado uns 20 pés de morangueiros, tomateiros variados, rucula, espinafres, beringelas, pimentos, courgetes e alfaces. Com um plantador furei diretamente o plástico e coloquei os pés das plantas na terra. Cobrimos tudo com casca de pinheiro. Ajuda a manter a terra limpa de ervas daninhas e, segundo me explicaram a manter a humidade da terra. No caso dos morangueiros é uma das melhores maneiras de os ter.
A ideia das caixas de madeira tem também outra utilidade, porque torna mais fácil a tarefa de cortar a relva sem danificar as plantas, o que seria mais difícil se estas estivessem à mesma altura da relva. Portanto, apesar de algum valor gasto nas réguas de madeira, este projeto seria sempre assim feito, mesmo que não houvesse a mini-horta. Também já tínhamos o plástico e a casca de pinheiro colocada no canteiro desde o verão passado, pelo que a principal compra para a mini horta - para além das plantas que custaram todas menos de 10 euros, foi mesmo a substrato.
A nossa mini horta ficou pronta há exatamente uma semana, e mesmo assim já se notam imensas diferenças nas plantas. Os morangueiros já cresceram imenso e estão viçosos, assim como tudo o resto. Ao que parece, e para já, está tudo pegado. E a chuva dos últimos dias parece ter ajudado.
Esta parte do jardim já está. Agora falta terminar o resto das caixas de madeira para o resto do canteiro - por causa da relva e por causa de outras plantas que crescem nessas áreas, como um limoeiro, loureiro, uma roseira, uma costela de adão e jarros…. E mesmo assim ainda acho que vou conseguir mais uns metros de horta. Estou com ideias de plantar maracujás!

Esperemos então pelo fim do mês para começar as pequenas obras no que será o nosso “lounge”, acabar o sofá de paletes (já temos um pronto, mas temos paletes para outro e ainda uma mesa) e ver se pomos a zona de churrasqueira em funcionamento. E a ver se as galinhas finalmente vêm habitar para a sua nova casa.

Só falta depois o bom tempo para podermos usufruir de tudo isto…..

E os restantes sortudos com espaços exteriores? Como rentabilizaram o vosso espaço? Como o aproveitam?

9 comentários:

  1. Que bom... sonho um dia também ter um espaço assim... por enquanto vou tendo as minhas aromáticas em vasos e vasinhos nas varandas :) E até tenho tomateiro, limoeiro, laranjeira, tudo em versão anão, que isto quem não tem cão caça com gato!!
    Um beijinho e boas plantações :)

    ResponderEliminar
  2. Pois... Por aqui tb só temos vasos na varanda!... Aromáticas, um limoeiro mini que teima em ter apenas flores que com a ventania nunca chegam a fruto.
    com a primavera plantamos agora alface, tomate mini, girassol, a ver vamos o que vai germinar... :)

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também tenho assim uma mini horta que corre num dos muros como tu. Inicialmente tinha 50cm de largura mas ao fim de um ano resolvemos alargar para um metro e passámos a ter mais espaço rentável. Conseguimos assim ter 2 fiadas de cada planta e muito mais produção (este ano temos pimentos, variedade de tomates, alfaces, rúcula, salsa, espinafres, malaguetas, alho-francês, beterraba, couve galega e ainda um pouco de batatas), além de algumas aromáticas em vasos jardineiras no pátio, junto à cozinha. É óptimo poder colher o que plantamos.
    Em relação à caixa de madeira que colocaste, acho uma óptima ideia mas espero que tenhas mais sorte que eu. Por cá fizemos isso, também era madeira tratada, à qual ainda demos um tratamento extra mas agora, passados 4 anos, está toda podre e vamos retirar, embora ainda não saiba o que colocar para a substituir.
    Espero que consigas ter tudo pronto até o tempo aquecer e poder desfrutar desse espaço maravilhoso, por aqui adoramos as refeições ao ar livre :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Adorei a sua remodelação exterior e o aproveitamento para horta. Posso dar só uma sugestão devido ao galinheiro e espaço lounge ao lado? O espaço das galinhas fica sempre com algum mau cheiro principalmente no verão. Por mais cuidado que se tenha esse cheiro existe sempre. Como é um espaço exterior que se aproveita também mais no verão, daí a minha advertencia. Mas esta tudo fantástico e muitos parabéns por tudo o que faz.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Adorei a sua remodelação exterior e o aproveitamento para horta. Posso dar só uma sugestão devido ao galinheiro e espaço lounge ao lado? O espaço das galinhas fica sempre com algum mau cheiro principalmente no verão. Por mais cuidado que se tenha esse cheiro existe sempre. Como é um espaço exterior que se aproveita também mais no verão, daí a minha advertencia. Mas esta tudo fantástico e muitos parabéns por tudo o que faz.

    ResponderEliminar
  6. Não sei porque aparece nova era... Enfim, meu nome é raquel.

    ResponderEliminar
  7. Não sei porque aparece nova era... Enfim, meu nome é raquel.

    ResponderEliminar
  8. Eu aproveitei um canteiro elevado ao longo do quintal, onde apenas estavam 3 videiras. Durante uns tempos tive flores mas uma das minhas cadelas resolveu fazer uma "limpeza" ao terreno. Depois disso decidi dar outro tipo de aproveitamento ao espaço e agora tenho por lá algumas variedades de tomate, couves, alfaces, courgetes, chuchu, aromáticas e morangueiros.

    ResponderEliminar
  9. Adoro! Simples mas muito funcional! Parabéns!
    https://www.osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar