quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Fazer Malas


Estou em véspera de ir de férias, de rumar a sul para uns dias de praia.
E chegou a altura de fazer as malas!! Não sei se sabem mas eu A-D-O-R-O fazer malas. A sério! Mesmo tendo de fazer a minha mala e a dos miúdos é uma tarefa que gosto bastante e faço de forma bastante rápida, usando alguns pequenos truques que facilitam muito esta tarefa!
Em primeiro lugar, cada um dos miúdos tem uma mala, e nós (eu e o Miguel) partilhamos uma mala. Pessoalmente acho mais fácil - no caso dos miúdos - não andar a olhar para os calções e as t-shirts a pensar de quem são. Sendo assim cada um tem a sua mala onde são arrumadas as suas coisas respetivas.

Outra coisa que me simplifica muito o trabalho - e isto é valido para cada um de nós - é termos sempre uma bolsinha de produtos de higiene pronta a levar para qualquer lado com tudo o que precisamos, e que eu guardo dentro da mala de cada um de nós. Ou seja, dentro da mala de cada um dos miúdos já existe uma bolsinha onde está a escova e a pasta de dentes, o gel de duche, o hidratante, a água micelar, a escova, lima e tesoura de unhas, soro fisiológico (e no caso do pequeno António ainda há bebegel) Dentro de uma das bolsa há também um termómetro para qualquer necessidade. As embalagens são todas das pequenas de viagem, e dão perfeitamente para 15 dias de férias. Logo à partida isto está sempre arrumado dentro das malas deles - nas tais bolsinhas - e na hora de fazer a mala é só colocar as roupas lá para dentro.

A nossa bolsa necessaire  é mais composta, mas também está sempre pronta a sair. Escovas e pasta de dentes, desodorizante, champoo, gel de duche, hidratante, elásticos para o cabelo, pinça e corta-unhas, gel para lavar o rosto, hidratante facial, coisas das minhas lentes de contacto, coisas para fazer a barba para o Miguel (e sim temos tudo em versão de viagem, mesmo o gel de barbear), perfumes, escova de cabelo.. Está sempre pronto a usar até porque de cada vez que vimos de qualquer lado, a primeira coisa que faço é repor o stock de modo a que esteja pronta para a próxima saída.
Sim, isto obriga-nos a ter sempre mais do que uma escova/pasta de dentes/ desodorizante/.... a uso. (Mas é muito prático e posso dizer que faço assim as malas para os 4 em pouco mais de 15 minutos!)
Uma coisa que anda sempre - não na mala, mas na minha carteira  - é um carregador extra para o telemóvel, assim como os meus óculos, o que facilita também na hora de sair para férias ou para uns dias fora!
Também facilita levar sacos para a roupa suja - para vir logo pronta a colocar na máquina, já separada. Assim também facilita no hora de desfazer a mala.



Como as nossas férias são muito simples - pouco mais que casa-praia - casa e uma ou outra saída para jantar ou tomar café muito ocasional, as roupas que levamos são muito simples: fatos de banho, t-shirts e tops, calções, túnicas para levar para a praia, roupa interior, chinelos e sandálias rasas  e eu levo dois ou três vestidos e o Miguel alguns pólos e uma ou duas camisas. Para os miúdos pouco mais que calções e t-shirts (muitas) e um agasalho. Tudo roupa que se coloca na mala em poucos minutos, mais umas crocks para a praia, umas sapatilhas e umas alpercatas. Sem nos esquecermos dos chapéus que, como estão sempre no carro, estão sempre disponíveis!

No nosso caso, e como fazemos férias na praia, há sempre um outro saco que vai já preparado com as toalhas e os chinelos de praia, a bolsa com os protetores solares. Nunca coloco nada disto na mala e levo direto no saco de praia. Basta pegar e levar para a praia! Como estas coisas são lavadas e passadas no fim do verão e colocadas numa caixa de arrumação, basta depois abrir a caixa e colocar direto no saco. Nem dois minutos demora a preparar!

O que depois é chato é andar a arrumar as restantes tralhas que temos de levar, desde as fraldas do António, ao leite, aos brinquedos, ao livros e máquina fotográfica e computador, e as tralhas alimentares dos meninos...


Alguma outra sugestão ou ideia para facilitar a hora de fazer malas?

6 comentários:

  1. Olá Joana,

    Não passo um dia sem visitar os seus dois blogs... Gosto muito.
    Quanto ao tema de hoje, fazer as malas...detesto! Tenho que fazer as malas de todos, minha, meu marido e dos meus dois filhos! Só de pensar em fazer as malas, já não me apetece ir de férias!!
    Eu e o meu marido partilhamos a mesma mala, onde tento colocar a roupa e o calçado (em saco próprio e separado da roupa), e tenho uma mala (pequena) para cada rebento, a minha Gabriela e o meu Rafael (exatamente igual à que está na foto). O que me stressa, para além da roupa... é tudo o resto, produtos de higiene pessoal de cada um, escova, pente, cremes, perfumes, ganchos para o cabelo, elásticos, carregadores de telemóvel, máquina fotográfica e de filmar com respectivos carregadores, roupa de banho e roupa de cama e ainda.... uma bolsa tipo necessaire que funciona como um pequena farmácia (Bruffen, Bem-u-ron, Aereus, Gotas Nariz Neo-Sinefrina, soro fisiológico, termómetro, etc), pois tenho os meus "anjinhos" com 8 e 3 anos e temos que estar preparados para alguma eventualidade...
    Este ano está difícil ir de férias...
    Quanto às suas e como se costuma dizer, goze muito e gaste pouco... difícil!
    Boas Férias!!

