quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Soluções DIY: Armário duplo


Regressada a casa é hora de recomeçar com as partilhas por aqui.
Tenho recebido muitos comentários e mails, para continuar com “pequenas dicas” de como organizo as coisas na nova casa, assim como de algumas das nossas soluções DIY. O post de hoje é exatamente sobre isso.

Como todos sabem, não há casas perfeitas. Acho que nem mesmo quando se idealiza uma casa de raiz esta é perfeita, porque faltará sempre alguma coisa que poderíamos ter melhorado. No nosso caso, depois das obras e das nossas alterações feitas, a casa ficou quase perfeita para nós, tirando o pequeno grande inconveniente das escadas! A nossa casa tem vários andares e obriga a andarmos sempre para cima e para baixo. A cozinha é num piso, os quartos noutro, a lavandaria noutro e o escritório noutro. Andamos sempre para cima e para baixo porque usamos a casa na sua totalidade. Não faz sentido ter espaço e áreas e depois viver apenas numa parte da casa. No nosso caso, fazemos uma utilização total da casa, mas o que nos obriga a subir e descer escadas. É mesmo assim, não se pode ter tudo.

O que acontece é que isso nos “obrigou” a uma gestão de organização, para não termos de andar sempre a subir e descer escadas com coisas, porque precisamos dela noutros andares. É o caso da louça que existe para a churrasqueira, (assim como uma máquina da louça), para não andar com louça da cozinha para cima e para baixo de cada vez que queremos fazer um churrasco!



Mas ainda mais importante que isso, é a questão do aspirador, balde, vassouras e esfregonas, Guardar tudo isto no piso da lavandaria onde temos enormes armários era a solução mais indicada, mas obrigava-nos a subir com tudo todos os andares da casa. Assim arranjamos outra solução. Além de termos baldes, vassoura, esfregona para o andar de baixo - lavandaria e zona exterior - temos em duplicado para usar em casa. O problema era onde arrumar, uma vez que na cozinha não há despensa. 
Ao lado da nossa casa de banho social, entre a cozinha e a sala, temos um pequeno armário. Serve para colocar os nossos casacos ou de quem nos visita, e tem gavetas onde arrumo algumas toalhas de mesa e individuais para a sala e cozinha, além de espaço para as mantas do sofá, que usamos durante o inverno. Mas o armário tinha tamanho suficiente para outra coisa, pelo que engenhoso do meu marido, numa ida ao Leroy Merlin resolveu o assunto. Compramos madeira e dividimos o armário ao meio. De um lado os casacos, do outro arrumação para o aspirador, vassoura, esfregona e afins. À mão para usar na cozinha ou na sala e a apenas um andar dos quartos.



Não tendo uma pequena despensa na zona da cozinha e querendo as coisas à mão, sem ser dentro da casa de banho, a solução serve bem para nós, e é uma maneira de usar um armário (que fica resguardado ao lado da porta da casa de banho) que tinha pouca utilidade.
Uma solução simples, barata e que se fez em pouco mais de uma hora, e que nos permitiu um espaço de arrumação duplo.


Têm alguma coisa do género em vossas casas?

5 comentários:

  1. Já fiz algo do género no armário que tem o quadro da luz. Como ainda tem alguma profundidade, coloquei prateleiras e serve para guardar sapatos fora de estação.

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta solução. Há que ter vida prática.
    Aqui em casa também temos três andares e usamos todos.
    Sei bem o que é subir e descer as escadas durante o dia todo. Por um lado é bom para fazer exercício.
    Beijinhos, Leny:)

    ResponderEliminar
  3. Que excelente ideia, Joana!
    Tal como a Joana também comprei uma moradia, mas no meu caso é uma casa térrea (tenho um problema de mobilidade e assim não tenho a questão das escadas) e pequenina. Tem 42 metros quadrados no total incluindo um pequeno pátio exterior.
    Como não tem despensa andava a pensar onde ia guardar as coisas das limpezas, mais a tábua e o ferro, etc.
    No hall de entrada há um armário como o da Joana e vou tentar dividir em dois: metade despensa e metade para casacos.
    Bem haja pela ideia fantástica e pela ajuda!
    Beijinhos gratos,
    Susana :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana =) acompanho o seu blog desde início. Vi que mudou de casa e estou a gostar da sua organização. Vou construir uma casa de raiz num terreno herdado e, se fosse possível, gostaria que fizesse um post ou que nos mostrasse como organizou a sua casa. Ou seja, que nos mostrasse a planta da sua casa. Ando bocado perdida como hei de dividir a casa, queria que fosse terrea =D
    Espero que não seja um pedido abusivo.
    Muito Obrigada e continue a dar dicas imprescindíveis e a escrever receitas deliciosas.
    Beijos
    Sara =D

    ResponderEliminar