    Beijinho,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Estava a ler o post e a visualizar o mesmo lá em casa. Também tenho uma mala, que partilho com o meu marido e depois é uma mala para cada um dos meus filhos, exatamente porque também acho mais prático as coisas deles irem separadas cada um na sua. Não porque se confunda, até porque é uma menina de 13 e um rapaz de 10 mas é mesmo mais prático assim.
    As coisas da praia também vão à parte e por norma, no verão estão sempre "prontas a sair"
    E porque quando rumamos ao sul (o que vai acontecer dentro de 15 dias se tudo correr bem)também fazemos uma vida de casa praia, não nos compensa levar grandes "toilettes". É óbvio que com as idades dos meus, as saídas para jantar ou para tomar um café depois de jantar, são diárias, no entanto sempre com roupa prática, uns vestidos, umas calças mais práticas servem perfeitamente. Uns polos e uns calções de sarja para o meu marido também resolve bem a questão para as noites. Durante o dia, são trajes de praia mesmo...
    beijinho e boas férias....

    ResponderEliminar
  3. Olá, também adoro fazer as malas. Partilho a mala com o meu Marido e o meu Filho tem a sua. Quanto aos produtos de higiene apenas tenho de levar a maquilhagem e o perfume, pois tenho estadia fixa, onde tenho sempre à minha disposição o necessário no WC (tb não preciso de levar toalhas de praia).
    A ideia do saco de praia é muito interessante, vou roubar!
    O meu método é um pouco diferente: Para mim, consoante o número de dias da estadia, escolho vários conjuntos de roupa e assessórios respetivos, os quais embrulho num saco e, chegada ao destino penduro o conjunto todo no mesmo cabide, assim já tenho tudo organizadinho e não perco tempo com indecisões (sim, sou muito vaidosa!). Tenho também dentro de um saco uma muda de praia (chega, porque nem sempre vou) e também tenho uma muda para fazer caminhadas. Por outro lado tenho uma lista com as coisas básicas que tenho sempre de levar comigo. Na altura, consoante a época do ano ou o número de dias da estadia, faço os necessários acrescentos.
    Para o miúdo, para além da roupa, e abafos, levo uma bolsinha com os básicos (termómetro, bn-uron, etc) croks e sandálias/sapatos.
    Quanto ao marido, ele é bastante mais prático, leva os ténis de corrida e umas tantas peças de roupa e já está (eu só tenho de as encaixar na nossa mal!). Acrescento apenas que faço sempre dois sacos com produtos da horta e queijo para oferecer. É importante referir que vou sempre de comboio, logo, só posso levar: duas malas, dois sacos e a mala de mão.
    Que tenhas umas excelentes férias. Eu já gozei as minhas, em Setembro há mais!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    Eu posso apenas partilhar a minha experiência de viagens ao estrangeiro (raramente vamos à praia dias seguidos pois preferimos ir "salpicando" avulso a praia cá em Portugal). Tenho dois filhos de 4 e 10 anos e levo apenas uma mala grande pois temos de levar também cadeira/mochila de transporte da mais pequena às costas (fazemos muitas caminhadas). Divido a mala grande em quatro áreas: para mim um monte e para o meu marido outro e depois para os miúdos coloco a roupa deles dividida em sacos (travel kits) que comprei na loja Muji que são muito práticos para as viagens. Já há parecidos no IKEA e dão mesmo muito jeito. Cada um tem um conjunto e assim tenho sempre tudo à mão e bem arrumado dentro da mala grande. Lá dentro levamos também uma bolsa de toilette com os produtos em tamanho reduzido e alguns medicamentos básicos. Normalmente fazemos "road trips" de 15 dias e levo roupa para 6 dias, a meio da viagem lavo tudo assim não vou carregada! Cada um deles tem "direito" a levar bagagem de mão que é uma mochila pequena com um jogo, canetas de feltro, caderno, um ou dois livros e um brinquedo ou legos. Já sabem a regra e não lhes custa nada cumpri-la! Nós pais levamos cada um uma mochila com a máquina fotográfica, carregadores, tablet, etc... e na minha mochila vai sempre um saquinho para cada um com uma muda de roupa incompleta ou seja, um par de cuecas, meias e uma t-shirt, pois já aconteceu a mala de porão não chegar a tempo e assim temos uma roupa lavada extra de emergência! E pronto, há que simplificar e quando algo faz falta basta comprar!
    Outra dica para quem viaja para fora e andar sempre, mas sempre com comida e água atrás! Parece que os miúdos andam sempre com fome (!!) e caixinhas com uvas, maçãs, bolachas de água e sal ou tostas andam sempre dentro da mochila da mãe! Boas férias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Normalmente antes de viajar vou fazendo uma lista do que quero levar, e assim na véspera é só seguir a lista e, rapidamente faço a mala.
    O calçado vai sempre dentro de sacos de plástico (daqueles que se usam para a fruta e legumes nos supermercados).
    Sacos para roupa suja já estão sempre vários na mala, há sempre imprevistos e podem dar jeito.
    Uma outra dica que aprendi uma vez na TV foi: consoante o número de dias que vamos para fora, levamos em 1,5 o nº de partes superiores (blusas, t-shirts, etc. se vamos para fora 2 semanas levamos o equivalente a 3) e em 1/2 o nº de peças inferiores (calças, calções, saias. Se vamos para fora 2 semanas levamos o equivalente a 1 semana). Tenho seguido esta regra e acho que resulta comigo.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Sempre com as melhores dicas para tudo. É nas receitas da cozinha, na arrumação, nas malas de viagem... mas que gosto lê-la! Obrigada e excelentes férias, mesmo com o António que dá mais trabalho pela sua idade.
    VeraM

    ResponderEliminar